Dicas de look Tendências

Descubra como incorporar a camisa oversized em diferentes propostas

Com shape extragrande, a peça atualiza os visuais e traz uma silhueta desconstruída, exótica e empoderada

A modelagem extralarga da camisa oversized é herdada do guarda roupas masculino – e já não é de hoje. A principal referência histórica data da década de 1920, quando as mulheres canadenses e norte americanas conquistaram o direito ao voto e, resultado da época pós guerra, adquiriram a liberdade de trabalhar fora de casa.

Imagem inspiração de looks com a camisa oversized.
Reprodução/Pinterest

A precursora do movimento de masculinização das peças femininas foi Coco Chanel, que pegou emprestado, – ou melhor, incorporou – cortes mais retos e austeros do guarda roupas dos homens. Além disso, o ideal de beleza da época era um visual andrógino, com seios e quadris achatados. Uma mulher com peças que pronunciam os ombros transmitem imponência e se posicionam com mais segurança em ambientes dominados majoritariamente por homens. As roupas empoderam: tanto na década de 1920 quanto hoje em dia, a camisa oversized pode ser utilizada em looks poderosos que expressem todo o nosso #girlpower.

Imagem inspiração de looks com a camisa oversized.
Reprodução/Pinterest

A série Sex and the City também carrega referências sobre a camisa oversized com uma nuance diferente: em um episódio da série, a fashionista Carrie Bradshaw cai num lago com Mr. Big, e despretensiosamente, usa a camisa do então ex-namorado com um cinto Hermés: anos depois, Rihanna replicou o look. O resultado foi uma interpretação a nível pop da peça, incorporando ares mais despojados e cool.

Imagem inspiração de looks com a camisa oversized.
Reprodução/Pinterest

E como elas funcionam no dia a dia?

A camisa é peça básica e essencial do dia a dia, e para quem curte um estilo mais despojado, o modelo oversized é uma boa opção para descontrair visuais austeros e trazer um toque de contemporaneidade, além disso, ela se encaixa em visuais fashionistas e até mesmo nos mais elegantes. Aprenda como incorporar a camisa oversized nas ocasiões do dia a dia:

De um jeito básico

Camisa oversized é sinônimo de conforto: opte por usar a peça em cores lisas, principalmente a branca, que é um clássico extremamente versátil. As calças de alfaiataria com shape maior que o normal também inspiram comodidade e casam super bem na casualidade. Saias, calça jeans ou bermudas são outras opções comfy perfeitas para andarem junto da camisa.

Imagem inspiração de looks com a camisa oversized.
Reprodução/Pinterest

Truques de styling como colocar apenas um lado da peça dentro da calça ou dar um nozinho na barra são detalhes sutis, mas que revigoram os looks. Os calçados também têm a função importantíssima de finalização e de proporcionarem diferentes nuances: os tênis complementam todo o conforto proposto inicialmente, e as sandálias com salto quadrado, em cores neutras e design mais simplista.

Arrematam os visuais de maneira elegante e poderosa, contrastando com o ar básico da produção, além disso, caso a intenção seja quebrar o ar despojado da peça, invista em acessórios rebuscados.

Para modernizar o composé

Imagem inspiração de looks com a camisa oversized.
Reprodução/Pinterest

Conquiste um visual moderno com a camisa oversized investindo em cores mais escuras como preto, azul, cinza, tons intensos ou até mesmo a branca. Os tecidos podem resultar em diferentes nuances: dependendo da composição como um todo, as tramas estruturadas mesclam o moderno com o fashion, já as maleáveis, fazem o mix do urbano com o básico. Os volumes mais exagerados e contrastes entre claro e escuro são característicos da mulher com o estilo dramático/urbano.

Para a parte de baixo, é interessante apostar em minissaias ou calças mais justas ao corpo, em cor escura ou com estampas que criam contrastes, como listras, poás ou xadrezes. Os calçados e acessórios em cores intensas e com design arrojado e geométrico ajudam a deixar o look impactante.

Toda criatividade e ousadia

Imagem inspiração de looks com a camisa oversized.
Reprodução/Pinterest

Geralmente a mulher do estilo criativo tem uma mente aberta para misturar estilos e tendências em apenas um look. Nas mãos dela, a camisa oversized é uma tela em branco esperando complementos para tomar a forma – ou nuance – desejada.

A ideia de desconstruir a silhueta com um visual all oversized é um pouco questionada, mas há quem não abra mão da irreverência e do resultado exótico da composição. Invista nas peças neutras e eleja uma bolsa grande e estruturada como o ponto de cor do outfit. As sobreposições com a camisa oversized também resultam em um visual diferente e criativo: aposte na peça longa fazendo a vez do vestido com croppeds mais justos ou com coletes em tons e estampas neutras ou mais ousados, com cores neon ou intensas.

Os calçados podem ser tênis, sandálias ou até mesmo o clássico scarpin para trazer uma essência mais elegante ao look.

Sexy e poderosa

Imagem inspiração de looks com a camisa oversized.
Reprodução/Pinterest

A camisa oversized longa, tipo “roubada do namorado” exala uma sensualidade despojada e pode ser usada mais larga mesmo, ou acinturada, com um cinto de couro para marcar a silhueta. A escolha dos calçados pode equilibrar tanto a sensualidade quanto o nível de despojado do look. Os saltos finos, sejam em sandálias ou scarpins, alongam a silhueta e elevam o nível caliente do visual. Os tênis ou coturnos deixam o composé mais imponente e cool.

A combinação da camisa oversized como vestido + salto alto é perfeita para quem quer parecer mais alta, além disso, os calçados em cor nude potencializam o efeito. Incorpore a fashionista que existe em você, e arrase juntando-se ao time de Carrie Bradshaw! A peça com cinto tem uma pegada street e dispensa qualquer complemento!

Clássico desconstruído

Imagem inspiração de looks com a camisa oversized.
Reprodução/Pinterest

Há quem não abra mão de peças clássicas, mas elas podem perder um pouco a austeridade para ambientes mais descontraídos. 

Uma maneira de atualizar o tradicionalismo é investir na camisa oversized com mangas bem longas, em tecido maleável e com calça de alfaiataria – ou saia – no mesmo shape extragrande: o resultado são peças largas e uma silhueta contidamente desconstruída, perfeito para quem gosta de manter a essência do estilo com nuances modernas.

Cores sóbrias e básicas, e calçados de salto alto fino ou quadrado arrematam o composé.

Onde comprar

Quanto mais o tempo passa, mais temos certeza de que o guarda roupas masculino nunca foi tão desejado pelas mulheres! A moda genderless também tem o viés de empoderamento e liberdade, tanto feminino quanto masculino. O poder e o direito de escolher vestir ou fazer o que quiser, deve ser válido para ambos os sexos. Como sempre frisamos aqui, as roupas têm o poder de transmitir mensagens, mesmo que inconscientemente.
Gostou das dicas e referências? É sempre bom aprender sobre as coisas que nos cercam – e que nos vestem.

O Paraíso Feminino é fonte inesgotável de informação de moda, mas também facilita a busca pelos produtos que amamos: confira modelos da camisa oversized que mais tenha a ver com seu estilo, seja ela alinhada ou mais casual! Encontre tudo o que precisa em nosso buscador!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *