Dicas de look Tendências

A arte do inesperado: o retorno da camiseta tie-dye

Ícone setentista, a peça que conta com a conhecida técnica feita à mão é cheia de história e simbolismos

Divisora de opiniões, a camiseta tie-dye está de volta! Desde o final de 2018 fala-se do retorno do item, graças à sua aparição em passarelas internacionais de marcas como a Prada – leia-se lançadora-oficial-de-tendências. A peça memorável e símbolo da geração hippie paz e amor da década de 1970, marcou presença em protestos por lutas sociais contra a guerra e o racismo.

Look inspiração com a camiseta tir-dye!
Reprodução/Pinterest

Nenhuma tendência aparece “do nada”

A técnica da camiseta tie-dye renasceu dentro e fora das passarelas: talvez o espírito de liberdade e as lutas sociais de algumas décadas atrás estejam nos inspirando e dando força, graças ao contexto político-econômico atual, que pede pelo mesmo empenho em criar símbolos para os enfrentamentos de todos os dias. E desde sempre, fica claro que o amor e a empatia sempre vencem qualquer conflito. Hippies, obrigada pela inspiração pacifista: make love, not war.

Além do contexto histórico, – mas ainda o referenciando – já falamos por aqui que a onda do maximalismo está crescendo, e desde que o mundo é mundo é assim que acontece: sempre existe um contramovimento ou contracultura para manter o equilíbrio e as coisas continuarem orgânicas e dinâmicas. E convenhamos, a camiseta tie-dye não tem nada de minimalista, e ainda remete à uma técnica handmade, que resulta em peças diferentes, sendo que uma nunca terá o mesmo resultado/padronagem da outra. Traduzindo: o amarra-e-tinge proporciona exclusividade.

Look inspiração com a camiseta tir-dye!
Reprodução/Pinterest

Embora tenha se popularizado na década de 1970, a técnica da camiseta tie-dye foi descoberta no Japão no século VIII, e segundo registros, era conhecida como Shibori. Na Índia, o procedimento de amarrar os tecidos e isolar algumas partes para que o corante formasse desenhos abstratos, era chamado de Bandhani e carregava histórias místicas por trás da técnica.

Em meados da década de 1960, – milhares de anos depois – os Estados Unidos se apropriaram de tal conhecimento e popularizaram a técnica da camiseta tie-dye para o mundo, onde ficaram conhecidas por serem associadas à contracultura hippie que lutava por ideais de liberdade e, como toda juventude, queria expressar seu espírito de rebeldia contra o sistema. Celebridades como Janis Joplin, John Sebastian e Jimi Hendrix endossaram o estilo que extrapolou o simbolismo de protesto social e tornou-se um item da moda.

Como (re)inserir a peça no dia a dia

Look inspiração com a camiseta tir-dye!
Reprodução/Pinterest

Foi entre a década de 1960 e 1970 que a camiseta tie-dye atingiu seu ápice, e em 1990 que iniciou seu declínio e passou a ter associações negativas. Recentemente, a técnica teve um retorno triunfal nas passarelas, tanto em casas tradicionais como Burberry e Prada quanto em marcas vanguardistas, como a Comme des Garçons, além de fazer parte das criações dos fenômenos recentes Virgil Abloh e Matthew Williams. Marcas nacionais como Apartamento 03, Beira, e os estilistas Ronaldo Fraga e Felipe Fanaia também apostam nas alternativas de tingimento.

Já não é tarefa difícil inserir a camiseta tie-dye aos visuais: o street style está cheio de inspirações para todos os estilos e demonstra maneiras bem democráticas de aderir à moda. Fugindo um pouco dos tradicionais desenhos formados pela técnica, é possível encontrar peças com um visual ressignificado e mais discreto para quem é mais clássica, e com muitas cores para quem quer investir no item como protagonista.

Agora que você já sabe toda a história por trás da camiseta tie-dye, que tal umas inspirações para aderir ao item de uma vez? Veja só:

Se você é básica…

Look inspiração com a camiseta tir-dye!
Reprodução/Pinterest

Apenas substitua a t-shirt branca ou preta pela camiseta tie-dye e combine com sua clássica calça jeans. A peça proporciona conforto e garante o protagonismo no visual de todos os dias. Sobreponha uma jaqueta jeans se bater aquele vento gelado e arremate com o calçado de sua preferência: o tênis trará uma imagem mais despojada e comfy, já os sapatos de salto em cor lisa e neutra, manterão seu look básico, mas com uma nuance mais elegante, dando até para aproveitar a produção para o trabalho.

A padronagem do tie-dye pode ser tanto colorida, com as tradicionais cores neon, ou mais discreta, com combinações neutras e elegantes, como marrom e bege ou preto e bege. Invista no modelo que mais represente seu estilo – ou estado de espírito.

Se o seu estilo é moderno…

Look inspiração com a camiseta tir-dye!
Reprodução/Pinterest

Basta pensar nas cores e nos modelos de camiseta tie-dye que mais têm a ver com a pegada urbana que você gosta. Como tudo o que volta para a moda ganha ressignificados, as tradicionais cores neon não são as únicas opções: existem tons mais suaves e até mesmo padronagens que contam com o – amado – preto na cartela, deixando tudo mais dramático.

Caso queira investir nas cores, aposte em modelagens de camisas e combine com calça jeans e calçados e bolsas em cores intensas ou contrastes característicos que representem o toque moderno do look.

Para as que não abrem mão da elegância…

Look inspiração com a camiseta tir-dye!
Reprodução/Pinterest

A camiseta tie-dye pode ser o toque fashion de suas composições, tirando um pouco a austeridade dos visuais. Invista no modelo camisa em cores mais suaves e contrastes mais elegantes e suaves. Equilibre as cores com uma calça pantalona de alfaiataria na cor bege e arremate com um scarpin ou slingback na mesma tonalidade da calça, evitando o preto, para não deixar o look carregado demais e obter um resultado mais harmônico.

A clássica camiseta tie-dye de malha também pode fazer par com uma calça jeans de lavagem tradicional e resultar em um look elegante, apenas acrescente um sapato de salto alto, seja um scarpin de bico fino, ou uma sandália de tiras e salto quadrado: o nível da produção já ganha novo fôlego.

Para as fashionistas…

Look inspiração com a camiseta tir-dye!
Reprodução/Pinterest

Opção é o que não falta! A camiseta tie-dye em diversas tonalidades e padrões pode fazer par – ou até mesmo trio – com outras peças que são tendência confirmada. Invista em camisas com a padronagem e calças de alfaiataria, ambas oversized e conquiste uma silhueta desconstruída e contemporânea. Mesclar o item com saia mídi em cor neon, pochete e a rasteira tipo chinelinho também é superatual.

Aproveite sua criatividade e ousadia ao máximo, combinando o tie-dye com estampas florais, étnicas e com cores neon e outras peças que são hit da temporada, como as bermudas ciclistas, os bucket hat, a calça cargo, as franjas e o animal print. A técnica é perfeita para a conquista de um visual moderno e traz à tona o tão desejado visual maximalista.

Onde comprar

Você pode entrar para a tendência da vez investindo em uma t-shirt branca e alguns tubos de corante para tecido, ou encontrando a camiseta tie-dye pronta, em diversas cores e modelos no buscador do Paraíso Feminino. Tanto as marcas mais populares quanto as tradicionais já aderiram ao hit, e opção é o que não falta! Confira já e eleja a sua favorita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *