Tendências

Exuberância cool: manga bufante

As peças com mangas bufantes carregam referências vitorianas e  oitentistas, mescladas ao espírito do tempo da contemporaneidade

Evocando uma fantasia com looks que fogem da monotonia, as mangas bufantes exalam com louvor seu perfume maximalista dos anos 1980, além de remeterem ao romantismo da Era Vitoriana do século XIX. As peças atuais assumem características exageradas, volumosas e impactantes, acompanhando uma tendência que está em constante expansão: a reação contrária aos visuais com pegada street.

Imagem inspiração com as mangas bufantes.
Reprodução/Pinterest

Desde a ascensão da Vetements, em 2015, o street vem dominando a cena fashion, mas como a moda é cíclica, a tendência vem demonstrando sinais de cansaço: ao que tudo indica, estamos nos inclinando a seguir uma estética oposta, onde buscamos enaltecer o extraordinário, o que explica o desejo por mangas bufantes, o toque acetinado, os babados, as cores, as estampas, e o toque ousado e vanguardista de algumas peças.

Imagem inspiração com as mangas bufantes.
Reprodução/Pinterest

Talvez esse comportamento seja apenas a transcendência de um sentimento comum da dualidade que os tempos atuais exalam: ao mesmo tempo em que as incertezas políticas e a profusão de más notícias rodeiam o mundo, o autoconhecimento e suas maravilhas instigam a procura por coisas mais lúdicas e leves, que sirvam como uma fuga da realidade, um estado de meditação constante. Afinal, a moda é isso. Expressão, coletividade e individualidade, e uma reação do subconsciente que acompanha o espírito do tempo. O despertar é inconsciente no começo, mas após injeção de consciência, nos aprofundamos e descobrimos o poder do desconhecido, ou, no caso da moda, do ressignificado.

Como anda a tendência nas ruas?

Imagem inspiração com as mangas bufantes.
Reprodução/Pinterest

As mangas bufantes têm precursor: Pierpaolo Paccioli, que de uns tempos pra cá, vem modernizando a alta-costura e injetando esplendor ao Prêt-à-Porter da Valentino, e desde então, várias outras marcas estão aderindo à ideia de evocar um mood mais lúdico como uma sábia resposta aos tempos atuais.

Imagem inspiração com as mangas bufantes.
Reprodução/Pinterest

É graças às influencers e às celebs que admiramos – e seguimos – que as tendências chegam até nós de maneira que se tornam item desejo. Mesmo muita gente torcendo o nariz para as mangas bufantes, elas são figurinha carimbada nos cliques do street style, e confessamos: os looks com a peça exuberante e romântica conquistaram nossos corações e incorporam os visuais mais incríveis e fashionistas da temporada.

E como usar?

Em perfeito equilíbrio com peças minimalistas, ou incorporada a looks fashionistas, as mangas bufantes, seja em blusas, vestidos, blazers ou macacões, podem figurar produções de diversas nuances, sendo extremamente versátil e adaptável a qualquer estilo e ocasião: ela vai do vestido de noiva às composições mais casuais.

Imagem inspiração com as mangas bufantes.
Reprodução/Pinterest

Encontramos as mangas que voltaram a circular ostensivamente nas ruas em peças com decote quadrado, – o queridinho da temporada – redondo, com gola alta e gola comum. O interessante da vez é fazer um match da peça com outras mais contemporâneas e casuais, ou assumir de vez um look “neo vitoriano”, super ousado e dramático.

Que tal incorporar um pouquinho – ou muita – exuberância no outfit? Não sabe como? Então acompanhe nossas dicas e inspirações para aderir ao item mais fashion da temporada:

Blusa de tricot: perfeita para o dia a dia, confere charme instantâneo até aos visuais mais básicos

A blusa de tricô com mangas bufantes é uma boa pedida para o dia a dia quando os termômetros estão marcando baixas temperaturas: ela é a união perfeita do confortável e estiloso. Volumosa, a peça encontra o perfeito equilíbrio com peças mais justas na parte de baixo, como minissaias e calça jeans, mas também é um ótimo complemento para visuais com saia mídi que estão monótonos e precisando de algo a mais. A blusa arremata os visuais com volume e uma exuberância contida.

Para visuais básicos, invista nas cores neutras, já para os ousados, opte pela blusa em cores impactantes como roxo, rosa, amarelo, laranja ou azul royal, e misture com estampas de poá, animal print, xadrez ou florais.

Camisas: versáteis, vão do cotidiano ao trabalho

Explorar a versatilidade das peças com mangas bufantes pode ser divertido e abrir a mente para combinações diferentes e que fujam do óbvio! O look trabalho, por exemplo, pode ficar mais interessante com uma camisa em tecido transparente – com blusa de alcinhas por baixo – e com detalhes bem românticos, como laço no pescoço e estampa de poá ou floral, combinado com calça jeans e um slingback de salto em um mood vintage. 

Imagem inspiração com as mangas bufantes.
Reprodução/Pinterest

O resultado é retrô, porém com pegada totalmente atual, além de romântico e elegante, e observe que apesar de incluir peças de aspecto despojado, a manga bufante tem o poder de elevar o nível de sofisticação dos visuais.

Blusas e croppeds: mil e uma possibilidades

Para as amantes de um estilo que exala elegância e sobriedade, também temos dicas: opte pela blusa com manga bufante em cores sóbrias e escuras, como preto ou azul marinho e combine com peças no mesmo mood, como pantalona, pantacourt, saia lápis ou mídi. 

Imagem inspiração com as mangas bufantes.
Reprodução/Pinterest

O importante é se atentar ao corte das roupas, sempre preferindo pelos mais retos e austeros, deixando as formas orgânicas apenas para as mangas. Para o look não ficar monótono ou careta, finalize com itens atuais, como cinto branco, um salto quadrado ou uma mule de bico fino e uma it bag.

Já os croppeds, podem incorporar visuais no melhor do mood casual chic, fazendo par perfeito com calças jeans ou minissaias.

Blazers: o xeque mate mais cool de qualquer visual

Que os blazers são as peças mais queridinhas da temporada, nós já sabemos, mas o item ganha conotações completamente diferentes quando aparece com o plus da manga bufante: ele assume a modelagem até mesmo dos vestidos, tornando-se peça única e arrematado com cintos, sapatos vanguardistas, além de muita atitude e sensualidade, com seus decotes que mostram o colo de maneira generosa.

Imagem inspiração com as mangas bufantes.
Reprodução/Pinterest

No street style, também deu as caras fazendo conjunto com saias ou calças, lembrando os sets de alfaiataria, mas totalmente ressignificados e com pegada cool.

Vestidos: a conquista certeira de um look fashionista

Ah, os vestidos de manga bufante! São extremamente impactantes, românticos, ousados e poderosos! As modelagens mesclam referências passadas e clássicas com detalhes modernos e contemporâneos, deixando as peças interessantes, agregando estilo, volume, textura e informação de moda a qualquer visual com apenas uma peça.

Imagem inspiração com as mangas bufantes.
Reprodução/Pinterest

As fashionistas amam: tanto os vestidos em cores impactantes como o rosa pink quanto os em cores neutras não deixam a desejar, incorporando os looks mais incríveis da temporada. Alguns tendem a ir para um lado mais romântico, outros, para o moderno ou luxuoso e exuberante, e todas as opções não precisam de muitos complementos: finalize apenas com uma bolsa média ou pequena em cor contrastante, um calçado com design arrojado, ou que acompanhe a nuance desejada e o sucesso está garantido!

Invista no impacto superatual do monocromático

Impactantes, os visuais monocromáticos que incluem a manga bufante como parte do composé são incrivelmente estilosos e fashionistas. Mas esqueça a ideia do all black e all white: eles são muito bem vindos, mas a ideia é ousar e realmente deixar o aspecto lúdico tomar conta da temporada, investindo nas cores da temporada e harmonizando com as modelagens, para não resultar em algo forçado ou caricato.

Imagem inspiração com as mangas bufantes.
Reprodução/Pinterest

Se a opção for montar um look com cores suaves, como os tons pastéis, prefira a blusa de manga bufante em tecido mais estruturado e reto, combinando-a com calças ou saias no mesmo padrão e finalize com acessórios atuais, como o cinto de correntes, um calçado em cor contrastante e uma bolsa impactante, de preferência com texturas diferentes.

O composé monocromático também valoriza a silhueta, ainda mais se incluir peças como a pantalona: a impressão de alguns centímetros a mais é garantida!

Sobre a tendência

Saber a história das peças que despontam como tendência é muito importante, já que o que vestimos diz muito sobre quem somos, nossas crenças e onde almejamos chegar. Tudo o que fazemos – consciente ou inconscientemente – reflete o que temos por dentro e serve como ferramenta de expressão. Lembre-se sempre de não se sentir forçado a aderir a certas coisas apenas porque “está na moda”: tenha o discernimento de saber o que tem a ver com você e o que faz parte do seu universo, mas nunca esqueça de manter a mente aberta para manter-se em busca do novo e do instigante.

Onde comprar

Se você se identifica, e acha que as peças com mangas bufantes agregarão ao seu estilo e expressarão parte de sua personalidade, nós te ajudamos: além das dicas, o Paraíso Feminino é um buscador incrível, que reúne as melhores lojas da internet, colocando ao seu dispor marcas maravilhosas. Busque pelo item desejo da vez e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *