Dicas de look

BACK TO BASICS

O básico é o novo cool

Mistura de tendências, estilos e simultaneidade de épocas em revival: a moda atual é extremamente democrática e transita entre ambientes e gostos diferentes. Quem um dia imaginou que daria para usar jaqueta de couro ou uma camiseta branca em um casamento e ainda ficar cool?

Imagem inspiração com looks  back to basic.
Reprodução/Pinterest

O back to basics é marcado por peças com linhas mais retas, cores neutras e toque comfy: tais características tornam o estilo fácil de combinar e nos instiga a explorar sua versatilidade, tanto em visuais normcore quanto em looks mais elaborados que incorporam itens minimalistas criando contrastes interessantes e cheios de informação de moda.

Para aderir ao estilo – ou apenas incorporar itens pertencentes a ele – referência é o que não falta: a estética noventista foi toda marcada pela busca de uma simplicidade totalmente oposta ao brilho, volume e exagero dos anos 1980.

Referências atemporais

Imagem inspiração back to basic seriado friends.
Reprodução/Pinterest

O clima de nostalgia invade o closet e as inspirações back to basics são resgatadas por filmes e séries noventistas com looks e personagens icônicos. Rachel Green e Monica Geller em Friends, Ashley Banks em Um Maluco no Pedaço, Kelly Taylor de Barrados no Baile e alguns visuais de Vivian Ward no filme Uma Linda Mulher são alguns dos exemplos que trazem a estética em voga na época 90’s ao ano de 2019.

Imagem inspiração back to basic seriado friends.
Imagem inspiração back to basic seriado friends.
Reprodução/Pinterest

Coringas do closet: básicos essenciais

Não importa o estilo: peças básicas são verdadeiros coringas no closet, aquelas do tipo tem-que-ter. Sua versatilidade e neutralidade servem como base para qualquer look ou ocasião. E após tantas inspirações clássicas, vamos ao que interessa: aprender a aplicar o estilo – e suas peças – em diferentes nuances na prática.

Camisa ou camiseta branca

Imagem inspiração com looks back to basic.
Reprodução/Pinterest

Base para qualquer produção, a camisa ou camiseta branca é item versátil, easy-chic e está presente na maioria dos closets femininos, sem distinção de estilo: do básico ao fashionista a peça é essencial e responsável por incorporar desde looks elegantes até os despojados cheios de bossa. A dica é: não sabe o que vestir? Comece pela camisa branca e todo o resto ficará mais fácil de combinar.

Calça jeans

A peça universal, amada por 100 a cada 100 mulheres! É difícil – arriscamos dizer impossível – encontrar uma peça que não combine com a calça jeans. Do dia a dia ao trabalho ou balada, a peça é clássica e a cada temporada aparece repaginada, ora com detalhes modernos em destroyed ou bordado, ora com lavagens vintage e modelagem ampla. Não importa a época: a calça jeans sempre estará em nossos corações, looks e guarda roupas.

Jaqueta de couro e jaqueta jeans

Imagem inspiração com looks  back to basic.
Reprodução/Pinterest

Quando o conforto é item predominante no look, não significa ausência de estilo: a jaqueta de couro é um item imponente e tem pegada transgressora, perfeita para dar novo fôlego ao clássico combo calça jeans + camiseta de malha. Para não sair da linha minimal, invista em cintos e modelos de bolsas de couro para trazer textura e não deixar o look cair na monotonia.

A jaqueta jeans também é outro item básico e essencial: em algumas temporadas volta com toda força, já em outras, apenas os amantes da peça a usam. A temporada atual é marcada pelo uso do item em modelagens oversized e lavagem clássica, com cara de vintage. Os looks all jeans são fáceis de montar e extremamente estilosos. Aposte na jaqueta com calça jeans e tênis branco para conquistar um look descolado digno dos anos 1990.

Trench coat e casacos alongados

Imagem inspiração com looks  back to basic.
Reprodução/Pinterest

Quando as baixas temperaturas chegam é hora de tirar os casacos mais pesados do armário e começar a planejar os looks: o que não é tarefa difícil, já que as modelagens são simples e com linhas retas, tornando fácil explorar sua versatilidade tanto em visuais quanto em ocasiões diferentes.

A prova de que o básico sempre retorna são os tons de bege que dominaram o street style da temporada, principalmente nos clássicos trench coats, que são as sobreposições mais impactantes da estação.

Suéter

Imagem inspiração com looks  back to basic.
Reprodução/Pinterest

Quem não tem um bom suéter de lã bem quentinho no guarda roupas para quando o inverno chega? A temporada pede pela peça em modelagens oversized e ilustra visuais despojados junto à calças, saias ou vestidos. O resultado ao adicionar o item aos looks é uma composição quente, confortável e cheia de estilo.

Alfaiataria

Imagem inspiração com looks  back to basic.
Reprodução/Pinterest

Há algumas temporadas a alfaiataria vem recebendo refreshes e deixando de lado toda sua formalidade. O que vemos atualmente são calças e blazers incorporando looks cada vez mais casuais e fazendo parte visuais confortáveis e cotidianos com itens improváveis – até bem pouco tempo atrás – como tênis, botas, e acessórios coloridos e descolados.

Vestido preto 

Imagem inspiração com looks  back to basic.
Reprodução/Pinterest

Do salto alto para o look festa, ao tênis para o dia a dia, o vestido preto é o coringa perfeito para todas as ocasiões e agrada a todos os estilos. Com botas, tênis, flats e uma terceira peça por cima como jaquetas ou casacos alongados, a peça torna-se perfeita para os compromissos do dia a dia; já com sandálias de salto alto, um blazer e produzido em tecidos mais finos e sofisticados, é o vestido ideal para festas e ocasiões mais formais e elegantes.

Macacão

Perfeito para qualquer ocasião – das despojadas às formais – o macacão é a peça fácil e prática essencial no closet: ele agrada a todos os estilos, em modelos jeans, utilitários, jardineira, pantacourt e os clássicos com pegada formal. O item incorpora visuais básicos e cheios de estilo. Invista nas sobreposições e em acessórios minimalistas para arrematar o look.

Calçados: conforto é essencial

Imagem inspiração com looks  back to basic.
Reprodução/Pinterest

Os calçados do estilo básico incorporam itens confortáveis e cheios de estilo. O hit da temporada são os tênis brancos, principalmente os com ar esportivo e aspecto robusto – os chunky sneakers – além dos coturnos pretos de couro, as mules com design minimalista e as sandálias de duas tiras com salto blocado baixo.

Básico usa acessório?

Imagem inspiração com looks  back to basic.
Reprodução/Pinterest

Sim! Os acessórios podem trazer textura e informação de moda, além de, em alguns casos, ajudar a desenhar a silhueta e valorizar determinado biotipo. A palavra chave do estilo básico é utilitarismo: nada além do essencial – e confortável. Invista em bolsas e cintos em cores neutras e sóbrias como preto e tons de marrom, e para o rosto, opte pelos óculos de sol em armações clássicas e cores discretas.

Outra dica válida são os lenços, hit da temporada que turbina qualquer look básico: amarre-os nos cabelos, na bolsa ou use no lugar do cinto para dar vida e charme ao simples.

Onde comprar

Há quem nunca tenha deixado de lado uma estética simplista e um modo mais básico de se vestir, mas o mix de estilos da temporada atual valoriza os looks minimalistas e utilitários que carregam uma simplicidade cheia de personalidade e de inspirações em décadas passadas. Mesmo quem curte carregar mais nos visuais sabe que as peças básicas são essenciais e a base de qualquer produção.

Encontre no Paraíso Feminino todos os itens back to basics das melhores marcas da internet na loja da Dafiti. Confira e incorpore já os itens mais versáteis e coringas da moda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *