Tendências

Com o que usar bolsa clutch

Saiba quando, como e onde usar!

A bolsa que é tendência e combina com todos os estilos

Toda mulher, em algum momento da vida, já usou uma Clutch. Elas são aquelas bolsas pequenas de mão, que muitas vezes são vistas sendo usadas por celebridades em grandes festas e eventos à noite. Mas será que as Clutches também podem ser usadas em outras ocasiões? Será que podemos combina-las com looks dia? Para responder a essas e a outras questões, o e.trends conversou com a Psicóloga e Consultora de Imagem da ADOM Consultoria, Marianna Ramalho.”A bolsa clutch é pequena ou quase média, e carregada em mãos, assim como uma carteira, algumas também vem com alças compridas ou curta para prender no pulso. Costuma ser utilizada em festas com mais formalidade, porém podemos encontrá-la em eventos informais, dependendo do modelo, já que existem os estampados e em formatos que trazem graça, elegância e brincadeira ao look”.

Dica de consultoria

O local onde você segura a bolsa será onde os olhos de quem te visualiza acompanhará. Se quer chamar a atenção para o colo, segure a bolsa em cima, com braços dobrados ou, se for estilo carteira, pode colocar embaixo dos braços. Caso queira levar a atenção para o quadril, basta segurá-la com braços esticados. Esse truque é utilizado para “dar volume” visual, quem tem quadril muito largo e quer equilibrar a silhueta, pode segurar em cima para que a atenção vá para o colo, já segurando no quadril a área ganhará volume.Se seu corpo for triângulo invertido (ombros mais largos que o quadril) indicamos que segure a bolsa na região do quadril. (Veja fotos)

Como e onde usar ?

Atualmente as Clutches podem ser encontradas em vários tamanhos, estampas, texturas e materiais, o que fez com que ela se tornasse um acessório versátil e que pode ser usado em diferentes ocasiões, conforme esclarece Marianna. “Com tantas mudanças na moda, seria errado afirmar que o modelo deve ser utilizado somente à noite. Podemos utilizá-lo quando quisermos, o estilo da bolsa é que ditará quando queremos usá-la”. 

Apesar disso, a consultora faz um alerta importante, “por ser carregada em mãos, na maioria das vezes, vale a atenção para o conforto, ou seja, se no lugar escolhido grande parte do tempo você estará de pé, sem local de apoio e precisará utilizar as mãos, é bom repensar o uso deste tipo de bolsa”. 

Se você gosta de bolsas mais com muito brilho a dica é combinar com peças mais neutras e deixar que a sua clutch ganhe a atenção. “Os modelos com brilhos costumam ser mais chamativos, por isso, deixe para ela o ponto de atenção do look, a chance de errar é mínima. Utilizando com peças clássicas, cores neutras, sem muita estampa, darão o foco à bolsa. Um uso legal da bolsa é que ela pode trazer cor aos seus looks básicos/neutros, escolha a bolsa como o ponto de cor e tire do óbvio seu visual”.

Marianna também fala das clutches de estampas mais coloridas e diferentes, que podem ser usadas de diversas formas. “Os modelos divertidos foram feitos para serem usados como você quiser. O único cuidado é ao utilizá-los em festas formais, à menos que você esteja sendo assessorada, tente evitar e recorra ao modelo mais simples ou formal da bolsa”. A consultora também derruba o antigo conceito de usar a bolsa na mesma cor ou estampa do sapato, ao dizer que isso “não é mais requisito, o que precisa haver é combinação, que eles se “conversem””.

Para não errar

Quando perguntamos sobre os erros mais comuns cometidos por quem utiliza as bolsas clutches, a consultora da ADOM Consultoriadisse que “falar sobre certo e errado é lastseason total, não tem mais espaço no mundo da moda para ditado de regras”. 

Mas para você garantir o acerto na hora de escolher as peças que vão compor o seu visual, Marianna deu algumas dicas simples e que prometem ser funcionais para todas as ocasiões. “Podemos citar apenas os cuidados para não exagerarmos nos usos, pois como não há mais proibições, as chances de exageros aumentaram. A principal dica, para todos os looks, é: escolha uma peça ou acessório para ser o ponto de atenção do look e combine todo o resto em volta deste tema escolhido, seu look estará conversando entre si e terá um “tema”, suas chances de arrasar no estilo serão de 100%”.Portanto, esqueça aquela antiga ideia de que as bolsas clutches só podem ser usadas em eventos que exijam traje Black Tie. Se permita criar novas combinações e desfile sua clutch pelas ruas da cidade durante o dia, à noite e em todas as ocasiões que você desejar. 

Parceira do Paraíso Feminino, Marianna Ramalho é Psicóloga e Consultora de Imagem da ADOM Consultoria. Confira mais dicas da profissional no site www.adomconsultoria.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *