Dicas de look Tendências

A pele como protagonista: o retorno do sexy

Recortes, transparências, amarrações, comprimentos curtos e muita ousadia dominam os visuais do street style 2022

Por um bom tempo ainda citaremos o isolamento social e a pandemia como os principais fatores que inspiraram as tendências vigentes. Em quase dois anos, criações foram pautadas em cima do tema que dominou o mundo, direta ou indiretamente.

Reprodução/ Pinterest

O saudosismo de tempos seguros é a atmosfera dominante que guia sentimentos em diferentes direções, por isso as ondas estéticas do cottagecore, regencycore e tantas outras continuam ganhando espaço na moda, assim como os visuais dos anos 2000, que ora remetem à infância, ora à sensualidade de recortes ousados, cintura baixa e de comprimentos mínimos, que junto ao desejo de liberdade impulsionado pelo isolamento social e os movimentos feministas e da despadronização de corpos, tornam a pele protagonista das produções atuais.

A verdade é que o sexy nunca nos deixou, ele sempre apareceu nas produções de maneira sutil, mas agora, vem dando as caras ao celebrar a diversidade de corpos, e mesmo que na prática ainda seja um longo caminho a ser percorrido, as mulheres já estão começando a entender que a única regra da moda é que a roupa é que precisa caber e se adaptar a um corpo, e não o contrário – embora alguns padrões da mídia ainda preguem o contrário, o importante é a conscientização de cada uma.

Elementos pertencentes à estética sexy

O sexy da temporada 2022 não é a sensualidade pela sensualidade, existem alguns conceitos por trás da tendência: o desejo de ser livre e de se mostrar para o mundo – literalmente, – a liberdade que os tempos atuais oferecem para expor corpos reais sem culpa, e toda a atitude que engloba diferentes sentimentos, que são expostos de maneira corajosa e ousada.

Vem ver os elementos pertencentes à estética sexy e como você pode usar a moda como uma ferramenta poderosa de auto expressão:

  • Transparências

Quem leu nossa matéria sobre as tendências outono/ inverno 2022 já sabe que as transparências e outros elementos contidos aqui neste conteúdo prometem dar o que falar nas altas temperaturas.

Reprodução/ Pinterest

O efeito translúcido pode aparecer de maneira discreta, como sobreposição de visuais casuais, ou com ousadia, mostrando locais estratégicos e expondo a lingerie.

Tule, musseline, seda, chiffon e alguns tecidos de algodão são boas apostas para investir na sensualidade da transparência.

  • Recortes

Os recortes comuns enobrecem as peças, trazendo mais informação às roupas, mas dentro do estilo sexy, o detalhe aparece de maneira vazada, deixando pele à mostra em locais estratégicos, principalmente na região do decote, das costelas e da barriga.

  • Comprimento mini

As saias e vestidos subiram! Depois da adaptação ao comprimento midi, o mini é o novo queridinho da temporada. 

Reprodução/ Pinterest

Deixar as pernas à mostra traz um frescor aos looks, que pode ser interpretado de maneira mais cool e jovial, ao ser combinado com tênis, rasteirinhas e sandálias modernas, como é o caso da papete com ou sem salto, ou de um jeito mais maduro, com salto quadrado, mules e mocassins. Escolha seu mood, aposte sem medo no comprimento e atualize o visual.

  • Assimetria

As modelagens assimétricas trazem modernidade ao composé, mas quando aparece de forma estratégica como alças de um ombro só, decotes com lados desiguais e comprimentos mais curtos de um lado, inserem uma sensualidade sutil, perfeita para quem quer apostar na tendência de pele à mostra de um jeito diferente e nada óbvio.

  • Amarrações

Nos biquínis, nas blusas, croppeds e vestidos, as amarrações vêm forte para a temporada 2022. 

Reprodução/ Pinterest

Elas aparecem no centro dos decotes, de maneira bem ousada, fazendo a vez de botões e zíperes, mas também dão as caras abaixo do busto, nas costas e nas laterais, deixando boa parte dos seios à mostra. Sutiãs? Negativo! A trend é para quem está disposta a deixar os seios livres sem a lingerie.

O detalhe também pode aparecer em calças, saias e outros tipos de partes de baixo, principalmente na área do cós e dos bolsos frontais, na lateral da peça.

  • Fendas

Muitas vezes uma fenda é o ponto de interessância de um visual! Por vezes saias e vestidos são inseridos em visuais bem discretos, mas uma fenda pode trazer aquele mistério sensual ao composé, deixando tudo mais interessante. Na temporada atual, o detalhe aparece de maneira profunda e por vezes dramática.

  • Decote nas costas

Temos uma matéria somente para este tema, dissecando todos os tipos de decotes nas costas, que podem ser o grand finale de uma produção. Ao mesmo tempo que o detalhe é sutil, também exala poder e faz toda a diferença, seja em looks casuais ou na moda festa.

  • Cintura baixa

Não podemos negar que apesar de polêmica, a cintura baixa é sexy: o fato de deixar mais pele à mostra torna a peça mais sensual, ainda mais quando combinada com tops e croppeds. 

Reprodução/ Pinterest

Caso queira arriscar o retorno do item de maneira contemporânea, prefira blusas mais compridas ou aposte nas combinações com corsets.

  • Vestido bodycon e naked dress

Independente do seu tipo de corpo, gordo ou magro, baixo ou alto, o vestido bodycon é uma opção super sexy para quem gosta de peças justas, que exaltam as curvas, enquanto o naked dress também é perfeito para delinear o corpo, mas em tonalidade nude, parecendo realmente que se está “pelada”. Por vezes, a peça também aparece com transparências estratégicas, principalmente na moda festa.

No dia a dia, vale investir no modelo naked dress em malha com mangas, golas, decotes diferentes e em comprimentos alongados para tirar a composição da monotonia e injetar informação de moda apostando no equilíbrio do mostra x esconde.

  • Lingeries à mostra – propositalmente

Citando as transparências e os recortes, lembramos das lingeries: os modelos em renda, lurex ou trabalhados com tecidos e detalhes interessantes – e sensuais – podem ser deixados à mostra de maneira proposital, principalmente com blusas translúcidas.

Reprodução/ Pinterest

Evite mostrar a parte de trás junto aos decotes nas costas, ou as alças em peças de um ombro só, pois desta maneira, deixa-se o visual deselegante e faz o detalhe tanto do decote quanto da assimetria perder o charme.

  • Corselets

Com o nível de consciência que muitas mulheres já atingiram em plenos anos 2020, usar corselets tem muito mais uma mensagem de emancipação do que de dependência ou de qualquer outra coisa que inferiorize a mulher que opta por vestir a peça. O item insere atitude aos visuais e pode enfatizar ou modificar a silhueta – proposital e conscientemente, por livre e espontânea vontade. Para aderir à peça e não deixá-la parada no armário, experimente composições com calça jeans ou de alfaiataria, mesclando casualidade com modernidade e ousadia.

  • Biquínis e maiôs super cavados

Claro que a fragrância sexy também chegaria até a beira-mar: biquínis e maiôs apresentam, além das amarrações, uma modelagem super cavada, deixando boa parte da virilha à mostra e modelando todos os tipos de corpos com as versões mais ousadas de beachwear, tipo a asa delta, hit oitentista.

  • G-string

Um revival direto dos anos 2000, o g-string nada mais é do que deixar as tirinhas da lingerie à mostra – principalmente da calcinha quando usada junto a uma calça de cintura baixa. A composição e o resultado final dela são polêmicas, e caso você queira inspirações, basta olhar algumas fotos de Britney Spears e Christina Aguilera no início do novo milênio.

  • Correntaria

Indo além das modelagens, os acessórios também podem inserir sensualidade aos visuais de maneira super imponente, como é o caso das correntes, principalmente as que apresentam elos mais grossos e uma estética mais robusta. 

Reprodução/ Pinterest
Colar Metal Corrente Rosé – DAFITI – R$ 45,90
Tamanco Gabriela Salto Fino Detalhe Corrente PretO Gabriela – POSTHAUS – R$ 99,99

Elas podem ser encontradas tanto nos colares quanto nos brincos e pulseiras, além é claro, de figurar detalhes em roupas ousadas que exalam atitude e sensualidade e nas bolsas mais desejadas da temporada.

Onde encontrar peças para montar looks com estética sexy

Importante lembrar: você não precisa aderir à tendência se não se identifica com visuais sensuais e mais ousados. E caso queira inserir apenas detalhes sutis, encontre o elemento de estilo que mais combina com sua personalidade e invista sem medo – e com muita atitude. Conte com o buscador da Paraíso Feminino para encontrar as peças mais incríveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *