Tendências

Como usar bota coturno

Saiba como usar o calçado que une o conforto e estilo! A

Grunges, punks, góticos, roqueiros e motoqueiros estão super acostumados com esse estilo de bota, que é muito utilizada tanto por homens quanto por mulheres. “As botas coturno sem dúvida tem uma pegada mais rock and roll. Cada vez mais vemos modelos usados tradicionalmente por homens, sendo adaptados e aderidos no universo feminino, como é o caso desta”, diz Marianna Ramalho, Psicóloga e Consultora de Imagem da ADOM Consultoria.

As botas que aliam conforto e personalidade e que podem ser usadas em todas estações do ano.

A consultora explica, que apesar do estilo mais pesado e agressivo, esse estilo de bota pode ser utilizado de várias formas e não apenas pelas roqueiras. “Usadas com roupas mais urbanas elas imprimem um ar de conforto e estilo.

Porém, conseguimos aliar no contraponto com looks mais femininos, para quebrar e criar um hi-lo entre o romantismo e o street. Existem diversos modelos da bota coturno, algumas com tachas, amarrações, estampadas ou lisas, o modelo será escolhido de acordo com o estilo de cada mulher”.

Assim como as botas de cano curto, Marianna explica que as botas coturno podem ser usadas em todas as épocas do ano, apesar de seu uso ser mais comum no inverno e nos dias mais frios. “Por ser de cano curto, não necessariamente devem ser usadas ou tem a cara de inverno.

O uso mais óbvio realmente é nos dias mais frios, porém pode ser usado quando quiser, a escolha é da usuária. Claro que em um dia quente a grande maioria optará por opções mais frescas, mas não é proibido o uso”.

Combinações

Fazer combinações com a bota coturno não é nada complicado. A peça sempre dará estilo e personalidade ao look, aliando ainda muito conforto. A consultora Marianna Ramalho dá algumas dicas de estilo que irão te auxiliar na hora de compor o visual utilizando esse estilo de bota feminina

“Para quem quer combinar o modelo com calças, a dica é preferir as mais justas ao corpo, como skinny ou legging que são as mais utilizadas, já que na barra não terá tecido sobrando havendo um ajuste por dentro da bota. Se o objetivo é dar atenção à bota, usar com boca larga não trará o efeito desejado, já que irá sobrepor ao sapato”.Marianna também fala sobre o uso do coturno com as roupas curtas. “Quando a bota for sem salto, o uso com shorts, saias ou vestidos curtos são super indicados. A bota com o ar pesado em contraponto com a delicadeza de uma peça curta e valorização das pernas, darão um toque super estiloso, não tem erro. Usar sapatos rasteiros com peças curtas é indicado, alonga a silhueta. 

As botas coturno de salto ficarão ainda mais incríveis se utilizadas com peças românticas, criando um look nada óbvio, como por exemplo, vestidos longos com transparências, rendas ou cores em tons claros”. 

“Para saber quando usar com ou sem salto, a dica é entender bem qual sua missão do dia, o que vai fazer e onde. A preferência pelo salto ou não dependerá do seu gosto pessoal e busca por conforto”, completa.

.

Para não errar

Apesar de ser uma peça bastante democrática, o coturno feminino pode encurta a silhueta de mulheres de baixa estatura. Isso não quer dizer que seu uso seja proibido para as baixinhas. “Por ser uma bota de cano curto, ela cria um efeito de quebra no tornozelo, fazendo com que a perna seja encurtada, aumentando o tornozelo. Se seu objetivo é alongar, use o modelo com calça justa da mesma cor da bota, para criar a ilusão de “uma coisa só””, explica a consultora da ADOM Consultoria.

.

Onde não usar

Tão importante quanto saber fazer combinações e criar estilos, é saber quando e em quais ocasiões não devemos usar determinadas peças. Segundo Marianna, “por ser um modelo informal, evite usar em festas ou eventos com dress code formal, como casamentos, festas de 15 anos, bodas. O modelo perfeito para churrascos, passeios em parques, shows, festivais e etc”. 

Se você era uma das mulheres que tinha um pouco de preconceito com a peça, aposto que com essas dicas acabou de mudar de ideia, não é mesmo? O coturno é a aposta certa para quem busca conforto e não abre mão de um toque de estilo e de personalidade, para compor looks em qualquer estação do ano.

.

Mariana Ramalho

É Psicóloga e Consultora de Imagem da ADOM Consultoria e parceira do Paraíso Feminino. Para conhecer mais sobre seu trabalho, acesse: www.adomconsultoria.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *