Dicas de look Tendências

Resgate a jardineira do closet e inspire-se com 4 looks estilosos

Aproveite a atemporalidade, conforto e versatilidade da peça para investir sem medo

Reprodução/ Pinterest

Derivada dos macacões criados por volta de 1890 para vestir mecânicos e operários dos Estados Unidos e Europa, a jardineira é item atemporal no closet, além de ser uma peça super versátil, encontrada principalmente em jeans, mas também em versões mais atuais que mantém a estética despojada e utilitária da roupa, mas que insere doses de elegância, criatividade e modernidade.

Qual a diferença entre jardineira e macacão?

Embora pareça que jardineira, macacão e salopete são a mesma coisa, existem diferenças nítidas entre as peças, e depois desses esclarecimentos, você nunca mais irá confundi-las!

Reprodução/ Pinterest

O macacão é uma peça única, que tem a parte de cima e de baixo unidas. Ele é composto por uma modelagem com calça + parte de cima que pode ser um modelo de camisa, regata, blusa, etc., enquanto a jardineira também é inteiriça, mas pode ser curta, com shorts, ou longa, com calça combinada com a parte de cima que conta com alças reguláveis, tipo suspensório e cavas bem profundas, sempre pedindo por uma blusa, body, top, camiseta ou camisa por baixo.

Se a parte de baixo da jardineira tipo saia, então ela receberá o nome de salopete. Agora as diferenças estão claras?

Jardineira, onde usar?

Mesmo que a jardineira seja uma peça essencialmente casual, é possível sim, inseri-la em contextos mais formais, basta escolher modelos em tecidos mais estruturados e modelagens que exalem sofisticação, além de optar por cores neutras e sóbrias, combinando o item com blusas e camisas elegantes por baixo, sem esquecer de adicionar o poder transformador dos acessórios.

Reprododução/ Pinterest

Mas, para quem quer usar o item de maneira comfy e casual, também existem as modelagens mais despojadas, que inspiram um mood jovial e descolado. Além disso, a peça dá um up em visuais básicos, substituindo uma calça mom, por exemplo, por um item que tem mais elementos, como as próprias alças que lembram suspensórios e a parte de cima que sobrepõe e tira a monotonia de t-shirts e croppeds.

Jardineira, como usar e onde usar? Continue lendo a matéria para descobrir e se inspirar com quatro ideias diferentes!

1. Dia a dia

Para usar a jardineira de maneira casual, prefira os modelos despojados em jeans na lavagem de sua preferência!

Reprodução/ Pinterest

 As modelagens amplas exalam uma estética cool e despreocupada, combine a jardineira com cropped ou t-shirt e complemente o look com um lenço estampado amarrando os cabelos, ou entre na tendência das correntes chunky e turbine o visual básico investindo apenas no acessório.

Uma dica para dar um toque extra de estilo às composições mais casuais é apostar em t-shirts básicas, mas com estampas mais divertidas, como poás, oncinha, zebra, e outras padronagens que causem um contraste tanto de cores quanto de estilos.

Para finalizar, use a jardineira e All Star, seja o modelo com calça ou com shorts e arremate a produção com uma bolsa ou mochila pequena de couro.

2. Trabalho

No trabalho, que tal apostar em uma modelagem mais justa e com detalhes que lembram alfaiataria? 

Reprodução/ Pinterest

Use a jardineira tipo calça reta, com pregas e caimento impecável, com a parte de cima lisa, sem bolso – extraindo um pouco o aspecto despojado e utilitário que o item proporciona – e com botões forrados ou metalizados, que exalem uma estética mais cuidadosa e sofisticada.

Na parte de baixo, aposte em uma blusa sem mangas com gola alta. Quanto à cartela de cores do composé, que tal investir na elegância dos tons neutros e claros, como combinar o bege, branco e off white? Nos pés, uma sandália de tiras, sejam elas finas ou grossas, com salto grosso, potencializa a classe do visual e ainda traz um aroma mais feminino ao look.

3. A noite

A jardineira parece uma peça pouco provável para se pensar ao planejar looks de festas noturnas e baladas, mas a verdade é que, quanto menos provável, mais interessante e irreverente ficará o look! 

Reprodução/ Pinterest

Prefira os modelos da jardineira tipo short, mais curtos e com um caimento mais fluido na parte de baixo e justo na parte de cima. A peça em cor escura exala um aroma urbano, e em tecidos acetinados traz uma certa dramaticidade ao visual! Combine com partes de baixo como camisas com golas pontudas, mangas bufantes ou com detalhes de babados em cores claras, criando um elegante e moderno contraste.

Nos pés, é possível combinar a jardineira com bota, a jardineira com tênis ou com uma poderosa sandália meia pata ou flatform em materiais arrojados como o vinil, plástico ou em couro ou tecidos apropriados que contem com padronagens modernas, como o jacquard. Não esqueça dos acessórios: um brinco grande e alongado de pérola, cabelos presos em um rabo de cavalo alto com um scrunchie de organza e uma bolsa pequena, transversal retangular e bem estruturada.

4. Eventos formais

Para que a jardineira coordene com propostas mais formais, aposte em modelos em tecidos encorpados como o crepe, por exemplo, com as alças presas por botões forrados ou com uma estética mais sofisticada. 

Reprodução/ Pinterest

Quanto à cor da peça, prefira os tons neutros e sóbrios, como preto, bege, marrom ou azul marinho. A modelagem de calça pantalona de cintura alta pode deixar tudo mais interessante e elegante.

Combine a jardineira com blusa branca por baixo, e dê preferência aos modelos mais elaborados, que contem com detalhes de pregas, franzidos ou babados, trazendo um toque de informação de moda ao composé. Nos pés, uma sandália de tiras finas e salto quadrado finaliza o look com elegância e feminilidade. Não esqueça dos acessórios: caso a blusa/ camisa escolhida tenha muitos detalhes na área dos ombros ou busto, opte apenas por um brinco grande e moderno, caso ela seja mais básica, aposte sem medo em um conjunto de colar e brincos.

Jardineira, qual sapato usar?

Se você tem dúvidas de quais sapatos usar quando vestir uma jardineira, saiba que a peça é versátil e combina bem tanto com calçados mais despojados quanto com os mais elegantes, tudo depende do mood escolhido – e da modelagem, tecido e detalhes da jardineira. Confira algumas sugestões:

  • Casual

Para ocasiões informais e despojadas, você pode investir na jardineira feminina jeans, tanto comprida, de calça, quanto o modelo curto de shorts. 

Nos pés, o tênis exala conforto, enquanto uma mule ou loafer dão um tom mais arrumadinho ao composé, mas sem pesar demais. 

Rasteirinhas proporcionam mais feminilidade e delicadeza e caso escolha papetes ou birkens, elas trarão um aroma moderno e estiloso ao look.

  • Elegante

No caso das jardineiras em modelagens mais trabalhadas e em tecidos mais sofisticados, ou até mesmo no caso de quem quer deixar o jeans mais elegante, é interessante apostar no salto quadrado.

Seja numa sandália de tiras ou em um scarpin, pois o formato blocado proporciona conforto e é o meio termo perfeito para quem quer um toque clássico sem exageros para o dia a dia ou trabalho.

  • Romântico

Exalando feminilidade, a jardineira tipo shorts com uma modelagem mais soltinha e fluida é nada óbvia e combina com camisas e blusas de mangas bufantes ou com babados, recortes, pregas e franzidos. 

Nos pés, uma sandália de tiras finas arremata o composé com extrema delicadeza, mas caso queira um contraponto interessante, aposte em uma sandália plataforma de vinil em cor adocicada que o resultado será uma estética moderna, sem deixar o característico romantismo para trás.

  • Moderno

Seja a jardineira tipo calça ou tipo shorts, o estilo moderno pede por contraste de cores, texturas, materiais e estilos. 

Opte por modelos em tecidos com acabamento acetinado ou mais urbanos e dramáticos como o couro. 

Nos pés, botas e coturnos mais robustos são o complemento perfeito para o composé, mas sandálias meia pata ou flatforms de couro também são ótimas finalizações para as modernas aderirem.

Onde comprar jardineira jeans

Com certeza depois dessa matéria você percebeu que a jardineira oferece mais possibilidades do que imaginava, certo? Basta escolher modelagens em tecidos diferentes que o item sai do óbvio e proporciona ainda mais possibilidades que o tradicional modelo em jeans – que também é incrível. Caso esteja procurando um modelo para chamar de seu, conheça no buscador do Paraíso Feminino as opções disponíveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *