Novidades

A autonomia da mulher do século XXI

Liberdade de expressão e segurança impulsionam seu protagonismo no mundo real e virtual

São novos tempos e assumir as rédeas da sua vida, dos seus sonhos e se empoderar de suas decisões é mais que necessário, independente do seu estilo, classe social ou idade. O Paraíso Feminino levanta essa bandeira e coloca em pauta questões e necessidades do universo da mulher.

Reprodução/ Pinterest

Essas decisões implicam na sua profissão, nos seus objetivos de vida, na sua fala, no seu poder de compra, no que você veste e como isso é transmitido nas redes sociais. Tudo aquilo que faz parte de quem você é e que expressa sua autêntica identidade.

Quando uma mulher se empodera de sua própria existência, tudo ganha significado, e é notável a autoconfiança e autoestima nas alturas. Empoderar-se é ter auto cuidado. E a roupa é ferramenta indispensável neste processo de se amar cada dia mais..

Protagonismo Feminino

Com a tecnologia inserida em nossa vivência, o protagonismo feminino extrapola as barreiras e se dá também no âmbito virtual. O discurso aparece em falas importantes e em textos inspiradores – ou em stories repletos de engajamento – nas redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter.

Reprodução/ Pinterest

A sororidade e união das mulheres através de movimentos que tratam questões femininas e feministas na internet também têm grande importância. O fácil acesso às informações em alguns cliques conectou mulheres, projetos, empreendimentos e causas, promovendo força que o feminismo possui dentro e fora das redes.

A tecnologia proporcionou que a mulher finalmente fosse dona do próprio tempo, fazendo suas compras, mantendo-se informada sem sair do lugar. Um exemplo disso é o programa de rádio Empodera Menina – Rádio Menina FM 89,9 – que leva mensagens de empoderamento, palestras com mulheres contando suas experiências, além de ouvir histórias e desabafos das ouvintes, criando assim uma rede de apoio e motivação rumo à autonomia feminina.

Ufa! E acessar tudo isso é possível hoje com apenas um smartphone na mão. Facilidades que há algumas décadas não existiam.

Sua proteção no mundo digital

Em contrapartida a este fortalecimento e à desenvoltura que a internet trouxe para a vida da mulher moderna – fácil acesso à notícias, conteúdos e praticidade das compras online – existe também uma série de problemas que vieram junto ao anonimato que a web permite.

Assédio, exposição da intimidade da mulher, agressões verbais e morais feitas por alguém que se desconhece a identidade através de perfis fake, além de outras questões como clonagem de dados e cartões. Alguns riscos que a figura feminina está suscetível dentro das redes . E como usufruir da potência que é a internet, conseguindo se proteger de todos esses pesadelos cibernéticos?

Voz das Amélias/ @primadoribeiro

O evento Voz das Amélias, idealizado pela Vida Walkiria e organizado pela Dreamland Digital, aconteceu no dia 6 de Abril em São José dos Campos e tratou exatamente sobre essas questões. Nossa Equipe esteve lá e você confere agora várias dicas que vão te ajudar a entender e exigir seus direitos na web e também a se manter segura de todo ataque no mundo virtual.

1. Fique atenta às leis

Na metade do ano de 2019 foi aprovada pela Câmara dos Deputados a Lei de Proteção de Dados Pessoais (o PLC 53/2018) que garante a segurança de qualquer cidadão, e de seus respectivos dados dentro do âmbito online. Clicando nesse link do Planalto do Governo Federal você confere todas as cláusulas detalhadamente. Leia, se informe, para defender todos os seus direitos na web com convicção e confiança.

2. Procure uma delegacia especializada em crimes virtuais

Em qualquer caso de assédio moral, roubo de dados na internet ou qualquer outra problemática relacionada, a advogada Nathalia Cahalane aconselha: o funcionamento das delegacias especializadas acontece junto com o da polícia civil porém possuem mais conhecimento sobre as relações virtuais, o que não ocorre numa delegacia comum.

3. Atente-se ao Código de Defesa do Consumidor

Quando o assunto é compras online – que hoje faz parte da realidade de muitas mulheres – a dica é se atentar aos seus direitos como consumidora. O novo Código de Defesa do Consumidor estabeleceu leis que garantem informações claras sobre a loja online logo na home, como CNPJ, endereço do escritório físico, telefone de contato etc.

Além de garantir um prazo de 7 dias após a compra para o consumidor se arrepender e pedir o dinheiro de volta. Lembrando que é obrigação da loja o estorno do valor e a anulação de qualquer contrato dentro deste prazo. Infelizmente a maioria ainda não cumpre corretamente todas as cláusulas do novo código, e exatamente por isso que se deve cobrar por cada um dos seus direitos, para lembrar que eles devem ser garantidos ao consumidor.

4. Proteja o dados do seu cartão de crédito

Só forneça seus dados para finalizar a compra após uma pesquisa sobre a loja que está prestes a te vender um produto ou serviço. Ou opte por comprar em agregadores confiáveis, que apuram cada uma dessas lojas antes de colocá-las em seu site, e fazem essa curadoria para você. O Paraíso Feminino faz questão de ressaltar que analisa cuidadosamente cada loja parceira, e entrega somente as de qualidade e confiáveis.

5. Cuidado com o excesso de exposição

Outra questão levantada no evento Voz das Amélias, principalmente pela psicóloga Andrea Corban, foi o excesso de exposição nas redes sociais. A mulher desde sempre está em vulnerabilidade dentro da sociedade, e como parte deste grupo vulnerável precisa estar atenta e tomar precauções.

Não cale seus discursos e nem reprima suas expressões, mas tenha consciência de que nem tudo da vida pessoal e íntima precisa ser exposta à uma rede de amigos virtuais. É preciso preservar o seu emocional e o seu psicológico, e muitas vezes isso implica em não postar certos conteúdos que podem gerar riscos a esses dois fatores. Controlar o uso das redes também faz parte do auto cuidado.

Com atenção e cuidado é muito simples ter autonomia sobre si mesma e usar da facilidade que a tecnologia trouxe para a vida de toda mulher moderna, com muita segurança e discernimento. Aproveite nossas dicas e estamos sempre a postos para tirar qualquer dúvida e atender as sugestões de vocês nos comentários. Juntas somos sempre mais fortes!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *