Tendências

Dicas para usar sobretudo feminino

Confira as dicas de especialistas para usar seu sobretudo!

Sobretudo Feminino:

Confira dicas de especialistas para acertar nos looks!

Lindo, elegante e clássico o sobretudo é uma peça presente no look de inverno das brasileiras há alguns anos, graças a variedade de cortes e tecidos que são usados atualmente em sua fabricação. Se empregado da forma correta, ele pode compor desde looks casuais a formais e valorizar todos os tipos de corpos. A e-trends conversou com três especialistas em imagem para trazer dicas e truques de como usar o sobretudo feminino e aproveitar o inverno linda e elegante.

“Um casaco que cobrirá todo o look, com comprimentos que podem ir da altura dos joelhos até os pés. Hoje encontramos modelos com tecidos leves que podem ser usados em cidades com temperaturas mais elevadas, ainda mais no Brasil, país tropical”, esclarece Marianna Ramalho, Psicóloga e Consultora de Imagem da adomconsultoria.com.br

E não importa se você pretende usá-lo durante o dia ou à noite. O sobretudo feminino é bastante versátil, conforme explicam Fabiana Scali e Carolina Passos da SuperBe Consultoria. “É uma peça muito democrática que, dependendo de como você a produz, pode ser usada tanto durante o dia quanto durante a noite. O sobretudo é uma peça alongada e pesada, que pode ser usada por todos os tipos físicos desde que esteja no tamanho correto de quem as endossa”. 

Sem medo de errar– 

Para usar o sobretudo feminino sem medo e ainda favorecer o corpo, as consultoras dão dicas importantes:Marianna Ramalho – ADOM Consultoria – “O modelo cria uma linha lateral vertical, que pode desfavorecer a silhueta de quem usa, deixando o corpo no tipo retângulo (onde a cintura não é marcada). Para quem quiser usar sem perder formas ou criar curva com ele, aposte em modelos acinturados ou use fechado. 

As mulheres, geralmente, querem parecer mais altas e magras. Assim como para os demais modelos de casacos (como os já citados), as cores e estruturas dos tecidos podem ajudar ou detonar, se esse for o objetivo. O sobretudo pode fazer o papel de alongador, por criar uma linha vertical e achatador, dependendo de seu cumprimento e cor (através da combinação de cores entre o casaco e peças de baixo)”.

abiana Scali e Carolina Passos – SuperBe Consultoria – “Por ser uma peça mais longa pode deixar as mulheres baixinhas e as que estão acima do peso preocupadas, mas esse efeito pode ser minimizado se utilizado em looks monocromáticos, que alongam a silhueta, por exemplo. E evitar tudo o que possa gerar um “corte” na horizontal no corpo, por exemplo um alto contraste de cor entre a parte de baixo e a parte de cima, botas de cano curto e ankle boots, cintos que contrastem com a composição são alguns exemplos que podem deixar o look com uma sensação visual de mais baixa ou mais gorda”.

Monte seu look

A forma com a qual você combina as peças com o sobretudo ditarão a sua atitude e a imagem que você deseja transmitir. Apesar de não existir muita regra do que é “certo ou errado”, as consultoras ensinam passos básicos para montar diferentes visuais para diferentes ocasiões.

Segundo Marianna Ramalho, a peça “pode ser usada com saia, calça, meia-calça, shorts e etc. O objetivo e lugar é que dirão qual o estilo de look ideal. Se quer manter o estilo tradicional/elegante, aposte em um vestido ou saia do mesmo comprimento e um scarpin de bico fino, que por si só fará o efeito de alongar. Para quem quiser deixar o look com uma pegada esportiva ou criativa, faça combinação de cores ou use com camiseta, jeans rasgado e tênis – clássico e esportivo”.

Carolina Passos e Fabiana Scali endossam a opinião de Marianna, afirmando que o sobretudo pode ser usado com diversas peças e complementam ao dizer que “o comprimento do vestido ou saia pode variar. Quando o vestido for mais curto que o sobretudo, é mais elegante manter o mesmo aberto. E para uma ocasião mais formal, o comprimento do vestido/saia deve ser até 20cm maior que o sobretudo, fica muito elegante. Nos pés aposte em botas, coturnos, sapatilhas, ankle boots, tênis, e para ficar mais elegante cabe um scarpin ou sapato boneca”.

Quem busca uma peça para compor looks modernos e casuais vale apostar nos sobretudos de cores intensas e vibrantes, mas as consultoras Fabiana e Carolina dão um alerta. “Se orçamento não for um problema, a cor dá originalidade, modernidade, mas limita tanto nas combinações quanto nas ocasiões que o mesmo será usado. Enquanto que uma cor neutra possibilita um maior aproveitamento”.

Siga as dicas e desfile com elegância pelas ruas da sua cidade. Deixe seus comentários, dúvidas ou sugestões para as próximas matérias. Teremos prazer em responder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *