Dicas de look

Como aliar diferentes modelos de salto ao seu estilo pessoal

Confira dicas e sugestões para não errar na hora de escolher o salto que mais combina com sua personalidade e proposta de look e ambiente

Reprodução/Pinterest

Eles podem exalar sofisticação, elegância, sensualidade, modernidade e aliarem tudo isso à precisão de equilíbrio, ou ao conforto de maneira mais rebuscada: os sapatos de salto alto, sejam as sandálias, botas ou scarpins, tem tanto poder de expressão quanto as roupas que vestimos. Além disso, eles têm a força de mudar toda a conotação de um look com o simples fato de substituir um tênis, uma mule ou sandália rasteira, por exemplo.

Conheça e reveja agora os modelos de salto e o que cada um representa numa produção, e o que ele pode fazer por você ao elegê-lo como o calçado da vez:

Leia também: As tendências de calçados e acessórios que vão reinar na moda verão 2021.

Salto fino

Reprodução/Pinterest

Clássico e elegante, os modelos de calçados de salto fino exalam sofisticação e são ótimas escolhas para quem tem um estilo mais refinado e tradicional, ou ainda, para quem gosta de expressar sensualidade através dos looks: o modelo traz imponência e dá – literalmente – um up em qualquer composição.

Você pode usar o salto fino em eventos formais como congressos e confraternizações de trabalho em ambientes mais elegantes, ou em casamentos, formaturas e aniversários. Em locais de trabalho onde a formalidade impera, os scarpins são uma ótima opção, e conseguem potencializar a seriedade de produções mais austeras e clássicas.

Porém, nada te impede de usá-lo no dia a dia, apenas atente-se à proposta desejada: se estiver com blazer e saia, por exemplo, corre o risco de ficar uma composição bastante formal para o dia a dia, mas se quiser trazer poder à camisa branca e à calça jeans de todos os dias, experimentará da presença que um bom salto fino pode te proporcionar.

Se o seu estilo predominante é o sexy, as sandálias de tiras finas com o salto fino trazem à tona uma estética feminina que segue uma linha mais madura quando comparada com a feminilidade do estilo romântico.

Aproveite para usar com vestidos mais justos, caso seja seu gosto, mas sempre jogue sobreposições ou acessórios mais descolados ou até mesmo clássicos para não ficar too much, ou apenas dê um sutil toque de sensualidade usando o calçado com alfaiataria combinada à blusas de seda com decotes despretensiosos.

Uma ideia para quem gosta do salto fino, mas tem uma veia mais fashionista é apostar nas botas no modelo over the knee junto à minissaias e vestidos curtos, porém, também funciona super bem com o comprimento mídi, não deixando pele à mostra e tornando-se uma ótima opção para os dias mais frios. Não é uma composição muito comum, mas acaba resultando em um visual criativo e bem moderno, ainda mais quando a silhueta retangular (mais ampla, que não marca a cintura) é explorada.

Então, lembre-se: em composições formais e festivas o salto fino tanto em escarpins como em sandálias mantém a proposta sofisticada do look e do ambiente, enquanto junto à peças mais casuais e informais, adiciona uma elegância e sensualidade despretensiosa, mas que faz toda a diferença no resultado final.

Salto quadrado

Reprodução/Pinterest

A união perfeita entre conforto e elegância é encontrada em calçados de salto quadrado: diferente do salto fino, o modelo sustenta melhor o corpo pois faz uma maior e melhor distribuição do peso nos calcanhares. É a opção ideal para quem não abre mão de uns centímetros a mais, mas tem uma rotina mais agitada, ou que simplesmente não quer deixar o conforto de lado.

Além do ambiente de trabalho, seja ele mais formal ou informal, o calçado transita entre festas sofisticadas e visuais mais simplistas do dia a dia. Da mesma forma que o salto fino, ele também dá um up nas produções cotidianas, mas ainda assim, mantém o aspecto mais despretensioso graças à sensação de conforto que é tangibilizada pela maneira que nos comportamos quando o inserimos às produções.

Mesmo com o adjetivo do conforto sobre ele, o salto quadrado ainda se encaixa sem ressalvas ao estilo clássico, mas também é mais versátil e pode ser explorado por todos os outros seis estilos, cada um com uma proposta diferente.

Por exemplo, para looks modernos, opte pelo salto combinado ao design do bico quadrado e de tiras médias entrelaçando-se de forma assimétrica, ou ainda, explore a variedade e versatilidade das mules em materiais diferentes e coloridos. No caso da romântica, opte por modelos em tons claros como as cores adocicadas, tons terrosos ou branco, seja um scarpin ou sandália, incorporando características retrô. Para quem gosta de botas, elas podem se encaixar de forma perfeitamente versátil e confortável ao estilo básico, dando um toque de modernidade à tradicional dupla de camiseta e calça jeans. A criativa pode explorar os designs arrojados de sandálias com tiras grossas e coloridas, além do mix de texturas e materiais que alguns modelos proporcionam. A sexy tende a se sentir atraída pelos exemplares com tiras finas e que se prolongam até acima dos tornozelos, com brilhos, aplicações e em cores mais escuras e imponentes.

Uma variação do salto quadrado que tem conquistado o coração de quem já é adepta ao design ascendente, é o salto flare, que consiste em um modelo que tem o quadrado como base, mas que ao longo do comprimento vai ficando mais largo, formando uma linha mais inclinada. Existem diversas variações, mas o que mais temos visto por aí, são as sandálias com bico quadrado e tiras finas que apostam combinar o salto em seu design. O resultado é extremamente moderno e atual, e vale tanto para o dia a dia quanto para o trabalho e eventos mais formais, mas vale sempre levar em conta a ideia de que apostar em modelos tendência ao invés dos clássicos em ambientes ou ocasiões formais remete à um estilo antenado e fashionista – e cabe a você definir se é essa a imagem que quer passar de acordo com seu estilo e personalidade!

O salto quadrado com certeza é um modelo que merece espaço no closet de qualquer estilo, pois uma hora ele será bastante útil, seja em ocasiões formais, ou apenas para dar um sutil toque de elegância aos visuais cotidianos que têm a pretensão de aparentarem a estética easy chic.

Leia também: 6 peças-chave que se encaixam em qualquer estilo e garantem elegância aos visuais

Salto plataforma

Reprodução/Pinterest

Moderno, cool, jovial e mega confortável, o salto plataforma vem para provar que nem todo salto pretende expressar elegância – não que ele não possa fazê-lo, desde que esteja bem contextualizado. O modelo combina super bem com o estilo esportivo, pois quando falamos em plataformas lembramos das papetes com uma estética bem despojada, ou ainda dos solados tratorados, que proporcionam um mood bem robusto aos visuais.

Para usá-lo de maneira inteligente e de modo que acrescente informação de moda aos visuais, é interessante inseri-lo em visuais nada óbvios, como combinando com calças de alfaiataria, com um vestido mais romântico e numa composição mais clássica. Sua robustez é capaz de mudar todo o mood do look, caso assim você queira.

O bom e velho jeans e camiseta básica também ficam ótimos com as sandálias de salto plataforma, seja em cores neutras ou em tonalidades mais vívidas como o vermelho, o laranja ou o rosa pink. Visuais criativos também são bem receptivos ao salto plataforma, por isso, invista em diferentes materiais: couro, vinil, plástico ou veludo e explore as infinitas possibilidades que o modelo proporciona.

Salto meia-pata

Reprodução/Pinterest

Imponente, feminino, elegante e ousado: quatro adjetivos que definem bem o salto meia-pata, que conta com a parte de trás quadrada e uma plataforma que sustenta todo o peito do pé. Além de tudo, é extremamente confortável e o melhor amigo de quem gosta de investir nos truques de styling para ganhar visualmente alguns centímetros a mais. O modelo não pode faltar, principalmente no closet de quem é adepta ao estilo sexy e moderno, embora todos os outros possam explorar todo o seu poder nos looks, inclusive, de formas inteligentes e nada óbvias!

O modelo de salto meia-pata em scarpins e sandálias é perfeito para ocasiões especiais como formaturas e casamentos, além de também ser uma ótima opção para ambientes mais informais, mas que ainda assim, preferimos inserir boa dose de sofisticação. Na casualidade, a sandália traz uma sofisticação mais jovial, diferente por exemplo de um scarpin de salto fino, que insere elegância, mas de um jeito austero e maduro.

Além disso, é interessante atentar-se à cor do calçado: em tonalidades neutras, é mais fácil de combiná-lo, mas em cores exuberantes ou em modelos que contem com padronagens ou aplicações, tudo pede por mais sabedoria na hora de fazer as coordenações. Outro ponto importante que merece atenção na hora de escolher são os materiais: couro, vinil, camurça, veludo… opte pelo que mais trará versatilidade às peças que tem no closet e às composições que já costuma fazer.

Ainda pensando sobre o truque de styling, usar a sandália meia-pata com a clássica calça pantalona é elegância na certa, além é claro, de um aspecto visual muito mais alongado. O item vai bem com todos os comprimentos de saias e vestidos, e quando mescla toda a sua imponência com um vestido esvoaçante, fluido e com padronagens que deixam aquele perfume retrô e romântico no ar, fica ainda mais interessante. O mesmo acontece quando optamos por uma sandália meia-pata mais grosseira e robusta, em cor escura e em materiais dramáticos como o veludo junto à roupas que seguem um padrão clássico e tradicional.

Experimente a ousadia e presença que uma sandália ou scarpin meia-pata pode trazer aos seus visuais!

Leia também: Shine bright like a diamond: a irreverência da blusa prata em 6 looks.

Salto anabela

Reprodução/Pinterest

Feminino e delicado, o salto anabela exala romantismo, e logo nos lembramos das atemporais espadrilles com materiais rústicos que também se encaixam super bem em um estilo mais básico e natural. Embora sejam as sandálias e espadrilles os primeiros modelos que vêm à mente quando falamos em salto anabela, também nos lembramos dos scarpins com o salto, que também exala uma feminilidade mais romântica, mas que também pode tomar conotações clássicas, dependendo do contexto em que o calçado estiver inserido.

O modelo scarpin ou a sandália, tem um tom mais casual, mas podem ser usados em casamentos e formaturas, porém, é importante saber que eles não têm tanta presença e sofisticação quanto todos os outros modelos mostrados anteriormente, nem mesmo se você optar por cores mais escuras e sóbrias. Opte por usá-lo no ambiente de trabalho, seja ele formal ou não, ou em looks do dia a dia que pedem por aquele aroma de feminilidade. Já as espadrilles são totalmente informais e cabem dentro de propostas de visuais mais frescos de verão graças à sua aparência mais rústica.

Muitas optam pelo salto anabela pela questão do conforto, mas a verdade é que ele não oferece muito esse adjetivo quando escolhido em modelos mais altos, na verdade, em relação ao conforto, ele se equipara ao salto fino, exceto nos casos dos modelos mais baixos ou que são “quase uma plataforma”. Explore cores e materiais e encontre o exemplar que mais combina com seu estilo e que incorpore o adjetivo da versatilidade, e lembre-se: materiais rústicos são totalmente informais e casuais, enquanto outros sofisticados como o couro e o veludo são capazes de deixar os calçados mais refinados, e portanto, possibilitando mais combinações e o transitar entre diferentes ambientes.

Salto geométrico

Reprodução/Pinterest

Foi Jacquemus o precursor dos saltos geométricos. Há pouquíssimas temporadas ele era a novidade mais desejada pelas fashionistas. Passado o frisson que o modelo causou, outras marcas foram também criando seus designs que expressavam suas identidades e com isso, o calçado foi ficando cada vez mais popular, chegando em brands e lojas mais acessíveis e possibilitando nosso acesso ao tão desejado item.

O salto geométrico tem design moderno e conta com silhuetas arrojadas, com formatos de pêndulos, trapézios, círculos e triângulos. Se você é adepta ao estilo moderno ou criativo, vale a pena investir em modelos em cores neutras e sóbrias para começar a introduzir o calçado aos looks, ou, caso esteja segura do que realmente quer, aposte sem medo em exemplares coloridos e mais ousados.

Se você é moderna ou criativa, muito provavelmente se veste pensando no impacto que vai causar e se aquela produção está coerente com a forma que deseja se expressar, deixando a opinião alheia totalmente de lado, então, use o calçado no ambiente e ocasião que desejar, pois sabemos que tem atitude para segurar as próprias composições. Já para quem tem um estilo mais contido, mas ainda assim quer investir na dramaticidade do salto geométrico, nossa sugestão é que aposte em um modelo mais clássico de sandália ou scarpin em cores neutras e escuras e reserve o calçado para ocasiões formais oportunas, como casamentos, formaturas ou aniversários em ambientes mais sofisticados. Quer usar no dia a dia, com peças mais casuais?

Ouse e use! A moda é livre, e se você tem ideias nada óbvias, orgulhe-se delas e seja você mesma sem medo, pois essa é a melhor forma de conquistar looks e um estilo autêntico!

Onde comprar modelos de salto

No Paraíso Feminino você encontra desde os modelos de salto mais básicos e clássicos como o fino ou o quadrado, até os mais arrojados e modernos, como o salto geométrico! Deixe sua autenticidade falar mais alto na hora de se vestir e de escolher os itens componentes do seu look, e conte com nosso buscador para deixar suas escolhas muito mais completas e certeiras. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *