Dicas de look Tendências

Manual da pantacourt: a peça que é um verdadeiro investimento para qualquer closet figura looks para todos os ambientes e estilos

Ascendente da pantalona, o modelo que é um pouco mais curto conquistou lugar cativo no closet feminino e incorpora desde visuais despojados para o dia a dia até os mais elegantes em festas e ocasiões especiais

Saindo do topo das tendências para conquistar o posto de peça essencial no closet, a calça pantacourt atingiu o mesmo patamar que sua ascendente, a clássica pantalona. O item que no início não teve uma boa recepção da maioria, agora figura desde visuais clássicos, básicos, modernos e até mesmo festivos. Para dar o tom desejado, é preciso se atentar à características como modelagem, tecido, aviamentos e as peças a serem combinadas com a calça.

Reprodução/ Pinterest

Mas, afinal, o que é pantacourt? O modelo nada mais é, do que uma calça pantalona de comprimento menor: ela tem uma modelagem ampla e pode ser simples ou mais elaborada, mas sempre com a barra abaixo dos joelhos e acima dos tornozelos. Ela fica bem em todos os tipos de corpos, vale apenas a atenção ao comprimento: quanto mais próxima do joelho, mais alonga, e quando for mais próxima do tornozelo, trará a impressão de uma silhueta mais achatada. Para quem se preocupa em harmonizar o biotipo, vale a pena prestar atenção a este pequeno, mas importante detalhe; já quem gosta de um visual mais criativo ou moderno, a escolha do comprimento é livre.

Mais casual ou elegante, a calça de modelagem ampla e comprimento abaixo dos joelhos pode ser um verdadeiro coringa no closet de qualquer mulher: sua versatilidade permite transitar desde o trabalho até um evento especial com o mesmo modelo, apenas mudando a blusa, sobreposição e calçado.

Reprodução/ Pinterest

Seguindo pela vertente da moda sustentável e do consumo consciente, vale a pena analisar se a calça pantacourt cabe no seu estilo, dia a dia e closet. Aqui fica nossa dica: mesmo que não goste do modelo, vale a pena dar uma chance à peça. Ela é extremamente confortável e promete fazer várias combinações incríveis com as roupas que já tem no closet, além disso, por sua modelagem não ser óbvia, traz estilo e autenticidade aos visuais de maneira descomplicada.

Como usar a pantacourt

Descubra como incorporar a calça pantacourt sem erros em diferentes estilos e ocasiões:

  1. Estilo básico

Para o dia a dia ou trabalho, a calça pantacourt pode ser uma das melhores opções para a mulher básica, que sempre preza por conforto e praticidade. Para a compra da peça valer a pena e ser um verdadeiro investimento, opte por cores neutras e de fácil combinação, como preto, azul marinho, cinza escuro, tons de bege ou até mesmo a branca (cuidado com a transparência), caso queira investir em mais de um modelo para variar as produções, estampas clássicas como listras ou xadrez são as mais indicadas.

Reprodução/ Pinterest

Uma das opções mais óbvias é combinar a pantacourt com camiseta básica de malha. Para compromissos informais, os modelos em tecidos mais fluidos como a viscose, ou em fibras naturais como o linho, são ótimas e confortáveis opções. Já para o trabalho, invista em fibras mais estruturadas, garantindo um visual mais adequado, como a jeans em lavagem sóbria, por exemplo. Combine a pantacourt com tênis casual para uma produção confortável e despojada, e se preferir por algo que mantenha o visual básico, mas com uma dose de elegância, aposte nas mules ou sapatilhas de couro. Uma bolsa utilitária de couro em cor lisa é sempre a melhor opção para se arrematar um composé despretensioso e funcional.

  1. Estilo clássico

Se a pantalona tem lugar garantido no closet da mulher clássica, a pantacourt tem tudo para também conquistar o merecido posto de peça coringa. Para visuais de nuance mais elegante e tradicional, opte pelos modelos da calça com corte de alfaiataria e em tecidos mais estruturados, que contenham informação como bolsos com ou sem zíper, cós com braguilha e botão, além de detalhes como pences ou pregas, que colaboram para um melhor caimento da peça no corpo. Além disso, as cores mais neutras e sóbrias também são importantes para quem prefere por um visual mais austero, como o preto, azul marinho, tons terrosos escuros e branco, quanto às estampas, as padronagens listrada e xadrez do estilo básico também valem para o clássico, sempre em tons neutros e de baixo contraste.

Reprodução/ Pinterest

Em modelagem adequada, como a de alfaiataria, a pantacourt é social, e pode ser usada em ambientes de trabalho com ar formal: combine a calça mais estruturada – mas num corte que não seja exageradamente amplo – com uma camisa ajustada ao corpo. Acessórios delicados, finos e discretos são os mais indicados para o look office, além disso, pode-se acrescentar uma terceira peça ao visual, como o colete de alfaiataria ou blazer combinando com a cor da calça, formando um proposital conjunto. Para a parte de baixo, aposte na dupla pantacourt com salto, mas dê preferência aos quadrados, que exalam uma nuance mais despreocupada, fazendo um importante contraponto à austeridade do conjunto formado pela calça + colete ou calça + blazer. Arremate com uma bolsa grande de couro em formato retangular ou quadrado em cor neutra.

Nos dias mais quentes, combine a pantacourt com uma blusa de seda com alças finas e arremate o visual com um clássico scarpin ou sandálias de tiras finas. O modelo da calça clochard também é uma opção válida e que pode agradar – e muito – as mulheres que optam pelo estilo clássico, além das opções transpassadas, que são diferentes, mas mantém uma aparência tradicional.

  1. Estilo esportivo

O conforto e praticidade da pantacourt incorpora looks esportivos com facilidade. Opte por tecidos maleáveis, como a viscose ou modelos em malha, com modelagem simples e cós de elástico, além dos modelos da pantacourt com fenda. As cores neutras ou com detalhes como listras laterais ou discretas estampas com tons mais pronunciados incorporados na peça, trazem à tona as principais características do estilo.

Reprodução/ Pinterest

Para quem tem um estilo de vida mais ativo e que passa longe da sedentariedade, nada mais justo do que deixar algumas partes do corpo em evidência: balanceie a amplitude da pantacourt com peças mais justas na parte de cima, como croppeds e bodys, conquistando um visual com um quê de sensualidade. Mescle tendências na produção, como um penteado de rabo de cavalo amarrado com um scrunchie colorido, além, é claro, de um tênis com pegada esportiva nos pés, com uma aparência mais robusta. Finalize com uma mochila pequena de couro, trazendo uma leve nuance sóbria ao visual.

  1. Estilo moderno

Com uma aparência que demonstra o quanto a moda é importante, a mulher moderna sempre preferirá pela pantacourt na cor preta ou em tons mais fechados e escuros, com uma modelagem impactante, seja por conta do tecido estruturado, seus aviamentos imponentes ou pela amplitude exagerada da modelagem.

Para um visual de fácil uso cotidiano, aposte na produção monocromática all black, composta por uma camisa básica e de modelagem mais solta, tênis e pantacourt com cinto de couro com fivela e detalhes em metal prata. O tecido da calça pode ser tanto mais fluido e simples, quanto estruturado e impactante, apresentando diferentes pretensões e alterando a proposta do look.

Reprodução/ Pinterest

Adorne o composé com um máxi brinco colorido e prenda os cabelos em um coque ou deixe solto com um lenço colorido, tornando-se o ponto focal da produção. Caso tenha um compromisso que seja necessário deixar o visual mais elegante, altere o calçado e finalize o look com uma sandália de salto quadrado e uma bolsa transversal com alça de corrente, trazendo à tona o espírito moderno do visual com uma pegada mais sofisticada, sem deixar de lado a autenticidade da produção.

  1. Estilo romântico

Com uma modelagem que favorece o estilo romântico, a pantacourt pode ser a peça coringa que faltava no closet de quem adere à uma aparência mais feminina e com toque retrô. Os tecidos fluidos e até mesmo acetinados são os mais indicados para incorporarem visuais delicados e românticos. As cores claras e pastéis, além de estampas florais e de poá são detalhes importantes na hora de investir na peça.

Reprodução/ Pinterest

Aposte em um visual com a pantacourt preta com bolinhas brancas e em uma camisa ou body amplo, que pode ser liso em tons rosados ou o inverso da calça, branco com bolinhas pretas, mas com a padronagem em tamanhos diferentes, para não parecer um conjunto. Para trazer o toque retrô do visual, invista em um óculos de sol modelo gatinho com armação branca de acrílico.  Finalize com uma sandália de salto quadrado ou até mesmo uma sapatilha ou mule preta ou branca, acompanhando as tonalidades do mix de estampas da produção.

  1. Estilo criativo

A pantacourt se encaixa com maestria no estilo criativo: sua modelagem ousada tanto em tecidos fluidos quanto mais estruturados, é capaz de render visuais com alta dose de inventividade. Cores lisas ou estampas abstratas e nada óbvias incorporam o visual de mulheres que gostam de mesclar estilos e inovar nas combinações.

Aposte em um mix de estampas entre xadrezes ou listras, ou se preferir, inove no mix de modelagens: invista na pantacourt jeans com modelagem bem ampla, em lavagem mais clara, com barra desfiada e bolsos grandes e combine-a com uma blusa ou camiseta mais justa ao corpo que contenha alguma textura, como pêlos, nervuras ou uma superfície brilhante. Jogue um casaco oversized por cima, que tenha uma aparência utilitária, com botões grandes e em cor neutra, como cinza escuro ou bege/cáqui. Finalize com uma bota, bolsa e cinto de couro em tons neutros ou coloridos, tornando-se o destaque da produção.

  1. Estilo sexy

À primeira vista ela não parece ser o modelo de roupa mais sexy de todos, mas atentando-se aos detalhes da pantacourt e combinando-a com as peças certas, a mulher que gosta de acrescentar toque caliente aos visuais, consegue se adaptar com o uso da peça com facilidade e elegância. Prefira pelos modelos em tecidos fluidos e com transparência – com forro, é claro – e por cores intensas, como o bordô e o uva.

Reprodução/ Pinterest

Usar a pantacourt para festa é uma opção nada óbvia e garante autenticidade e estilo a quem opta por inserir a peça em visuais para casamentos, formaturas ou em outras ocasiões especiais. Geralmente, em datas especiais o desejo em sentir-se mais poderosa fica ainda mais pronunciado, portanto, opte por uma pantacourt preta de musseline e combine-a com um body de renda na mesma cor. Caso sinta necessidade, jogue uma sobreposição elegante por cima, – sem vestir as mangas – como um blazer estampado em tons escuros e com modelagem mais ajustada. Aposte em acessórios como brincos cascata de strass e uma corrente fina e delicada no pescoço. Nos pés, use uma sandália de tiras finas na cor preta ou em um tom de roxo ou vermelho. Arremate com uma bela maquiagem e uma clutch com material brilhoso ou com bordados de paetê, trazendo glamour ao composé.

Caso prefira, substitua a calça pelo preto macacão pantacourt com um generoso decote em V e fendas laterais, onde o resultado elegante e sofisticado também é mantido com a peça única.

Pantacourt onde comprar

A pantacourt pode ser uma opção interessante tanto para a festa, o trabalho, o dia a dia e até mesmo para os dias de praia, e é adequada para mulheres de qualquer idade e biótipo, basta escolher a modelagem certa e apostar nas combinações que mais representem seu estilo ou ideia de look.

E um lembrete: não use as dicas apenas especificamente com o seu estilo pessoal, mas as interprete de outras maneiras, pensando em ocasiões em que precisa ser ora mais clássica e elegante, ora em que a essência criativa precisa prevalecer. Além disso, vestir-se conforme seu humor também é uma boa opção para sair da monotonia e da zona de conforto que criamos no ato de se vestir durante a correria do dia a dia. Adapte as inspirações de acordo com seus gostos e preferências, garantindo um visual autêntico e cheio de estilo.

E não deixe de conferir as diversas opções da calça pantacourt no Paraíso Feminino. Eleja seu modelo favorito e invista em uma peça versátil e atemporal, que fará parte de looks adequados a diversos lugares e ocasiões. Confira agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *