Dicas de look Tendências

Retorno triunfal: a birken feminina de volta ao cenário fashion

Após hiato de alguns anos, a sandália que divide opiniões está de volta – e mais fashionista do que nunca! 

Reprodução/Pinterest

Combine com:

A aparência robusta e pouco delicada da birken feminina não agrada a muitas: e isso acontece desde a primeira vez que o calçado deu as caras no mundo fashion, logo no início dos anos 2010, lá por volta de 2014, onde era restrito apenas a looks fashionistas. Três anos depois, a sandália tornou-se um hit popular em 2017, e por fim, tem seu retorno triunfal na temporada atual, e já vem provando que promete ser uma das tendências mais fortes do verão 2021 no quesito calçados.

Leia também: As tendências da primavera/verão 2021.

O “ugly shoe” mais clássico da história

Surfando na onda dos pijamas e das produções aconchegantes que o isolamento social propôs, a birken feminina exala conforto e descontração, e mesmo gerando polêmicas no vai e vem das tendências, por ser carinhosamente conhecida como um “ugly shoe”, assim como os chunky sneakers, o calçado é um clássico que anda nos pés de homens e mulheres há décadas.

Sucesso mundial, de origem alemã

Reprodução/Pinterest

Falando nisso, a precursora de todos os modelos que vemos por aí é a alemã Birkenstock: a sandália foi criada em 1896 por Konrad Birkenstock, sendo a primeira palmilha que contornava os pés de maneira abrangente e confortável, com a finalidade de ser um calçado ortopédico.

Combine com:

A birken feminina foi ganhando destaque logo após a Segunda Guerra Mundial, quando os soldados começaram a usar o calçado por conta do ótimo suporte que a palmilha oferecia, e a partir daí, o item foi ganhando público fiel ao redor do mundo, justamente por conta de seu conforto inigualável e até hoje continua conquistando gerações. Diferentes marcas, tanto populares quanto as de luxo, como a Valentino, apostam no modelo em suas coleções.

Nas passarelas e no street style

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Sim, o comeback da birken feminina também aconteceu nas passarelas de grandes marcas e nos pés de grandes influências do mundo fashionista!

Na Primavera 2020 da Zimmerman o Arizona, modelo mais clássico, apareceu em superfícies metalizadas de azul e amarelo. As modelos da Altuzarra desfilaram os looks da Primavera 2020 de ready-to-wear com birkens arrojadas, com tiras diferentes das tradicionais e com detalhes dourados que deram um toque moderno ao calçado. E por fim, a sandália de couro com saltos plataforma deram um up no styling da coleção Resort 2021 de Phillip Lim 3.1

Combine com:

As maiores propagadoras de tendências da atualidade, Gigi Hadid, Kendall Jenner e Katie Holmes também influenciaram – e muito – a vontade em ter uma birken feminina para finalizar os looks em diferentes propostas. Seja de maneiras clássicas e despojadas com jeans e peças básicas, até as mais inusitadas e controversas com meia, todos os looks com o calçado tem um adjetivo inconfundível em comum: o conforto.

Birken feminina: como usar

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Que a birken feminina é extremamente confortável, nós já sabemos, mas outros fatores em comum em todos os looks que o calçado figura, é aquela estética despojada e despretensiosa, que pode ser inserida em visuais nada óbvios, atualizando as produções sem perder a personalidade. E como todo bom clássico, a sandália é democrática: cai bem em pessoas de todas as idades.

Combine com:

Confira algumas ideias e inspire-se:

Com vestido

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Uma das nossas maneiras preferidas de se inserir a rasteira feminina birken com fivelas são em looks românticos com vestidos fluidos e delicados. O calçado de couro em cores escuras e com fivelas douradas ou prateadas inserem personalidade e finalizam os looks de maneira nada óbvia.

Combine com:

O resultado em usar um vestido romântico, fluido, com volumes inflados, babados, cores adocicadas e padronagens florais com a birken feminina é um visual moderno e com ares fashionistas. Para entrar de vez no tom, aposte em uma bolsa translúcida de beads e em acessórios de correntes robustas.

Leia também: Vestido longo verão: conforto, praticidade e frescor para os dias mais quentes.

Com jeans

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Para complementar os looks despretensiosos do dia a dia com calça, saia, shorts ou bermuda jeans + camiseta branca, aposte no conforto e estilo da birken feminina de dedo. Para resultados estéticos com uma nuance moderna, sempre invista no calçado com design mais robusto e que mescle materiais como couro + ilhós, fivelas ou correntes prateadas ou douradas.

Combine com:

Além disso, que tal inserir cor ao visual básico de um jeito moderno e arrojado com os acessórios de miçangas? Existem colares, brincos, pulseiras e anéis tanto para quem é mais discreta quanto para quem é mais colorida e divertida. Um toque de cor e irreverência não mudará a característica básica do look, desde que o uso dos itens seja pontual, tornando-se um dos destaques da produção.

Com terninho

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Sim, a birken de couro feminina também pode ser inserida em visuais criativos e nada óbvios com… terninho! Se você tem uma postura mais ousada e cheia de atitude na hora de se vestir, elabore uma produção com seu conjunto de alfaiataria preferido – de preferência colorido, para harmonizar com a proposta arrojada do visual – e finalize com o calçado de couro!

Combine com:

Dica extra: prefira os modelos de calça reta, que não sejam tão justos nos tornozelos no caso de preferir as peças mais longas, ou ainda, opte pelas cropped pants com barra italiana.

Mais uma vez, complemente o look com bolsas arrojadas e acessórios modernos, adequando uma composição clássica ao universo moderno, criativo e fashionista!

Com bermuda

Combine com:

Que tal se inspirar no look fashionista-básico de Gigi Hadid? Para isso, você vai precisar de uma camiseta básica branca, uma bermuda preta modelo biker de malha, uma jaqueta jeans oversized com lavagem de sua preferência (as tonalidades claras e com aspecto gasto dão um toque retrô-noventista super interessante ao visual) e uma bolsa pequena de mão. Finalize com a irreverência da birken feminina preta com uma meia lisa na mesma cor. Que tal?

Combine com:

Caso a meia seja demais para você, ou caso o calor não permita, somente a birken já é o suficiente para deixar o look super atual, comfy e moderno.

Leia também: Como aderir à trend da bermuda feminina em 6 moods diferentes.

Com macacão

Combine com:

Vamos à mais uma sugestão fashionista com o calçado da vez: que tal produzir um look monocromático branco com a birken feminina animal print?

Combine com:

Combine um macacão branco de sarja com uma camisa da mesma cor por baixo e finalize com a birken feminina de oncinha, zebra, tigre, girafa ou na padronagem que mais gostar! Complemente o look despojado com uma gargantilha de correntes ou de miçangas e finalize com uma bolsa divertida de pelúcia ou com um modelo mais tradicional de couro em cor lisa e neutra.

Diferentes modelos para diferentes estilos

Nem somente de modelos tradicionais que a birken feminina faz sucesso: existem diversas variações do calçado em relação ao design, como tiras mais grossas, finas e assimétricas, além de aplicações de pedrarias, fivelas, velcro, salto plataforma, tons suaves e modelos monocromáticos, superfícies metalizadas, de plástico, de couro e outros exemplares criativos com tiras diferentes tipo macramê, além de saltos arrojados e tiras com volume inflado e com enchimento, à la Bottega Veneta. Opção para atender ao seu estilo é o que não falta!

Combine com:

Onde comprar birken feminina

Agora você já sabe como usar a birken feminina de maneira moderna, atual e super fashionista, mas saiba que mesmo nos visuais mais básicos e minimalistas, ela é uma escolha assertiva! Ao finalizar os looks com o calçado, você garante personalidade e autenticidade unidas ao conforto inigualável que a sandália oferece. Confira no buscador do Paraíso Feminino!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *