Tendências

Moda coreana e atitude k-pop: o gênero musical sul-coreano que inspira roupas e comportamento em todo o globo

Roupas coreanas estão em alta graças ao korean-pop e seus idols que têm um enorme alcance de influência, principalmente em relação à moda e suas tendências

Reprodução/Pinterest

Provavelmente você lembra do primeiro hit korean-pop que trouxe à tona todo o potencial musical e fashion do país asiático para o lado ocidental: Gangnam Style, do PSY, que bateu recordes de visualizações no YouTube. Hoje, grupos como BTS, EXO e Blackpink dominam as plataformas de streaming, principalmente aqui no Brasil, já que somos o quinto país no globo que mais consome o gênero musical. Intencionalmente arquitetado, desde a proposta da construção musical em si, até os próprios integrantes, o k-pop forma idols disciplinados e influentes, ditando tendências e influenciando o desejo pela moda coreana.

Leia também: ESTAMPA XADREZ: TENDÊNCIA INVERNO 2021.

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Falando em moda coreana, não faz muito tempo que as principais marcas de luxo do ramo perceberam o enorme poder de influência que os k-poppers exercem sobre jovens de todo o globo. Louis Vuitton, Chanel, Gucci, Saint Laurent, Fendi, Burberry, Celine e Dior são algumas das maisons que investiram na potência influente de nomes como G–Dragon, KAI, Jennie e Rosé, ambas do Blackpink. A parceria torna as tradicionais marcas mais atraentes ao público-alvo da vez, a geração Z, além de trazer um frescor, mesclando luxo e cultura contemporânea, e devemos observar também o óbvio: o mega poder de influência dos idols traz lucros imensuráveis às brands.

Combine com:

CAMISETA COLCCI ARARAS PRETA – R$ 109,99

Não à toa o governo sul-coreano criou o departamento de k-pop no Ministério da Cultura, onde destina verba para a formação dos grupos que, quando alcançam o sucesso, faturam valores que impulsionam significativamente a economia do país, como é o caso do BTS e do seu faturamento equivalente a 30 bilhões de reais, que corresponde a 0,3% do PIB da Coreia do Sul.

Leia também: Como montar looks de inverno com peças básicas

PÚBLICO-ALVO: GEN Z

Reprodução/Pinterest

Combine com:

A geração Z é a principal consumidora do k-pop, não somente em relação à música, mas ao comportamento, e principalmente à moda coreana, que é a principal forma de comunicação não-verbal para demonstrar pertencimento ao movimento e seus ideais. A palavra-chave de quem é adepto ao movimento é fluidez: seja de gênero, por não fazer muitas diferenciações entre feminino e masculino, ou de estilo, já que os grupos são formados por muitos membros de diferentes propostas visuais. Alguns carregam uma identidade mais fashionista, enquanto outros transitam entre o clássico,  athleisure e o dramático, com nuances de romantismo, embora todos exerçam uma forte presença com o tom moderno.

UMA ESTÉTICA FLUIDA E DELICADA

Outro aspecto interessante a se observar em relação ao diálogo entre moda coreana e k-pop é a maior liberdade de expressão masculina: os homens usam maquiagens leves, cores claras e transmitem um aspecto mais fluido, já que na cultura coreana a harmonia da estética masculina é encontrada em traços mais delicados, enquanto as mulheres também prezam por essa estética soft, mas com um quê inocente e sensual de lolita e das influências mais performáticas dos mangás e da cultura asiática em geral.

A MODA COREANA E O ESTILO K-POP

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Grande parte das referências do k-pop têm como origem a própria cultura asiática, que já é conhecida por seu ar inovador e ousado. Além disso, animes e mangás são grandes influências para a moda coreana, que é colorida, divertida, jovial e fora das convenções: aspectos bastante similares aos sentimentos procurados pela geração Z.

De maneira geral, o visual k-pop é composto por muitas cores, elementos do streetwear com alfaiataria, uma dose de dramaticidade, e no caso dos grupos femininos, uma sensualidade sutil e quase inconsciente – embora a construção de imagem seja estratégica e intencional. Além dos próprios artistas, os k–idols, fãs dos grupos de k-pop, também acabam ditando as tendências do gênero, já que eles são os “responsáveis” por trazer  a moda coreana de maneira mais popular e por adaptar a essência dos visuais dos idols às suas possibilidades e aos traços característicos da cultura de cada país.

Combine com:

Confira algumas peças-chave que fazem parte do estilo k-pop e da moda coreana, que é totalmente influenciada e difundida mundo afora graças ao gênero:

Leia também: Peças em tricot: a textura da vez.

ROUPAS COREANAS INFLUENCIADAS PELO ESTILO K-POP

Reprodução/Pinterest

Saia de pregas

Uma das roupas coreanas mais características no estilo k-pop feminino é a minissaia de pregas tipo colegial! O item fica ótimo em composições modernas com croppeds tipo camisa ou mais sensuais, tipo corset e com calçados mais robustos, como botas ou sandálias meia-pata. Apesar das pregas serem destaque, o modelo godê também se encaixa na proposta. Para ambos os modelos propostos, a estampa xadrez é a preferida!

Combine com:

Camisetas e camisas

As t-shirts e camisas estão sempre presentes nas composições da moda coreana, principalmente com minissaia, e por vezes, sendo a parte de baixo de sobreposições tipo colete de tricô ou de vestidos mais justos. As modelagens oversized ou os comprimentos croppeds  também podem ser bem exploradas nos looks, além das estampas coloridas e nada básicas.

Combine com:

Moletom

O moletom marca presença em diversos looks k-pop. Sejam os modelos mais tradicionais fechados e com capuz em tamanho normal, ou tipo cropped, seja em versões básicas ou modernas com recortes e detalhes tipo ilhós e cadarços.

Tons pastel

Apesar de cores fortes e vibrantes também marcarem presença nos visuais, as tonalidades pastel ganham destaque na moda coreana, ainda mais quando inseridas em blocos de cores e looks monocromáticos com o plus de acessórios divertidos e nada básicos.

Combine com:

CALÇADOS DA MODA COREANA ESTILO K-POP

Reprodução/Pinterest

Diversão

A diversão é um adjetivo presente nos visuais da moda coreana, trazendo frescor e jovialidade aos looks. Além das cores e estampas, um acessório que acaba tornando-se um elemento de estilo marcante na estética são os pequenos bichos de pelúcia usados como chaveiro de bolsas e mochilas.

Combine com:

O símbolo é tão presente, que uma coleção foi criada usando um urso de pelúcia como elemento central, numa collab entre Gucci e Kai, artista coreano do k-pop.

Calçados

Tênis casuais, botas mais robustas, mocassins modernos e sandálias e outros calçados com salto plataforma são os sapatos mais vistos nos pés tanto dos k–idols quanto dos artistas. Combinar tanto meia-calça quanto meias de cano longo são ótimas maneiras de estilizar o look com as roupas coreanas e deixá-lo mais moderno, ousado e criativo.

Combine com:

Meias

As meias são um acessório importante e um elemento de estilo dentro dos visuais da moda coreana e da estética k-pop proposta por ela, principalmente as de cano longo, que podem ser usadas tanto com tênis quanto com sandálias mais robustas, formando um look ousado e com aroma criativo e divertido.

CABELO/ MAKE K-POP

Reprodução/Pinterest

Cabelo

Cabelos coloridos são comuns entre k-idols e k-poppers, principalmente em tonalidades mais claras. Além disso, um corte em específico, o hime cut, que consiste em uma franja na altura das orelhas robusta e reta, com o restante dos cabelos longos, como se fosse dois em um, tem feito bastante sucesso e complementa as principais características da moda coreana. Entre as adeptas estão Rosé do Blackpink, e Momo, do grupo Twice. O corte de cabelo tem uma ampla e interessante história, além de carregar referências que vão desde animes e mangás até a dinastia japonesa.

Combine com:

Acessórios de cabelo

Bucket hat, bonés e boinas são acessórios que aparecem constantemente complementando os looks na proposta das roupas do k-pop. Além disso, para quem quer um visual mais elaborado e com aroma mais delicado – e moderno – as presilhas com palavras, pérolas e outros padrões também são ótimas opções para quem quer aderir ao estilo da vez.

Combine com:

Maquiagem

Tanto para as mulheres quanto para os homens, a maquiagem inspirada no universo k-pop é leve, inspira naturalidade e age como uma continuidade das roupas coreanas. Os principais aspectos são os delineados com foco no final das pálpebras, tipo gatinho, com alguns traços clássicos ou modernos e vazados, seja em preto ou colorido e o batom avermelhado com as laterais esfumadas e o centro mais forte e sólido.

Combine com:

Para falar da make coreana é preciso relacioná-la ao skincare que tornou-se referência no mundo inteiro, com cuidados minuciosos com o rosto e diversos produtos para manter a aparência da pele saudável e impecável, fazendo com que a maquiagem mais leve e natural tenha uma base quase “perfeita”.

Moda coreana onde comprar

É possível se identificar completamente com a moda coreana ou com apenas algumas partes dela. Aproveitar as tendências para incorporar somente aquilo que faz mais sentido, de acordo com nossa personalidade, é praticar uma moda mais consciente, coerente e inteligente! Encontre no buscador do Paraíso Feminino tudo o que procura para aderir – completamente ou parcialmente – à estética do gênero musical da vez. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *