Dicas de look

Especial festas de final de ano: Formaturas

Uma data tão especial merece dicas autênticas para uma produção marcante e inesquecível

Marcando o fim de uma época inesquecível, a formatura é um evento memorável tanto para os formandos quanto para seus familiares. E para celebrar um momento tão especial, é preciso vestir-se à altura e de acordo com seu estilo, e sempre pensando nas cores que representam a mensagem que quer passar: se uma nuance mais romântica, ou se mais básica ou sensual.

Reprodução/ Pinterest

Os tecidos também ditam o tom da produção: existem os foscos, os acetinados, os mais estruturados e os fluidos, além disso, tem quem prefira por modelagens mais sóbrias e próximas ao corpo, e quem opte por volumes, babados e algumas exuberâncias, levando o look para um lado mais moderno e criativo.

Imagem inspiração looks formatura
Reprodução/Pinterest

Ousando ou sendo mais básica, descubra qual o modelo ideal de vestido, saia ou até mesmo calça para seu estilo e inspire-se com nossas valiosas dicas:

Estilo básico

Em festas, as básicas podem preferir por produções confortáveis e cheias de estilo, apostando em vestidos, conjuntos ou macacões lisos, com pouca textura e uma modelagem mais sóbria e solta. Os looks para formatura simples devem conter alguma informação diferente para que o visual não fique comum demais, afinal, a data é um momento que precisa ser celebrado de maneira especial. Aposte em um vestido curto, com alguns dedos acima do joelho, de modelagem mais solta com mangas ligeiramente curtas e também soltas. Prefira por modelos que marquem a cintura com um recorte ou apenas com um cinto do mesmo tecido do vestido. O acabamento acetinado das tramas trará à tona uma proposta festiva e moderna ao visual. Nos pés, opte por uma sandália de tiras com salto quadrado em cor neutra, como preto ou nude, para um resultado mais discreto, ou branco, para uma nuance mais fashion. Os acessórios pequenos e delicados junto à uma clutch preta de couro finalizam o visual com muita informação de moda.

Imagem inspiração looks formatura
Reprodução/ Pinterest

No caso dos vestidos longos, justamente pelo comprimento já trazer uma proposta mais elegante à peça, é possível optar por tecidos foscos e fluidos, que podem conter uma fenda lateral, um decote em V discreto e não muito profundo, além de alças finas, ou um pouco mais grossas, caso precise de sustentação no busto.

As costas podem ser mais decotadas, trazendo um charme extra à produção. Nos pés, a sandália de tiras finas na cor preta ou nude são escolhas certeiras, mas caso queira adicionar um toque diferente, aposte em um scarpin de salto quadrado e em cor mais chamativa, como rosa, amarelo ou azul, mas se preferir discrição, os tons neutros e mais escuros são as cores que te deixarão mais confortável em usar. Como a peça já é bem básica, o brilho pode vir através dos acessórios, como um conjunto de brinco e colar, além da clutch bordada.

Para sair do convencional, ao invés de escolher um vestido, opte por um macacão longo de calça pantalona, também em modelagem mais simples, mas com um tecido elaborado, que contenha um brilho sutil ou padronagens em jacquard. Para ainda manter o estilo básico, aposte em cores escuras e neutras, preferencialmente o preto, e se tiver estampas, que sejam de baixo contraste. Finalize com brincos médios prateados ou dourados e com uma sandália de tiras e salto fino, além da clutch que deve ser lisa e sem brilhos, equilibrando com a informação que já contém no macacão.

Estilo clássico

Brilhos discretos, cores neutras e modelagens sofisticadas marcam o estilo clássico. Com uma imagem mais austera, as produções que combinam com a mulher tradicional são os modelos mais estruturados e com algumas partes marcantes, além de acessórios luxuosos e imponentes.

Reprodução/ Pinterest

Opte por um vestido longo em tecido mais rígido, como o tafetá ou zibeline, que seja ajustado na parte de cima, por uma modelagem que conte com fendas ou recortes, além de texturas como pregas e nervuras, que enriquecem a peça e trazem informação de moda de maneira sofisticada. O decote canoa é discreto, e pode vir tanto num vestido de mangas quanto de alças. A saia evasê deve ter um caimento mais rígido e contar com pregas. Nos pés, aposte nos calçados clássicos, como o scarpin de bico e salto finos ou a sandália de tiras finas, ambos na cor preta, nude ou em materiais metalizados com acabamento dourado ou prateado.

As festas são um momento oportuno para ousar: se você é clássica, aproveite a data para sair da zona de conforto e adicionar itens que geralmente não usa no seu dia a dia, mas que ainda mantenham a essência tradicional. Por exemplo, monte um conjunto inusitado de look para formatura saia e blusa. A parte de baixo pode ser longa e em tafetá, com modelagem bem reta, em cor neutra ou em tom mais chamativo, como vermelho, roxo ou amarelo mostarda. Combine-a com uma blusa ou body escuro todo trabalhado com brilhos de aspecto sofisticado. Incremente o visual com um poderoso conjunto de brincos, colar, pulseira e anel de strass – ou diamantes – que têm um brilho imponente, porém neutro. Uma clutch preta, bordada ou não, pode fazer par com um clássico scarpin na mesma cor, em material convencional como o couro, ou um pouco diferente, como o veludo.

Um macacão pantalona com decote transpassado em V, com cintura marcada e uma modelagem de alfaiataria, que conte com pregas e nervuras, pode ser uma opção mais discreta para o evento. Tonalidades escuras de cores frias como verde, azul ou roxo, em tecidos mais estruturados, porém maleáveis, como alguns tipos de crepe, são escolhas certeiras para performar com elegância na sua formatura. Adorne a produção com joias imponentes de pedras coloridas e os mesmos calçados clássicos dos outros looks: a sandália de tiras finas em cor neutra ou em tonalidade mais pronunciada. A bolsa ou a sandália podem conter detalhes contemporâneos como franjas de seda, trazendo modernidade e informação de moda ao visual.

Estilo romântico

Um dos modelos mais procurados de vestidos para festas em geral são os românticos: eles são elaborados em tecidos fluidos, cores ou estampas mais claras e delicadas, além de detalhes em babados, nervuras, bordados, rendas, e tudo o que a ocasião permitir. De minimalista o estilo não tem nada, e por isso, é ideal até mesmo para quem não é adepta ao estilo no cotidiano e pretende ser aclamada ao surpreender com um visual bem diferente.

Reprodução/ Pinterest

Para as românticas mais tradicionais, uma boa opção de look para formatura são os vestidos com camadas de babados, tanto mais longas quanto mais curtas. Bordados e aplicações também caracterizam uma peça mais delicada e feminina. Opte por uma modelagem de cintura marcada, ombros à mostra e comprimento longo. Cores claras e adocicadas são as preferidas das românticas. Complemente a produção com um penteado que mantenha apenas parte dos cabelos presos, com cachos mais grossos e soltos. Acessórios como brincos grandes com pedras coloridas ou transparentes trazem um toque de modernidade e ousadia ao look. Arremate o visual com uma sandália de bico quadrado, apostando na tendência da temporada em uma cor mais intensa, fazendo um contraponto com a suavidade do vestido.

Para unir seu estilo romântico com pitadas de fashionismo, nossa sugestão é mesclar a delicadeza e feminilidade que o tule proporciona, investindo em um vestido com uma saia armada com o tecido transparente e com o corpo simples, de modo que a modelagem marque a cintura e seja como um body mais longo, que apareça por baixo da saia. O toque final vem em investir em uma peça que contenha bastante informação, com o brilho dos paetês, transformando o item em uma vestimenta adequada para festas. Opte pelo composé em tons rosados, com um toque de marrom ou preto, o deixando mais imponente. Complemente o look com uma bolsa de mão dourada ou em cor mais discreta, com acessórios delicados de pedras ou apenas de metal, e um slingback de bico e salto fino na cor preta, branca ou nude, com ou sem detalhes aplicados, de acordo com seu nível de ousadia – e fashionismo.

Se você faz mais o estilo romântica moderna, o tule também pode ser o material coringa que deixa a peça com uma cara mais feminina e delicada, ainda mais se contar com padronagens de flores ou poás. Aposte em um vestido curto, com mangas longas, bufantes e transparentes. Prefira por peças que contem com camadas de babados e um volume mais pronunciado. Caso o vestido não valorize a cintura, coloque-a em destaque com um largo cinto preto de couro, trazendo imponência e modernidade ao visual com um item até então inesperado para uma festa mais formal e sofisticada como a formatura. Arremate o look com brincos pequenos de pedras, uma bolsa de mão com detalhes metalizados e uma sandália de tiras finas em material vinílico.

Estilo moderno

As mulheres do estilo moderno são conhecidas por seus looks diferentes e arrojados, que causam certo impacto com seu gosto que, muitas vezes, aprecia peças vanguardistas. Para um visual totalmente inusitado e fora do comum, fuja do óbvio vestido longo, ou do macacão fluido e aposte em um costume de alfaiataria. Isso mesmo! Para que a produção fique feminina, invista no look para formatura com calça mais justa ao corpo, de modelagem reta ou meio skinny; pregas e cós alto podem dar um diferencial mais sofisticado à peça.

Imagem inspiração looks formatura
Reprodução/Pinterest

Para a parte de cima, vista uma camisa branca social com modelagem sob medida, e ao invés de amarrar uma gravata no colarinho, aposte em um laço de cetim longo e desconstruído. Sobreponha a produção com um blazer no tamanho ideal para seu corpo. Prefira pelo conjunto em tecidos lisos e acetinados para causar ainda mais impacto, ou com texturas, como os modelos em jacquard, por exemplo. Arremate o look com joias minimalistas e com um scarpin preto clássico.

Se preferir por uma peça que fique no meio termo, opte por um macacão, mas que seja diferente do estilo clássico ou básico: aposte em um modelo sem mangas, com um profundo decote em V, cintura marcada e calça flare. A modelagem pode até parecer simples, mas para dar seu típico toque dramático, invista em peças com tecidos nada básicos, que incluam transparências, brilhos e recortes arrojados. Para causar ainda mais impacto com a produção, marque a cintura com um largo cinto de couro com fivela de metal prateado. Prenda os cabelos em um alinhado rabo de cavalo baixo e complemente com brincos pretos alongados. Nos pés, arremate com uma sandália ou scarpin meia pata preto.

Outra opção moderna com um quê de romantismo é investir no conjunto de saia longa + cropped. A parte de cima pode ser mais simples e curta, dando a vez para uma volumosa e transparente saia de tule brilhar. Ela pode conter aplicações e bordados com brilho. Mais uma vez, prenda os cabelos em um rabo de cavalo baixo e complemente, ou com brincos alongados, ou com uma poderosa gargantilha de pedras que brilhe muito quando a luz tocá-la. Finalize a produção inusitada com um slingback de salto alto e quadrado em cores nada neutras, como vermelho, amarelo, púrpura ou rosa pink.

Estilo criativo

Assim como a moderna, a mulher criativa gosta de inovar em suas produções. Ainda que seja um pouco menos vanguardista, ela sempre prefere por looks inusitados, coloridos e que mesclam estilos. Se você não abre mão de um vestido para formatura, opte por um modelo longo, que seja mais justo ao corpo e que valorize a silhueta em um profundo decote em V. Na parte da saia, escolha as modelagens que abusam das camadas de babados em um tecido mais estruturado, deixando os volumes mais rígidos e impactantes. A dica para que a peça fique com um aspecto diferente, é escolhê-la não lisa, mas estampada ou com texturas, que incluam bastante cores e diferentes padronagens. Complemente o visual com acessórios em tons que ornem com o do vestido e arremate com uma clutch bordada ou em formato inusitado e arrojado, como arredondada ou imitando uma mini mala.

Imagem inspiração looks formatura
Reprodução/Pinterest

Um visual impactante e diferente também pode ser conquistado com um vestido longo para formatura em tecido fosco, que conte com a parte de cima bem fechada por um decote quase de gola alta e com mangas longas. Aposte em peças que incluem texturas, como pregas e nervuras, a fim de enriquecer a peça e tirá-la da monotonia. Um diferencial do item pode ser uma generosa fenda originada de uma modelagem transpassada, e que conte com um forro que apareça propositalmente em um subtom do vestido. Opte por cores vibrantes para o look, como rosa pink, verde, azul, púrpura ou até mesmo o amarelo. Arremate com uma sandália fora do comum, com tiras e salto grosso, que acompanhe a cromaticidade da produção, formando um look monocromático.

Se você é adepta ao vestido mídi para formatura, compense o comprimento com uma peça em tecido acetinado, com volumes inflados como as mangas bufantes, punhos largos, franjas e sutis detalhes que fazem toda a diferença, como botões ou fivelas forradas da própria trama do vestido.

1 – Vestido Paetê Verde Jade – Iorane – R$ 2.489,00
2 – Vestido Midi Bana Bana Tomara que Caia de Franjas – Dafiti – R$ 896,90

Uma profunda fenda também pode diferenciar a peça e deixá-la com aspecto mais sofisticado e adequado para festas, além de recortes e drapeados, que estão fazendo parte dos looks mais atuais da temporada. Finalize o visual com brincos de pedras coloridas e com um scarpin de bico e salto fino e fivelas que prendam no tornozelo. Não esqueça que a cor do vestido é muito importante: se quer dar um aspecto mais romântico, prefira por tons suaves e adocicados, já se o desejo é pronunciar sensualidade, as cores intensas e mais escuras são as ideais.

Estilo sexy

Assim como o romântico, os vestidos de nuance sexy também são um dos mais procurados para festas de formatura, isso porque em ocasiões especiais, as mulheres sentem-se poderosas e livres para assumirem uma imagem diferente e mais ousada que as que estão habituadas no dia a dia.

Imagem inspiração looks formatura
Reprodução/Pinterest

Para quem não abre mão do vestido longo para formatura, a dica é investir em um modelo mais simples, que tenha a parte de cima mais justa ao corpo e marcando a cintura, além de um decote que contorne perfeitamente os seios e que deixe os ombros à mostra através de alças finas ou de uma modelagem mais estruturada, como acontece com o tomara-que-caia. A saia pode ser mais volumosa e rígida, contando, claro, com uma profunda e sensual fenda. Opte pelo look em cor escura e com brilhos que venham do próprio tecido ou através de bordados com pedrarias. Finalize o composé com sandálias de tiras e salto fino nude ou dourada e com um poderoso acessório na cabeça, como uma tiara mais grossa e com aplicações de pedrarias coloridas em tonalidades mais escuras.

Se ousadia é seu sobrenome, então aposte em um vestido sem volumes, porém, com muita transparência! O modelo pode conter camadas de babados, recortes, e principalmente, texturas ou padronagens, como poás, flores ou até mesmo desenhos abstratos, deixando a peça mais sofisticada. Por baixo, use um sutiã maior do que os que habitualmente usa e uma hot pants de acordo com seu gosto: mais curta ou um pouco mais longa. Finalize com uma clutch bordada ou lisa e com uma sandália preta de salto meia pata.

Para fechar as dicas com chave de ouro, o clássico vestido vermelho brilhante pode tornar o seu look de formatura muito mais sensual, apenas com o uso da cor, que remete ao amor, à paixão e ao poder. Opte por um modelo simples, com decote coração, alças finas ou com detalhes em babados e cintura bem marcada. A saia franzida pode conter uma poderosa fenda para potencializar o tom caliente do visual. Finalize o composé com brinco, colar, pulseira e anéis com a mesma cartela de cores, ou neutra, em tonalidades de prata ou dourado, ou mais ousado, com pedras escuras e brilhantes, além da sandália de tiras finas ou com salto meia pata, de acordo com seu gosto pessoal e estilo.

Looks para formatura no inverno

Caso o dia do seu evento aconteça em um clima frio ou chuvoso, não há porque se alarmar: providencie uma meia-calça cor de pele e uma sobreposição elegante, como um trench coat ou blazer em cor neutra ou com estampas clássicas que coordenem com sua produção.

Para quem não quer muito volume na parte de cima, outra opção é usar uma echarpe ou até mesmo um bolero de estética mais contemporânea e de trama mais grossa e quentinha para jogar por cima da produção. Quem prefere por visuais mais impactantes, é só investir em um poderoso casaco de pêlos ou em uma capa de tecido fluido ou estruturado – escolha de acordo com as peças de baixo, de maneira que mantenha o equilíbrio entre peso e leveza, além do aspecto brilhoso e fosco.

Looks para formatura convidada

A fim de não brigar com o look das formandas, é recomendável que os looks para formatura das convidadas sejam elegantes, mas em comprimento curto ou mídi, e que incluam outras peças além do vestido, como macacões e conjuntos de blusa + calça ou blusa + saia.

Imagem inspiração looks formatura
Reprodução/Pinterest

Opte por vestidos curtos com modelagem mais estruturada e com detalhes transpassados, cintura marcada e tecidos brilhosos ou de acabamento acetinado. Acessórios são muito bem vindos, como tiaras bordadas, brincos grandes e imponentes, além dos sapatos de salto alto, que são essenciais.

Para quem prefere por looks diferentes, a dica é apostar em macacões pantalona com decote mais pronunciados, ou em conjuntos de cropped + calça pantalona, ou ainda em cropped/bodys combinados à saias mídi ou curtas.

Onde encontrar todos os itens para produzir o look de formatura

No Paraíso Feminino você encontra desde as opções clássicas e tradicionais às mais arrojadas e modernas, a fim de fazer diferente em um dos dias mais memoráveis da sua vida, ou da vida de alguém que você ama. Convidada ou formanda, busque o que procura e encontre em nossa plataforma as opções mais autênticas em looks de formatura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *