Dicas de look Novidades

Outubro rosa: a moda por uma boa causa

Demonstre sua conscientização e apoio à causa que tem como intuito conscientizar o autocuidado e a prevenção contra o câncer de mama inserindo o rosa nos looks do dia a dia

As origens do Outubro Rosa

Iniciado nos Estados Unidos em 1990, o Outubro Rosa é uma campanha de conscientização feminina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama através da mamografia e do autoexame. Seu símbolo é um laço rosa que foi criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído na primeira Corrida pela Cura em Nova York em 1990.

Look inspiração com as cores da campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama.
Reprodução/Pinterest

No Brasil, o movimento teve início em 2002 quando uma luz rosa iluminou o Obelisco do Ibirapuera – a iniciativa veio de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama.

Como carregar a mensagem de apoio à causa no dia a dia?

Mesmo que hoje em dia pessoas, empresas e entidades apoiem fortemente a causa, ainda existem mulheres que não tem o devido conhecimento sobre a importância do autoexame, de se tocar e de se enxergar com mais amor e cuidado. 

Look inspiração com as cores da campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama.
Reprodução/Pinterest

E como sempre reforçamos a ideia de usar a moda para expressar sua história, crenças e aspirações, apostar na cor rosa durante o mês de outubro demonstra apoio à causa e o sentimento de unidade que pode motivar outras pessoas a se cuidarem e se prevenirem.

Um toque de rosa no estilo clássico

O rosa pode não ser uma cor muito usual no closet das mulheres clássicas, mas para inserir a tonalidade por uma boa causa, invista no tom mais claro e suave, e aposte em peças como camisas de crepe, seda ou chiffon combinadas à calça de alfaiataria em tons sóbrios e neutros como o preto ou azul marinho para contrapor com a ousadia do rosa.

Look inspiração com as cores da campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama.
Reprodução/Pinterest

Um vestido tubinho em um tom mais intenso de rosa pode ser incorporado ao look clássico desde que uma sobreposição com colete de alfaiataria alongado ou blazer sejam combinados à peça, também é importante investir na terceira peça em tons neutros, como preto, azul marinho e até mesmo o bege, que pode deixar a composição mais suave, caso seja a intenção. Nos pés, uma sandália de tiras e salto fino ou scarpin arrematam a produção junto à uma bolsa média estruturada de couro.

Caso ache o rosa ousado demais para ser incorporado às roupas, aposte em acessórios com uma tonalidade mais discreta e fria, como os tons de rosa que vão para o bege ou cinza: bolsas, lenços ou calçados podem ser uma maneira clássica e elegante de aderir ao Outubro Rosa e manter seu estilo mais tradicional, além disso, manter as formas austeras e as linhas retas que são características da mulher clássica, também mantém seu DNA em evidência.

All pink para as modernas

A mulher moderna não se importa em alterar as formas de seu corpo com as roupas: ora ela usa peças bem estruturadas, ora peças oversized que deixam a silhueta num shape mais largo e despojado, mas sempre com elementos que mantenham o look com certa dose de sobriedade e dramaticidade.

Look inspiração com as cores da campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama.
Reprodução/Pinterest

Entre na proposta do Outubro Rosa com um visual monocromático impactante com peças únicas como vestidos de mangas bufantes e babados em tecidos fluidos e com transparência, ou com macacões com ares utilitários e silhueta over. Peças com recortes assimétricos e desconexos também são interessantes e podem mesclar várias tonalidades de rosa em apenas uma roupa. 

No caso das peças em tecidos fluidos, quebre um pouco o romantismo do visual com modelos de coturnos pretos e robustos, já para as silhuetas over, traga feminilidade com sandálias de tiras e salto fino, que também podem ser na cor rosa, desde que tragam um textura diferente em couro, vinil ou até mesmo veludo.

Rosa + amarelo: exale criatividade 

Cartelas de cores inusitadas e combinações ousadas fazem parte do universo colorido da mulher criativa. Um dos estilos mais alegres da moda pode aderir ao Outubro Rosa nos looks, combinando a cor adocicada à energia do amarelo.

Look inspiração com as cores da campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama.
Reprodução/Pinterest

Aposte em uma saia mídi amarela com bordados ou texturas diferentes + uma camisa em tecido fluido em um tom mais adocicado da cor solar e amarre um lenço rosa por baixo da gola da peça. Nos pés, os modelos da sandália de salto quadrado que são coloridos ou que tem texturas e aplicações, podem ser uma ótima opção para arrematar o look criativo. Além disso, as bolsas com pegada rústica e natural trazem leveza ao composé e potencializam a veia criativa do visual.

Assim como o look sugerido, uma maneira interessante e delicada de incorporar o rosa a qualquer produção, é investir em lenços nas diversas tonalidades de rosa: além de aderir à campanha do Outubro Rosa, o acessório pode carregar diversos significados sensíveis e empáticos.

Clique aqui e saiba qual o vestido amarelo ideal para seu estilo!

Acento neon em looks esportivos

O estilo esportivo se assemelha muito ao básico pela questão da praticidade, simplicidade e conforto. O que realmente o diferencia é que ele tem uma pitada a mais de ousadia e uma veia sexy que pede por peças que marquem mais o corpo, devido ao seu lifestyle mais agitado.

Look inspiração com as cores da campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama.
Reprodução/Pinterest

E para as mulheres do estilo esportivo que já estão acostumadas a se cuidarem, fica o nosso lembrete: aproveite o Outubro Rosa e se toque! A prevenção é a melhor maneira de viver uma vida feliz e cheia de saúde! Caso esteja em dia com você mesma, temos uma dica de look que pode ajudar as amigas e familiares a se lembrarem de fazer o mesmo:

Insira o rosa neon em detalhes de peças que realmente pertençam ao sporty style, como as calças jogger com listras laterais fluorescentes e tops cropped ou camisetas básicas de malha com estampas que também podem contar com o toque neon. Caso queira usar o look em ocasiões além da casualidade, invista na calça em tecidos mais finos, como os com toque acetinado, que trazem elegância na medida certa, além de finalizar com sandálias de salto alto ao invés de tênis. Sobreposições como coletes ou quimonos também são super bem vindas e deixam o visual muito mais interessante.

Rosa adocicado para as românticas

Em pleno Outubro Rosa, o estilo romântico tem tudo a ver com a proposta de looks que levam a cor feminina: opte por seus tons mais claros e adocicados, ou por suas versões mais quentes como o rosa blush, por exemplo.

Look inspiração com as cores da campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama.
Reprodução/Pinterest

Caso você goste do estilo romântico numa pegada mais moderna, passe sua mensagem de conscientização investindo num conjunto de alfaiataria de blazer + shorts ou calça num tom claro e suave de rosa junto a um tênis casual na mesma cor e à uma bolsa branca lisa ou com bordados e aplicações delicadas.

Se você opta pelo lado mais tradicional do romantismo, as saias rodadas ou evasê em cetim num rosa adocicado + croppeds ou camisas em tecidos que tenham certa transparência e que contem com babados, mangas bufantes e decote quadrado são a dupla perfeita para o seu look do dia cheio de significados intrínsecos. Além das peças, acessórios dourados e delicados, ou com pedras na cor rosa ou as próprias pérolas, reforçam o lado feminino da produção.

As mangas bufantes tiveram seu retorno triunfal e carregam referências de diversas décadas! Confira aqui nossa matéria completa sobre o tema.

Rosa como ponto focal em looks básicos

Uma cartela neutra e versátil faz parte do estilo básico, mas, por uma boa causa vale a pena inserir o rosa nos looks, não acha? Mesmo que não tenha nenhuma peça na cor da vez, aposte nos acessórios no rosa pink para serem o ponto focal do look!

Um visual composto por calça, shorts ou saia jeans + camisa ou camiseta branca básica, pode ganhar novo fôlego com um brinco geométrico médio, um colar de correntes de elo em acrílico, um acessório de cabelo como presilhas, lenços ou tiara, uma bolsa de couro ou plástico ou um tênis ou mule rosa pink.

Look inspiração com as cores da campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama.
Reprodução/Pinterest

Se não quiser investir nos acessórios, uma boa dica é apostar nas camisetas tie-dye que contem com o predomínio da cor rosa: além de continuar básica e por dentro de uma das maiores tendências da estação, estará aderindo à transmissão da mensagem de conscientização, que é tão importante!

Confira aqui sobre o retorno do tie-dye!

Faça sua escolha e mantenha seu estilo com um toque de conscientização e apoio à uma causa tão importante.

Rosa + vermelho para a mulher sexy

Aproveitando o Outubro Rosa, a mulher do estilo sexy, antes de usar lindos e generosos decotes, deve fazer o autoexame e a mamografia como forma de se prevenir contra o câncer de mama. Com a consciência tranquila por estar cuidando da própria saúde, pode usar o rosa nos looks para demonstrar apoio e aderência à causa.

Look inspiração com as cores da campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama.
Reprodução/Pinterest

Para o dia a dia, aposte em blusas na cor rosa: pode ser uma mais simples de alças finas com toque acetinado ou uma camisa em cor neutra, com alguns botões abertos, formando um decote que mostre uma bela lingerie rosa com renda. Para a parte de baixo, saias com fendas ou calças mais justas e com cintura alta podem ser combinadas à tênis ou à sandálias que deixem boa parte dos pés à mostra, como os modelos de tiras ou transparentes.

Da maneira que puder, apoie a causa e propague a mensagem

Seja num papo entre amigas, em postagens nas redes sociais ou nos seus looks do dia, aproveite o Outubro Rosa para passar a preciosa mensagem de prevenção e autocuidado! A força feminina também vem do coletivo, e apoiarmos umas às outras em qualquer circunstância pode salvar vidas – não só em outubro, mas em todos os outros meses do ano.

Leia mais sobre os cuidados com as mamas que se deve ter durante o ano inteiro, no Inca (Instituto Nacional de Câncer)

O câncer de mama mata quase 60 mil mulheres por ano, mas se diagnosticado precocemente, tem altas chances de cura. Se toque! Faça isso por você mesma hoje!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *