Dicas de look

Outubro Rosa 2020: faça parte deste movimento

Saiba como surgiu outubro rosa e maneiras de espalhar a importância da conscientização através da moda

Reprodução/Pinterest

O Outubro Rosa é um movimento de conscientização feminina sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama e contra o câncer do colo do útero. Achamos importante frisar aqui, que o autoconhecimento é essencial, inclusive levar esse conhecimento para seu corpo do lado de fora e manter o frequente contato físico com ele é necessário, mas saiba que somente o autoexame não é o suficiente para prevenir os dois tipos de câncer, principalmente o de mama: a mamografia e o papanicolau são exames médicos essenciais para a prevenção e possível descoberta de ambas as doenças.

Leia também: As tendências da primavera/verão 2021.

Reprodução/Pinterest

É com todo amor que dizemos: cuide-se, ame-se e previna-se através dos exames necessários. E para quem ainda tem dúvidas de qual a importância do Outubro rosa, a cor simboliza o sentimento de querer levar essa consciência ao maior número de mulheres possível e carrega toda a história por trás do movimento que surgiu em meados de 1990 em Nova Iorque, EUA.

A cor como mensagem e comunicação não-verbal

E como somos um portal de moda que leva o assunto além, vamos abordar o tema de uma maneira que possibilite levar essa mensagem de amor e prevenção através das roupas que usamos. O rosa é uma cor comumente associada ao sexo feminino por inspirar delicadeza, doçura e o amor romântico – e não pense que estas características limitam, pois é apenas uma associação inconsciente que pode ser intensificada ou atenuada de acordo com nossas intenções.

Existem diversas tonalidades de rosa, e suas variações podem inspirar diferentes significados: o rosa claro nos remete à delicadeza e romantismo, algo mais doce e inocente, enquanto o rosa choque, inventado pela estilista Elsa Schiaparelli, carrega em si uma conotação mais provocativa, impactante, jovial e moderna. Independente da nuance, podemos usar a cor a nosso favor, para autoexpressão e para demonstrar apoio à causa do Outubro Rosa, que é outro motivo que associa a cor a um significado diferente, de conscientização e prevenção. Já tinha parado para pensar nisso?

Além disso, quem já superou a doença ou está passando por essa fase difícil, usar a cor rosa nas roupas pode trazer alegria e esperança em viver, como uma ferramenta de autoestima, como uma mensagem pessoal lembrando que a beleza vai além do físico: somos mais que um corpo, embora ele seja precioso e de valor imensurável; somos nossas ideias, nossos feitos e os aprendizados que adquirimos com nossas vivências, e tudo isso é motivo de orgulho e segurança em ser quem somos.

Combinações de rosa entre estilos

Uma tonalidade mais clara para quem é mais básica e discreta, e altas doses de ousadia e solidez para quem quer expressar modernidade e uma relação íntima com o mainstream da moda. Descubra aqui a maneira que você mais identifica seu estilo e espalhe a mensagem de conscientização do Outubro Rosa para o maior número de mulheres possível com muito estilo e autenticidade.

Básica

Reprodução/Pinterest

Sabemos que branco e preto são os queridinhos das básicas, mas que tal trocar a cor por camisas e camisetas rosa candy ou naquelas tonalidades conhecidas como blush ou rosa queimado, um pouco mais terrosas? Combine as peças com os essenciais de todos os dias: calça, saia ou shorts jeans. Para deixar os visuais mais elegantes, crie contrastes com um cinto preto ou com uma bolsa de couro.

Quando o rosa é combinado com preto, assume uma característica mais discreta e elegante, apesar do contraste, mas se você gosta de médio ou baixo contraste, opte por acessórios marrom ou branco, sabendo que a última opção oferece uma proposta mais alegre, fresca e jovial. O ideal é trazer sua personalidade mais discreta quebrando as cores com o preto, azul marinho ou marrom escuro.

Clássica

Reprodução/Pinterest

O rosa parece uma cor improvável para se inserir no estilo clássico, mas saiba que com as combinações, tecidos e tonalidades certas, a cor torna-se extremamente elegante e leva mais alegria aos visuais, quebrando um pouco a austeridade das composições.

Além do toque mais leve, acrescente boa dose de informação de moda aos visuais preferindo pelo rosa pálido ao escolher um conjunto de alfaiataria, por exemplo. Para uma silhueta contemporânea, opte pelo blazer alongado e por uma calça reta, estilo pantalona. Finalize com acessórios sofisticados e com um scarpin clássico de bico fino nos pés. Você pode usar uma bolsa bem estruturada de couro na cor preta ou na cor branca, e tanto uma opção quanto a outra, são capazes de modificar completamente a proposta e impressão que o look como um todo causará. Aproveite a oportunidade do Outubro Rosa e experimente a combinação monocromática com toques de alto ou baixo contraste.

Esportiva

Reprodução/Pinterest

Ao inserir o rosa aos visuais de nuance esportiva, damos à cor um significado mais jovial e cool. E para acentuar a proposta, aposte em bases de roupas que formem uma silhueta mais justa, revelando a real forma de seu corpo, para depois inserir sobreposições – se quiser.

Invista em um cropped com uma minissaia em um visual monocromático ou um cropped com calça cargo rosa claro, combinando com um azul na mesma intensidade de cor. A união das cores em tonalidades mais claras e delicadas, de aspecto pálido e até mesmo desbotado nos remete à onda do tie-dye, inspirando contemporaneidade e apreço por tendências, além de inserir todo o conceito da técnica setentista do amarra-e-tinge. Use acessórios como o bucket hat e a shoulder bag. Nos pés, tênis imponentes e robustos finalizam o look com estilo.

Leia também: Como usar vestidos longos de Verão.

Moderna

Reprodução/Pinterest

A ousadia é uma característica que corre nas veias das adeptas ao estilo moderno: seja no dia a dia ou em – principalmente – ocasiões especiais, espere por combinações nada óbvias e cheias de impacto. O rosa pink é a tonalidade que mais consegue representar o estilo, pois exala esse ar mais vanguardista e ousado. Opte por usar a cor em peças bem estruturadas e angulosas, além de optar por combinações monocromáticas ou com tonalidades de verde. A dupla vermelho + rosa pode até ter caído no gosto de muita gente, mas usá-las na prática, no dia a dia, pode ser a especialidade das modernas.

No dia a dia, blazers alongados com tênis rosa e calça de alfaiataria + blusas ou camisas de modelagem ampla são boas opções para se investir nas combinações de cores entre o rosa ton sur ton, o verde ou o vermelho, enquanto que para ocasiões especiais, os vestidos rosa pink em tecidos com caimento mais rígido, que brinca com recortes e transparências e modelagens infladas e volumosas são uma boa pedida para usar a moda a favor do Outubro Rosa.

Sexy

Reprodução/Pinterest

Para aderir ao ideal de espalhar a conscientização do Outubro Rosa através das roupas dentro do estilo sensual, de maneira sutil, aposte no slip dress midi aliada a sandália de tiras rosa pink. O modelo em tecidos acetinados já é sexy por si só, e você também pode quebrar essa proposta com uma sobreposição bem estruturada ou com tênis nos pés.

O vermelho + rosa é uma combinação bem ousada e que transmite confiança, mas o rosa queimado com preto, principalmente se a última cor aparece em detalhes como na renda do slip dress, por exemplo, assume características natas do estilo mais feminino e poderoso.

Romântica

Reprodução/Pinterest

O rosa já foi considerado a cor que representa o estilo romântico – mas de maneira caricata, é claro. E como aqui no Paraíso Feminino nós gostamos de propostas mais ousadas, autênticas e criativas, que tal levar a cor para um lado mais moderno, porém ainda assim, dentro de uma proposta romântica?

Para aderir à proposta do Outubro Rosa escolha um vestido de modelagem solta e ampla, com recorte abaixo do busto e camadas de babados para trazerem volume e movimento à peça. Um tecido translúcido como a organza ou o tule são opções ousadas e que trazem um impacto fashionista e moderno ao vestido, mesmo que as tramas apareçam somente em recortes. Mangas longas e bufantes, além de um decote também com babados potencializa o tom romântico da roupa. Complemente o look com brincos grandes e uma tiara, ambos com pérolas ou com pedrarias mais escuras. Nos pés, use scarpin rosa claro ou tênis.

Leia também: Biquíni 2021 tendência: os modelos certeiros de moda praia para apostar neste verão.

Criativa

Reprodução/Pinterest

Para um visual criativo e fora dos padrões, opte pelas tonalidades mais vibrantes do rosa e combine-o com cores quentes como o amarelo, o laranja e o vermelho. Use conjuntos de alfaiataria com calça, blusa e blazer em cores diferentes e vívidas, além de acessórios grandes e de design arrojado.

Já que o estilo criativo prioriza a autoexpressão acima de tudo, que tal investir em peças exclusivas, de marcas que apoiam a causa do Outubro Rosa e que trabalham com o feito à mão? Una a peça rosa de sua escolha com um bordado de mamilos, por exemplo, que mesmo que seja uma ideia não muito acatada pela maioria, além de se encaixar com a proposta da conscientização da importância da mamografia, expressa o conceito de que nossos corpos são livres, e podemos mostrá-los como quisermos, sem sermos julgadas ou sexualizadas por isso.

Conheça nosso buscador 

Esperamos que você consiga usar a moda como uma ferramenta de expressão, autoestima, e principalmente de conscientização durante o Outubro Rosa. E caso esteja procurando por roupas, calçados, acessórios ou cosméticos que te ajudem nessa missão, conte com as diversas opções disponíveis em nosso buscador. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *