Dicas de look Tendências

Saias: os modelos para usar e abusar no verão

Queridinha do closet feminino, a peça é encontrada em uma infinidade de modelagens e tecidos, agregando estilo aos visuais que pedem por frescor e praticidade

Com uma modelagem intuitiva, as saias sempre estiveram presentes tanto na indumentária feminina quanto na masculina. Em diversos períodos da história, a peça teve papel importante: seja para moldar os corpos femininos em forma de S na Belle Époque, ou para anunciar o despertar da liberdade feminina na década de 1920 com o ousado comprimento um pouco abaixo dos joelhos, cuidadosamente calculado.

Imagem de looks inspiração com a saia tendência.
Reprodução/Pinterest
Imagem de looks inspiração com a saia tendência.
Reprodução/Pinterest

Nos anos seguintes, a escassez de tecidos devido à guerra, e o encurtamento da peça popularizado por Mary Quant nos anos 1960, mais uma vez, fizeram de uma peça de roupa o símbolo de uma época e suas descobertas e revoluções, a mini saia!

Imagem de looks inspiração com a saia tendência.
Reprodução/Pinterest

Pode-se dizer que os últimos anos foram marcados pela dualidade na moda: extravagância e minimalismo, sportswear e luxo, muitas vezes inseridos em um mesmo look. Além disso, o revival de diversas décadas de forma simultânea, como o tie-dye setentista, as mangas bufantes da década de 1980 e diversos itens dos anos 1990, ícone para a geração millennial, estão marcando os anos 2010. Como resultado, as saias tendência 2019 aparecem em modelagens, tecidos e detalhes diferentes, ora mais compridas, ora mais curtas, ressignificando os antigos modelos e transmitindo novas mensagens.

Imagem de looks inspiração com a saia tendência.
Reprodução/Pinterest

Confira os 6 modelos de saias mais desejados do verão e inspire-se com ideias para todos os estilos

A casualidade da saia jeans

O jeans já foi símbolo de rebeldia e juventude, e mesmo que hoje em dia o material seja usado em peças para todas as idades e propostas, mudando apenas modelagens e lavagens, ele continua num mood casual e básico. 

Imagem de looks inspiração com a saia tendência.
Reprodução/Pinterest

Quando conta com detalhes destroyed ainda passa a ideia de jovialidade, já as lavagens uniformes e escuras transmitem mais seriedade. Confira os modelos e escolha seu preferido para incorporar ao closet – e aos looks do dia:

  • Minissaia

A mini saia jeans com braguilha, cós e botão é uma peça clássica que pode ser usada no dia a dia, com uma camiseta básica de malha e tênis casual. Já para a balada, a saia jeans com zíper na frente na cor preta vem trazendo um elemento diferente, o que deixa a peça mais apropriada para a noite. A dupla body e saia jeans é ideal para visuais mais elaborados e sensuais, já que a parte superior delineia o corpo, e a de baixo dá o tom caliente ao deixar as pernas à mostra.

Os modelos assimétricos e transpassados com a barra desfiada ficam perfeitos com tênis e blusas de alças finas, apenas adicione seus acessórios favoritos e esteja pronta para os compromissos cotidianos que pedem por frescor e conforto!

Para quem gosta de dar um toque retrô às produções, basta incluir a saia jeans com botões em lavagem clássica, combinando com blusas de mangas bufantes e decote quadrado. Confira aqui como usar as peças extravagantes em diferentes ocasiões e de maneiras adaptadas ao seu estilo. Nos pés, as sandálias bico folha ou quadrado, além dos sapatos slingback na cor branca arrematam o visual com nuances vintages, além da saia jeans anos 90, que deixará a produção icônica! Se quiser saber mais sobre os calçados que estão no mainstream da moda, clique aqui e amplie seu repertório fashion!

  • Mídi

A saia jeans mídi ganha novas interpretações com o comprimento não muito comum: o denim com a modelagem mais elegante pode transmitir um visual chic e despojado na medida certa. 

Use a peça no dia a dia, com camisetas e blusas básicas arrematadas com tênis, ou garanta um toque polido, com camisas frescas de linho ou algodão e uma sandália de salto, além de incorporar sensualidade nos pequenos detalhes: alguns botões abertos da camisa ou da própria peça, tornando-se uma saia jeans com fenda, deixando as pernas à mostra e ganhando alguns centímetros a mais com o infalível truque de styling para quem deseja conquistar uma aparência mais alta.

A elegância da saia de linho

Até hoje, um dos tecidos mais antigos do mundo incorpora peças de tirar o fôlego: a saia de linho é o ponto de elegância de qualquer visual. Para um look de verão com nuances modernas, invista na saia linho cru com botões frontais – ou laterais – e comprimento mídi, e combine-a com uma blusa assimétrica preta de um ombro só, fazendo o contraste elegantíssimo entre a cor escura e as nuances de bege que o tecido natural tem.

Imagem de looks inspiração com a saia tendência.
Reprodução/Pinterest

Além disso, a produção tem um tom sensual intrínseco, devido aos ombros de fora. Para potencializar o efeito, invista em deixar alguns botões abertos, criando uma fenda interessante. Nos pés, mules com ou sem salto, anabelas com toque handmade e sandálias com bico quadrado ou transparentes arrematam a produção no melhor do estilo moderno e ainda remetem a um clima leve e despreocupado de verão, o típico easy chic.

  • Longa

A saia linho longa é perfeita para visuais praianos, combinada à rasteiras minimalistas e bodys ou maiôs estampados ou lisos. 

Clique aqui para saber quais são os modelos de sandálias que prometem ser hit da estação e escolha seu modelo favorito para incorporar produções incríveis! 

  • Curta

Já a saia linho curta é bem versátil e pode incorporar o look das modernas, fashionistas, criativas e sexys. 

Alerta para a dica-tendência: use a peça com t-shirts básicas e jogue um blazer de linho por cima, arrematando com uma sandália confortável de salto quadrado e uma bolsa média estruturada. Opte por tons claros e frescos, como cores adocicadas ou naturais, trazendo à tona o espírito do verão.

O tom fashionista da saia de cetim

Você já ouviu falar do slip dress, certo? A peça que conquistou o coração das fashionistas devido ao seu conforto e ar despreocupado ganhou uma descendente: a slip skirt, uma saia de cetim que entra no mesmo mood de trazer leveza aos visuais urbanos e de incorporar looks de diversas nuances, inserindo um tecido que até então era usado em composições sofisticadas de festa, pro street style.

Imagem de looks inspiração com a saia tendência.
Reprodução/Pinterest

Geralmente a peça é no comprimento mídi e pode ser lisa ou estampada. O interessante em inserir o item aos looks, é utilizá-lo de maneira nada óbvia, trazendo a típica peça elegante para looks casuais e despojados, combinando com camisetas básicas e arrematando com tênis robustos, coturnos, mules ou rasteirinhas. As bolsas também podem ajudar a dar o tom da composição: shoulder bags e pochetes transcendem fashionismo, já os modelos lisos de couro mantém o composé numa linha mais básica e contida, eleitos por quem gosta de aderir às tendências com parcimônia. Quer saber mais sobre bolsas? Confira aqui nossa matéria especial sobre o tema e fique por dentro dos modelos mais icônicos da moda!

Na maioria das vezes, as fashion girls utilizam a peça com uma modelagem bem minimalista, contando apenas com uma fenda lateral, mas há quem goste de um toque de exuberância e opta pela saia de cetim com babado, o que pode deixar o look mais luxuoso e propício a receber itens nada básicos: blusas com mangas bufantes ou no mesmo tecido acetinado, bolsas coloridas, calçados fashionistas, máxi brincos dourados e lenços tipo Versace.

O toque clássico da saia de alfaiataria

Mesmo com nova roupagem, a saia de alfaiataria traz sobriedade até mesmo aos visuais mais modernos.

Imagem de looks inspiração com a saia tendência.
Reprodução/Pinterest

 Sob altas temperaturas, o interessante é mesclar a peça com outras mais despojadas, proporcionando leveza e frescor aos looks, acompanhando o espírito da estação.

  • Mídi

A saia alfaiataria mídi mescla a feminilidade do comprimento com a austeridade da clássica modelagem e, com isso, abre inúmeras possibilidades de por qual caminho seguir. Para uma modelagem tradicional, o modelo é perfeito para ir do trabalho aos compromissos cotidianos, apenas combinando blusas de seda com alças finas e sandálias de salto com tiras, a saia clochard de alfaiataria também é uma boa opção. Já para sair do óbvio, tênis e camisetas dão novo fôlego à produção.

A saia lápis também é extremamente versátil, e vai da formalidade do escritório à ousadia da balada, incorporando peças com brilho e mais justas. Além de ser uma ótima peça para o dia a dia, adequando-se a diferentes ambientes, seja com tênis, seja com salto.

Embora a saia alfaiataria mídi seja feita, na maioria das vezes, em tecidos mais pesados, ela é sim, adequada para o verão, desde que usada em ambientes mais confortáveis, com ar condicionado, e que pedem por um requinte a mais, afinal, não ficamos todo o tempo expostos ao calor e à casualidade.

  • Curta

Com uma pegada mais feminina e jovial, a saia alfaiataria curta adequa-se bem às altas temperaturas, o modelo da saia envelope fica incrível com tênis ou mules, além das sandálias que contam com um salto mais baixo, mesclando elegância à conforto. 

Se usada com modelos de cropped ou blusas com um tom mais agressivo, ganham novo fôlego e trazem a informação de moda que os looks contemporâneos pedem.

Deixe a saia alfaiataria xadrez para o inverno e, para o verão, prefira pelos modelos lisos em tons claros e delicados.

O mood caliente das saias de couro e vinil

Para o dia a dia a saia de couro ou vinil pode ser um pouco pesada, pensando no generoso calor que faz aqui no Brasil. Mas pense nos eventos noturnos: festas e baladas pedem por uma textura diferente, e a minissaia nos materiais fetichistas traz uma superfície versátil que fica pronta para receber blusas e calçados de diversos materiais e modelagens.

Imagem de looks inspiração com a saia tendência.
Reprodução/Pinterest

Os modelos assimétricos, envelope, com zíper e botões, vão bem com camisas de babados, trazendo uma vibe maximalista ao visual, mas também ficam ótimos com blusas de alças e sandália de tiras e salto fino, compondo um look básico e poderoso. Complemente o outfit com brincos grandes e uma bolsa transversal com alça de correntes.

  1. Saias estampadas para todos os gostos

A onda do animal print promete continuar no verão: depois de looks incríveis com a saia mídi de onça e a saia de cobra com coturnos e suéteres de tricô, a saia godê e evasê também aparecem curtas, colocando as pernas para jogo e pedindo por blusas básicas, camisetas fresquinhas e calçados confortáveis, como tênis, sandálias flats, mules com salto baixo, flatforms e até mesmo coturnos, para as mais estilosas.

Imagem de looks inspiração com a saia tendência.
Reprodução/Pinterest

Em tecidos leves e fluidos, a saia animal print é adequada aos compromissos do dia a dia, e no comprimento mídi, pode ser combinada ao look de trabalho com blusas mais refinadas. Para festas e baladas, a minissaia com body e salto garantem a atitude do composé.

Além da onda das estampas de animais, o floral abstrato e o vichy são padronagens que prometem virar hit da estação. Em qual delas você aposta?

Onde comprar?

Conta pra gente: quais modelos de saia você ainda não tem e que ganharam seu coração? Confira no buscador do Paraíso Feminino sua peça favorita e explore toda sua versatilidade em diferentes ambientes e propostas. São mais de 350 lojas para escolher o melhor para seu estilo e orçamento. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *