Dicas de look

As principais tendências do Outono/Inverno 2021

Os comportamentos em tempos pandêmicos mudam o cenário da moda de maneira inédita e rompem com diversas estruturas solidificadas há anos

Reprodução/Pinterest

Será o segundo inverno que passaremos de maneira atípica por conta da pandemia, apesar de algumas atividades já estarem retornando.

A verdade é que o isolamento social transformou comportamentos, tanto de pessoas quanto de empresas e rompeu com velhos tradicionalismos.

Talvez, o mais impactante tenha sido a revolução do home office, onde diversas instituições perceberam o melhor rendimento quando as pessoas estão sentindo-se mais confortáveis para executarem seu trabalho, ou até mesmo por conta das demissões e da recessão econômica, encontraram novas maneiras de ganhar dinheiro e desenvolveram outras habilidades até então inexploradas.

Reprodução/Pinterest

Ainda falando sobre os impactos da nova maneira de trabalhar, obviamente a moda, que é o reflexo dos comportamentos vigentes na sociedade, abrangeu ao zeitgeist adotando roupas mais confortáveis, porém com nuances de uma elegância que mescla o design clássico com doses de modernidade, que proporciona um toque atual e muita informação de moda, tirando os looks da monotonia e do óbvio.

Sabendo dos comportamentos que norteiam o design, as cores, os tecidos e toda a atmosfera que ronda os arredores da moda para inspirarem os estilistas e as marcas, vamos às tendências outono inverno 2021. Observamos os principais desfiles e também o que já vimos por aí e que apresentou potencial de ser aderido pelo público, por representar nossos anseios e desejos nos tempos em que vivemos.

MODELAGENS, PEÇAS E SHAPES

Comprimento midi

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Uma das principais tendências Outono/Inverno 2021 não é novidade: o comprimento midi. Tanto no inverno do hemisfério norte quanto nas passarelas das principais marcas de moda, as saias e vestidos sempre aparecem em variações que terminam desde bem abaixo do joelho até um pouco acima dos tornozelos.

Combine com:

O midi inspira elegância e feminilidade, mesmo nas peças mais amplas e retas, sem cintura marcada.

No verão o comprimento é bem comum, mas no inverno ganha charme extra, com peças em cores mais escuras, tecidos mais pesados e padronagens características da temporada, como o clássico xadrez.

Mangas bufantes

Reprodução/Pinterest

Combine com:

As mangas bufantes já são consideradas uma macrotendência, que são influências que perduram por períodos mais longos – cerca de cinco anos ou mais. Elas abrangem tanto uma estética mais romântica e lúdica, quando inserida em contextos leves, fluidos e orgânicos, quanto as mais dramáticas e imponentes, quando mescladas à cores escuras, tecidos estruturados e acabamentos acetinados e translúcidos.

Combine com:

Suas formas são várias: vão desde as modelagens mais infladas e exuberantes, com ombros de fora, tipo ciganinha, mais amplas nos ombros e justas abaixo dos cotovelos, tipo manga presunto, modelos assimétricos e outros mais discretos que aparecem em camisas mais sofisticadas.

Leia também: Exuberância cool: manga bufante.

Silhueta retangular

Já há algumas temporadas que a silhueta retangular ensaia seu retorno. Ela não costuma abranger as camadas mais populares, sendo aderida geralmente por um público mais “vanguardista”, que curte o conceito do shape. 

Combine com:

Seguindo uma linha a lá melindrosas dos anos 1920, a forma retangular representa tanto o conforto inegavelmente presente nas tendências Outono/Inverno 2021, quanto uma nuance do empoderamento feminino, seguindo a vertente de não precisar marcar o corpo e mostrar suas formas aos outros.

Combine com:

Modelagens amplas

Acompanhando a linha da silhueta retangular, as modelagens amplas também apareceram com frequência nas coleções da temporada: o shape oversized com sobreposições carrega uma estética boyish, perfeita para quem curte looks desconstruídos e despojados.

Combine com:

Mas também abrange gostos mais refinados com os conjuntos de alfaiataria bem estruturados e com um toque bem atual, proporcionado pelas medidas mais amplas e nada convencionais.

Combine com:

Casacos alongados

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Claro que os blazers e jaquetas serão bem vindos durante as tendências do Outono/Inverno 2021, mas o destaque vai todo para os casacos alongados, tipo trench coat. Ele aparece tanto como sobreposição em composições com peças mais leves, como blusas finas de malha e minissaia + meia-calça, quanto em produções com peças mais pesadas de couro, tricô, etc. 

Combine com:

O uso da peça vai depender dos padrões de variação de temperatura das localidades.

Usar a peça com bota de cano longo, como a over the knee + cintos grossos e arrojados marcando a cintura em um look irreverente é uma das grandes apostas da temporada.

Alfaiataria

Reprodução/Pinterest

Combine com:

A alfaiataria tem reinado, faça chuva ou faça sol, no verão ou no inverno, literalmente. Sempre há espaço nos looks para a elegância e conforto que as peças na modelagem mais sofisticada propõem. 

Combine com:

Para o trabalho fora de casa, ou até mesmo para o home office, as peças são versáteis e combinam tanto em composições mais elegantes e formais quanto com jeans, camiseta de malha e propostas mais casuais.

Conjuntos

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Ensaiando seu retorno há algum tempo, as peças previamente combinadas também apareceram com frequência nas apresentações das marcas. 

Combine com:

Seja de maneira mais casual, com peças fluidas e estampadas, exalando uma proposta de homewear sofisticado, ou em conjuntinhos de alfaiataria, combinar roupas deixou de ser over e tornou-se uma estética desejável e atual.

Golas e sobreposições

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Um detalhe bastante notável nas coleções das tendências Outono/Inverno 2021 foram as golas: de todos os tamanhos e formas, desde as mais tradicionais e discretas, às mais dramáticas e exuberantes. 

Combine com:

Obviamente elas aparecem em camisas, mas também de forma irreverente em outros modelos de blusas e vestidos. Além disso, sempre ficam de fora em sobreposições, principalmente com pullovers, suéteres e cardigans, inspirando uma estética preppy totalmente repaginada.

Vestidos e mais vestidos

Para quem não abre mão dos vestidos independente da estação, temos boas notícias: eles estão dominando a cena do Outono/Inverno 2021. Eles são práticos e extremamente confortáveis, e a estética dominante são as modelagens mais retas, com saia levemente evasê e nada de cintura marcada. 

Combine com:

Detalhes como gola alta, franzidos, mangas mais volumosas e babados na parte de baixo dão o toque elegante e romântico da temporada.

Combine com:

CORES

Reprodução/Pinterest

Após o inverno 2020 quebrar padrões e inserir muitas cores em sua cartela, mesmo que de maneira mais intensa, o Outono/Inverno 2021 mantém essa linha mais diversa, mas com destaques para tons sóbrios e fechados, além da interessante brincadeira com contrastes entre tonalidades complementares.

All black

Abrangendo a linha mais dramática e acompanhando o lado mais “sombrio” da moda em tempos de pandemia, muitas marcas apostaram em stylings all black, principalmente na alfaiataria e nos trench coats alongados e bem estruturados em tecidokos de caimento rígido.

Combine com:

Dourado

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Seja nos detalhes ou nas próprias peças, o dourado apareceu com muita frequência praticamente em todas as coleções apresentadas pelas principais marcas do cenário fashion. 

Combine com:

Para quem quiser aderir de maneira discreta, basta apostar em acessórios, já para quem quer aderir à tendência de maneira mais intensa, sugerimos investir em detalhes nas roupas, como franjas, recortes ou até mesmo peças totalmente na cor em tecidos metalizados.

Tons terrosos

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Elegantes e versáteis, os tons terrosos são os clássicos do inverno.

Encaixam-se tanto em roupas mais casuais para o dia a dia, quanto em peças mais sofisticadas e estruturadas de alfaiataria para compor looks formais e sofisticados. 

Combine com:

Uma maneira interessante e atual de apostar na cartela é misturar seus tons com preto, em looks ton sur ton ou mesclar com cores intensas e sólidas, como o fúcsia, o verde mais frio e o roxo escuro.

PADRONAGENS

Reprodução/Pinterest

Sem grandes novidades no quesito padronagens, a temporada de Outono/Inverno 2021 está repleta de xadrezes e florais.

Xadrez Príncipe de Gales

Elegante e discreto, o xadrez Príncipe de Gales foi um dos mais vistos tanto sendo usado no inverno do hemisfério norte, quanto nas peças das principais marcas do cenário fashion. 

Combine com:

Em blazers e saias a padronagem colabora com propostas mais sofisticadas ou até mesmo inserido em visuais casuais.

Combine com:

Animal print

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Há alguns anos o animal print subia e descia nas curvas de tendências do universo fashion, mas há algumas temporadas a padronagem se mantém firme e forte, tornando-se um verdadeiro clássico. 

Combine com:

As possibilidades que a moda atual oferece, torna a estampa versátil e passível de fazer combinações que vão desde as propostas mais glamourosas e elegantes, até as mais básicas e casuais para o dia a dia.

Floral

Embora o floral seja uma das estampas preferidas da primavera e do verão, na temporada de Outono/Inverno 2021 o print vem com fundos escuros e flores pequenas e médias, além das padronagens aparecerem com baixo contraste em relação ao fundo. 

Combine com:

Os tons terrosos também dão as caras na cartela de cores das estampas florais e proporcionam um toque bucólico às peças.

TECIDOS, TEXTURAS E SUPERFÍCIES

Reprodução/Pinterest

Tricô

Cardigans mais retos, pullovers, suéteres e blusas de gola alta em tricô talvez sejam as peças queridinhas do Outono/Inverno 2021, já que a estética handmade, bem com aquela carinha vintage, de “herdado da vovó” é uma das principais da temporada. 

Combine com:

A textura da técnica feita à mão exala conforto e segurança, além das modelagens over e com caimento despojado que proporcionam looks descontraídos, mas que podem ser mesclados à peças mais elegantes, gerando um resultado interessante e cheio de informação de moda.

Combine com:

Couro

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Clássico do inverno, o couro aparece entre as principais tendências do Outono/Inverno 2021, mas não somente em jaquetas e peças tradicionais, mas sim em calças mais retas e de caimento estruturado, além de blazers, proporcionando à clássica sobreposição um toque mais urbano, irreverente e dramático.

Combine com:

Franjas

Ensaiando seu retorno há pelo menos duas temporadas, as franjas foram um elemento de estilo que apareceram com bastante frequência entre as coleções de diferentes marcas. 

Combine com:

Diferente de outras vezes em que o detalhe virou tendência indo por uma vertente mais boho, em camurça e em peças de estética cowboy, as franjas aparecem fazendo referências às melindrosas, de maneira glamourosa e elegante.

Combine com:

Leia também: Vestido de franja para todas as ocasiões: traga movimento do dia a dia à festa.

Babados

Os babados na temporada de Outono/Inverno 2021 aparecem tanto na parte de cima, trazendo charme e romantismo à camisas de modelagem clássica, quanto na parte de baixo, proporcionando movimento à saias e vestidos, seja somente na barra das peças, de maneira sutil, ou mais exuberante, fazendo volume com camadas de babados.

Combine com:

Textura croco

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Elegante, adorada por muitas e com status de clássica e atemporal, a textura croco aparece na temporada de Outono/Inverno 2021 não somente em bolsas e calçados, mas em calças e partes de cima mais volumosas, como casacos alongados e jaquetas. 

Combine com:

A superfície é perfeita para dar um up em visuais mais básicos e complementar com personalidade looks com nuance elegante.

Contraste entre tecidos

Um detalhe interessante que nos chamou a atenção entre as principais tendências do Outono/Inverno 2021 foi o contraste de cores e também de tecidos: mesclar tramas leves, fluidas e translúcidas com outras pesadas, estruturadas e de caimento rígido.

Combine com:

 Com certeza o mix dá match com o conceito da dualidade entre peso e leveza, tema tão presente no cenário fashion em tempos de pandemia. A ideia é trazer, mesmo diante da fluidez, detalhes sólidos e marcantes que trazem um toque moderno – e um tanto quanto dramático.

Combine com:

A DUALIDADE ENTRE O CLIMA ESCAPISTA E O CHOQUE DA REALIDADE

Romantismo, leveza e fluidez

Reprodução/Pinterest

Diversas marcas vem trabalhando coleções com temas lúdicos e escapistas, visando trazer mais leveza para os dias desafiadores que vivemos, tanto por conta do isolamento social da pandemia quanto por conta de suas consequências, como o declínio econômico, as mortes causadas pelo vírus e pela sensação de insegurança que permeia o mundo inteiro, principalmente os países de terceiro mundo, que levarão mais tempo para se reerguer, e com isso, provavelmente apresentarão tendências diferentes, por conta de comportamentos reativos ao que ainda irá acontecer.

Combine com:

Com isso, o escapismo vem através de leveza, fluidez e formas mais orgânicas, além do resgate de itens de décadas passadas, transmitindo um conforto que exala segurança e estabilidade.

O romantismo também entra neste lado mais lúdico da moda, como a preservação das mangas bufantes, camadas de babados, tecidos translúcidos, modelagens mais retas e amplas, porém bem femininas.

Combine com:

O feito à mão também vem com bastante potência para a próxima temporada, como os tricôs com uma estética bem vintage, que remete à busca por novas habilidades que envolvem afeto e inspira um sentimento ancestral, por ter sido um hábito desenvolvido por “mulheres prendadas” há algumas décadas, junto com o crochê e principalmente o bordado.

O peso da realidade

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Enquanto a leveza é explorada por algumas marcas e estilistas, outros preferem trabalhar – e explorar – a verdade nua e crua das situações, pensando em criações mais dramáticas e austeras, que revelam, de fato, o lado mais sombrio de tudo o que estamos vivendo. Com isso, podemos perceber a força da alfaiataria: traços mais retos, caimentos estruturados e cores intensas e sóbrias. 

Combine com:

Silhuetas retangulares, contrastes dramáticos, mescla de tecidos e texturas e detalhes mais angulosos e pontudos, sugerindo algo mais imponente, e representando a atmosfera atual, mais urgente e com um ar de protesto – que pode ser interpretado de maneira subjetiva.

O conforto como um ponto em comum

Seja dentro de uma estética escapista, ou em um mood mais dramático e realista, o conforto é o ponto em comum que liga uma tendência à outra. Ele acaba unificando toda essa atmosfera por conseguir mesclar o leve com o pesado, pois em ambas as vertentes, ele aparece de maneira unânime, representando o conforto subjetivo e abstrato que queremos sentir.

Combine com:

O “primeiro” conforto, é no sentido de termos amparo, esperança, de sentir estabilidade e segurança enquanto pisamos em um solo não tão sólido. E o Pmesmo dentro de roupas com uma estética mais elegante.

Combine com:

Promove também a versatilidade, palavra tão significativa e de duplo sentido, que pode ser interpretada como uma roupa que se encaixa em diversas ocasiões e combinações, mas que também pode ser vista como a resiliência que precisamos adquirir durante a pandemia para nos reinventarmos e sermos mais adaptáveis a situações inesperadas e não planejadas.

Leia também: Como montar looks de inverno com peças básicas.

A influência da internet e da economia em recesso

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Muitas pessoas estão começando a trabalhar com redes sociais, principalmente no formato de fotos e vídeos, e mesmo quem não dedica 100% de seu tempo à elas, se viu diante de um momento em que é “necessário” mostrar seus negócios ou suas habilidades na internet, não somente com fins casuais, mas com uma intenção mais estratégica de promover seus conhecimentos.

Com isso, o conforto ganha ainda mais potência, somado à elegância, que aparece com bastante frequência nas criações da temporada de Outono/Inverno 2021, e também da versatilidade.

As roupas que aparecem “do teclado para cima”, com golas e detalhes na parte dos ombros e colo são ainda mais valorizadas.

A recessão econômica obviamente não é algo positivo para uma nação, mas ela acaba por trazer uma visão mais criativa sobre o que é possível fazer com o que já se tem nas mãos – claramente a camada mais privilegiada da sociedade tem mais sucesso, visto que quem não tem tantos privilégios acaba por ter bem menos possibilidades e oportunidades de um crescimento profissional promissor e rentável, tendo que se submeter a subempregos.

Aqui também acontece uma dualidade entre quem pode se reinventar por opção, e quem precisa se adaptar para conseguir sobreviver.

Combine com:

Obviamente tudo isso é combustível para as mentes criativas por trás das marcas e também por pessoas influentes que criam sua própria moda, atingem um público com crenças em comum e acabam disseminando tendências entre os seus, tendências que vão se ramificando, encontrando pontos divergentes e pontos em comum, que acabam ou seguindo um caminho para o mainstream, ou para algo mais restrito e underground.

ONDE ENCONTRAR AS TENDÊNCIAS DO OUTONO/INVERNO 2021

As tendências Outono/Inverno 2021 servem para uma coisa: complementar seu estilo e fazer com que as peças em alta gerem identificação com sua personalidade, para que, aí sim, você invista em roupas, calçados e acessórios que realmente irão agregar ao seu closet e à sua maneira de fazer moda. E todas as novidades da temporada você encontra no buscador do Paraíso Feminino. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *