Tendências

ESTAMPA XADREZ: TENDÊNCIA INVERNO 2021

Um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre a padronagem atemporal

Reprodução/Pinterest

Nos altos e baixos que a moda propõe, a estampa xadrez sempre aparece em diferentes estações e contextos, e é inegável sua permanência entre as padronagens preferidas do inverno. Um verdadeiro clássico, que exala elegância, modernidade, muita história e simbolismo por trás das formas quadriculadas que aparecem em roupas, calçados e acessórios de maneira repaginada de acordo com as tendências pautadas no comportamento de cada geração e temporada.

Os diferentes tipos de estampa xadrez já brilharam em personagens icônicas, foram criadas para ser o principal elemento de uma marca e tornaram-se símbolo de pertencimento. Tais simbolismos perduram até hoje, e mesmo que ao usar a padronagem você não saiba sua história, ela fala por si só e sempre será relacionada a algo ou alguém que a eternizou. 

Leia também: As principais tendências do Outono/Inverno 2021.

Conheça a história da estampa xadrez origem e seus diferentes tipos:

ESTAMPA XADREZ HISTÓRIA

Reprodução/Pinterest

Uma das padronagens mais clássicas do mundo da moda, a estampa xadrez foi introduzida pelos escoceses, os primeiros a usarem os desenhos quadriculados. Arrebatou composições sofisticadas nos anos 1950, viralizou na cena punk/ grunge nas décadas de 1980 e 1990, e invadiu as composições invernais. Hoje ele se consagra como item must have, dominando o street style e vai além das temperaturas mais frias, dando as caras durante as quatro estações do ano.

Fonte inesgotável de inspiração, a rua evidencia novos comportamentos e aponta novas direções. Além de produções sofisticadas, a estampa xadrez, nesta temporada, é apresentada de maneira cool e descolada, em composições com o stylist desconstruído principalmente com a alfaiataria como protagonista, mix de padronagens e pela união de tendências.

XADREZ TARTAN

Reprodução/Pinterest

Embora haja registros de que a estampa xadrez tartan exista desde antes de Cristo, ligado às culturas celtas, foram os escoceses que popularizaram a padronagem com seus kilts. O tartan (ou tartã) é um tecido de lã ou algodão de trama fechada que possui diferentes padrões, e que até o século XVIII era usado para diferenciar os clãs escoceses – servia como um símbolo de pertencimento, identificação e orgulho. As listras cruzavam-se em diferentes sentidos, formando desenhos geométricos em larguras e cores distintas.

Antes de existir o nome “kilt”, tartan era o nome das saias pregueadas e transpassadas que os escoceses usavam com as padronagens de seus clãs.

Caminhando na linha do tempo, o xadrez estampa escocesa tornou-se mais popular durante o século XIX graças à Rainha Vitória, que fazia constantes visitas à sua propriedade em Balmoral, na Escócia, e incentivou seu uso, já que a padronagem era um dos principais temas da decoração de sua residência de verão, e o tartan “balmoral” foi criado especialmente para esta finalidade.

Combine com:

No início do século XX o xadrez era usado em trajes masculinos, mas teve destaque na década de 1970 durante o surgimento do punk, e tornou-se um grande símbolo do movimento, principalmente dentro das criações da estilista Vivienne Westwood. Em 1990, o grunge também tomou para si os simbolismos do print, apropriando-se da padronagem como um de seus elementos representantes.

A estampa xadrez tartan é associada ao inverno por conta dos kilts serem feitos de lã e pelas cores sugerirem tons mais fechados de vermelho, azul e verde, inspirando a característica introspecção invernal.

COMO USAR

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Para investir na estampa xadrez tendência na temporada atual, aposte em peças mais estruturadas, como um blazer de alfaiataria ou sobretudo, ambos oversized, que são super versáteis e podem figurar desde os looks do dia a dia até uma produção mais elaborada que mescla elegância com modernidade.

Os vestidos mais estruturados de algodão com detalhes como babados e franzidos, de aspecto bem statement também combinam super bem com a estética do xadrez tartan. As camisas tradicionais de flanela com a padronagem também podem trazer um diferencial na hora de montar o look do dia, seja ele mais simples com o bom e velho jeans, ou em uma proposta mais descolada e moderna com calça de alfaiataria.

Combine com:

Saias midi mais volumosas e calças com modelagem reta também podem ser um grande investimento nesta temporada. Apenas lembre-se de avaliar se o tom moderno e mais disruptivo da padronagem em diferentes peças combina com sua personalidade e se o item realmente terá uma boa vida útil em seu closet!

XADREZ BURBERRY

Reprodução/Pinterest

Fundada em 1856 por Thomas Burberry, em Basingstoke, Inglaterra, uma das marcas mais tradicionais do mundo da moda tem sua própria padronagem: patenteada em 1924, a estampa xadrez Burberry é uma derivação do tartan escocês com as cores bege, preto, branco e vermelho.

Mas vamos começar do começo para entender o sucesso do print: Thomas, aprendiz de tecelão, abriu uma pequena loja especializada em roupas esportivas em 1856, e seu grande triunfo foi a criação do gabardine, um tecido impermeável e respirável, adequado para dias chuvosos (uma boa explicação para o sucesso entre os londrinos, já que a região é bem úmida).

Combine com:

Em 1895, a então “Thomas Burberry & Sons”, já bem conhecida e consolidada, foi convidada pelo exército britânico para desenvolver um casaco para os oficiais, uma espécie de capa de chuva adaptada ao estilo militar. Com a chegada da Primeira Guerra Mundial, em 1914, houveram algumas adaptações da peça extremamente quente e resistente, originando o famoso trench coat. Milhões de soldados usaram a peça, a tornando extremamente popular e disseminando seus símbolos de tradicionalismo, patriotismo, qualidade e força.

O forro com a estampa xadrez Burberry sempre à mostra popularizou e valorizou a padronagem, que agora é facilmente identificável, e que saiu do papel de coadjuvante para protagonizar peças inteiras, acessórios e calçados com o print.

COMO USAR

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Por ser um tartan em cores diferentes das tradicionalmente usadas nos kilts escoceses, o xadrez Burberry exala uma elegância incomparável. A predominância do bege em conjunto com o preto, branco e vermelho torna a padronagem versátil, atemporal e fácil de ser combinada.

Combine com:

Para usar a estampa xadrez tendência durante o inverno 2021, aposte nos clássicos trench coats, ou ainda, nos blazers oversized para combiná-los com alfaiataria ou até mesmo com a wide leg jeans. Caso queira apenas dar um toque de requinte ao visual, use um visual em cores neutras e sobreponha o look com um cachecol com a estampa, a tornando o ponto focal da produção.

XADREZ PIED-DE-POULE E PIED-DE-COQ

Reprodução/Pinterest

O entrelaçamento entre os fios da trama com os do urdume resulta em um xadrez miúdo, o pied-de-poule, ou “pé-de-galinha” que recebe o nome justamente por conta da semelhança com as pegadas da ave, e quando o desenho é maior, é chamado de “pied-de-coq”, “pé-de-galo”. 

Combine com:

A xadrez estampa clássica recebeu destaque na edição de Janeiro de 1934 da Vogue, tornando-se símbolo de elegância e sofisticação. Grandes estilistas reinventaram a padronagem adaptando-a à sua identidade. Chanel aderiu ao pied-de-poule e o print tornou-se uma das principais características de sua identidade, basta lembrar dos tailleurs de tweed com a estampa. 

COMO USAR

Reprodução/Pinterest

Combine com:

A estampa xadrez preto e branco do pied-de-poule ou pied-de-coq é a mais conhecida, embora existam diversos outros tipos de combinações de cores. Para um visual bem moderno, que tal explorar o contraste entre o P&B e apostar em um conjunto de minissaia + blazer cropped ou alongado com a padronagem? Meia calça + boina + coturnos deixam o visual com uma estética bem parisiense.

Para algo menos impactante, a sugestão é montar um look desconstruído, sem cintura marcada, composto por calça wide leg jeans e camisa branca de modelagem ampla. A estampa xadrez Chanel vem na sobreposição do pullover, que é aquele colete de tricô super em alta na temporada atual. Complemente com acessórios como um colar de corrente robusta e argolas maciças, ambos dourados.

Leia também: Blazer Feminino: saiba como usar a peça empoderadora de toda mulher.

Combine com:

E como combinar estampa xadrez feminina? Para quem gosta de fazer mix de estampas, o pied-de-poule é perfeito para as combinações entre estampa floral com xadrez, pois o fato da padronagem ter apenas duas cores facilita as coordenações entre os desenhos do tecido e a cartela de cores. Caso tenha dúvidas, vá sempre pelo caminho mais básico e procure tonalidades em comum entre os dois prints a serem combinados.

XADREZ MADRAS

Reprodução/Pinterest

Combine com:

De origem indiana, o xadrez madras recebe o nome da cidade onde é fabricado. Sua principal característica é ser muito leve. É confeccionado com fios de algodão, algodão e linho ou somente linho. Apesar do nome fazer referência à região indiana, atualmente a trama também é fabricada na França, em Alsácia-Lorena. De fácil identificação, a estampa xadrez aparece em grande variedade de desenhos e cores.

COMO USAR

De aparência mais delicada, a estampa xadrez madras pode dar um up nos visuais mais básicos ao incorporar peças como uma calça pantalona de cintura alta, uma saia midi mais estruturada ou um vestido tipo breezy dress, com babados e uma silhueta mais despojada.

Combine com:

Para que sua escolha não fique datada, aposte na padronagem em tonalidades neutras como os tons terrosos, por exemplo, e use a peça escolhida com outras mais básicas e sóbrias. Complemente o look com acessórios modernos de correntaria e aspecto mais robusto.

XADREZ ARGYLE

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Há quem não considere o argyle um tipo de xadrez, mas nós sim, então aqui está ele em nossa lista: a padronagem consiste em losangos sobre um fundo colorido, atravessado por listras finas que contrastam com as demais cores do desenho. Ele é descendente do tartan, e seu padrão foi inspirado no do Clã Campbell, nativo do Condado de Argyll, sua cor era verde e branco, mas com o passar do tempo, ao chegar na Inglaterra, seus tons mudaram.

A estampa xadrez tá na moda justamente por conta de uma peça em específico que está super em alta: o pullover, aquele colete de tricô que parece ser herdado do guarda-roupas de nossos avôs. A padronagem aparece com frequência tanto no colete quanto em suéteres e meias, exalando uma estética retrô.

COMO USAR

Para inserir a estampa xadrez inverno 2021 de maneira moderna nos visuais do dia a dia, aposte em combiná-lo com peças que são tendência – desde que elas combinem com seu estilo. Aposte em sobreposições com pullover, ou em looks com a dupla pantalona lisa + suéter oversized com a padronagem da vez.

Combine com:

A dupla suéter ou cardigan + saia midi também são a cara do inverno 2021, proporcionando uma silhueta mais desconstruída. Finalize com tênis, botas de cano alto ou coturnos mais robustos. Caso queira algo mais estilizado, invista em um visual mais alinhado de pegada preppy e insira acessórios modernos para atualizar a produção.

XADREZ VICHY

Conhecida desde o século XIX, a estampa xadrez vichy leva este nome por conta da cidade francesa de VIchy, famosa por ser um centro de produção de tecidos axadrezados, onde surgiu o print. O padrão são os desenhos quadriculados, que variam em tamanho e geralmente composto por branco + uma cor.

Reprodução/Pinterest

A estampa xadrez ficou popularmente conhecida no final da década de 1950, quando Brigitte Bardot casou-se com Jacques Charrier em um vestido vichy rosa e branco, enfeitado com bordado inglês. Desde então, a padronagem é relacionada à atriz. Porém, antes disso, em 1939, o vichy azul apareceu no vestido de Dorothy em “O Mágico de Oz”, interpretado por Judy Garland.

COMO USAR

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Na temporada atual, as cores aparecem de maneira diferente das tendências passadas: se antes víamos branco + tons pasteis, hoje o alto contraste predomina, como a estampa xadrez vermelho e branco, o branco com preto, com azul e verde escuro. Blazers e calças em vichy são incríveis para o inverno, mas a estampa brilha mesmo durante o verão, figurando vestidos e saias de algodão, e biquínis super estilosos em modelagens arrojadas.

Com o crescimento da estética cottage, que idealiza uma vida rural, mais ligada à natureza e rusticidade, inspira um tema bucólico, e o xadrez vichy ganha ainda mais força, mesmo durante os dias mais frios. Para entrar no mood, invista em peças de modelagem mais ampla em tecidos como algodão, linho e peças em tricô, inspirando um aroma mais natural e campestre. 

Combine com:

Mas para as modernas que curtem a estampa e preferem looks mais urbanos e estruturados, os conjuntinhos de alfaiataria e composições sobrepostas com um blazer oversized também são peças que valem o investimento por sua beleza e atemporalidade, além é claro, de todo o protagonismo garantido no look!

O scarpin tipo slingback com salto quadrado com a estampa xadrez vichy pode incorporar até os visuais mais clássicos com calça wide leg jeans e camiseta e exalar um aroma romântico e com um toque retrô, assim como lenços e cintos na padronagem. Os acessórios são ótimos investimentos para quem quer aderir a alguma estampa, cor ou tendência de maneira sutil.

Leia também: Wide leg jeans: o que é e como usar a calça tendência da vez!

XADREZ BUFFALO

Reprodução/Pinterest

Combine com:

O buffalo é uma estampa xadrez colorida de duas cores, e nada mais é do que uma variação do vichy com sutis alterações. A padronagem também conta com duas tonalidades, sendo as mais comuns com o preto combinando com vermelho, com verde escuro e com um tom de mostarda puxado para o bege.

COMO USAR

A estampa xadrez aparece com frequência em camisas de flanela, que podem ser bem aproveitadas em looks quando escolhidas em tamanho oversized. Além disso, vestidos midi e saias na padronagem exalam o clima invernal, tanto pela estampa quanto pelas cores mais escuras e fechadas combinadas com o preto. Até mesmo os vestidos de alças finas podem ser aproveitados em looks invernais, basta usar uma blusa tipo segunda pele por baixo para deixar a produção mais quentinha.

Combine com:

Outra maneira interessante de inserir a estampa aos visuais é investindo em sobreposições mais pesadas de lã. Note que quanto maior o tamanho da estampa xadrez buffalo, mais moderna e atual fica a produção!

XADREZ PRÍNCIPE DE GALES

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Há alguns anos a estampa xadrez príncipe de Gales era reservada somente ao vestuário masculino, principalmente por conta da influência – e elegância – de Eduardo VII quando era príncipe de Gales. A padronagem é uma variação do xadrez escocês, e sempre foi obtida pela trama dos fios de lã nos teares, porém, hoje em dia, pode surgir estampada em outros tipos de tecido, como a seda, por exemplo.

COMO USAR

Talvez a estampa xadrez príncipe de Gales seja uma das mais tradicionais, podendo aparecer em combinações de cores extremamente criativas e modernas, até as mais sóbrias, neutras e clássicas, agradando a todos os gostos e estilos. Invista em conjuntinhos de alfaiataria compostos por blazer + calça ou blazer + minissaia. Uma dica para deixar a estampa ainda mais atual é apostar no blazer cropped em tons que puxem para o vermelho ou laranja em tonalidade mais fechada e intensa.

Combine com:

As saias midi na padronagem em tecidos levemente estruturados também são peças incríveis para arrasar nas composições invernais, ainda mais quando acompanhadas de blusas de gola alta + bota de cano alto.

XADREZ GRID

Reprodução/Pinterest

Combine com:

O xadrez grid é o mais minimalista de todos, composto apenas por desenhos quadriculados que são o resultado do encontro entre linhas verticais e horizontais que são encontradas em diversos tamanhos e cores.

COMO USAR

Ideal para quem tem um estilo mais básico, a estampa xadrez grid harmoniza bem em peças como blazers de modelagem tradicional em cores como preto e branco e em blusas e camisas mais despojadas. Minissaias e saias midi em tecidos mais fluidos podem se adequar para o inverno 2021 ao optar pelas peças em cores predominantemente escuras e combinadas com botas e suéteres ou cardigans oversized em uma proposta com a silhueta desconstruída, sem marcar a cintura.

Combine com:

Caso queira acrescentar um toque de criatividade, use conjuntinhos com a padronagem e insira outras peças lisas em cores vibrantes para dar um up nada óbvio no composé.

ONDE ENCONTRAR PEÇAS COM ESTAMPA XADREZ

Qual o seu tipo preferido de estampa xadrez? Das mais coloridas às mais clássicas, certamente alguma vai te agradar e permanecer de maneira atemporal no seu closet, podendo ser resgatada em diferentes temporadas. Confira no buscador do Paraíso Feminino os diferentes tipos da padronagem e encante-se com roupas, calçados e acessórios estampados com o print mais clássico de todos os tempos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *