Dicas de look Tendências

Tendências de inverno 2020: acessórios chunky

Eles estão de volta: acessórios robustos em mix superinteressantes que vão levar seus looks a outro nível!

Em livre tradução, chunky significa robusto. Em um passado não tão distante os chunky sneakers ou dad shoes – aqueles tênis mais grosseiros de tino esportivo e bem característico dos anos 1990 – dominaram os looks das mulheres mais fashionistas do street style. Começando pelo lançamento do “Triple S” da Balenciaga, que fez muita gente torcer o nariz de início, mas que foi nos conquistando aos pouquinhos, até chegar à marcas mais acessíveis como Adidas, Fila e Puma, com modelos tão exuberantes quanto, ou com uma dose de discrição para quem queria aderir à tendência de um jeito mais simples.

Reprodução/ Pinterest

Ao mesmo tempo em que visuais e conceitos minimalistas andam em alta, ainda mais agora, na quarentena, nos fazendo repensar a maneira que consumimos e de nos questionarmos mais acerca da cadeia produtiva de tudo o que compramos, o maximalismo, desde os dad shoes, também vinha dando indícios de que estava pronto para seu comeback, bem no estilo oitentista de ser: mangas bufantes, volumes exagerados, maquiagem nada básica, tecidos cintilantes e mix de acessórios poderosos. Mas será que rolou?

Ao que tudo indica, o conceito do minimalismo vem conquistando muita gente, mas veja bem: o conceito, que contempla ideias do tipo comprar menos e melhor, além de apostar em peças, calçados e acessórios inteligentes e versáteis, que combinem com o que já se tem no closet e que possa ser usado de diversas formas diferentes. Aqueles looks em preto, branco e outras cores neutras, com roupas básicas e quase sempre lisas e sem muita informação, foi nos deixando um pouco saturadas, instigando a busca por looks mais alegres, exuberantes e enérgicos, mesmo que em um mood mais clássico e ainda em uma cartela neutra. Ou seja, temos uma consciência mais minimalista, com peças e complementos maxi dos acessórios chunky..

Reprodução/ Pinterest

A consciência de que a moda é uma ferramenta empoderadora e que pode despertar nossa liberdade está aumentando, fazendo com que as pessoas sintam-se mais livres para vestirem-se da maneira que sempre gostaram e quiseram, experimentando sair um pouco da “regra” das tendências e irem rumo à algo mais criativo e liberto, sempre dentro de sua personalidade: talvez por isso os serviços e conteúdos de moda tiveram um aumento bastante significativo durante a pandemia, que está sendo um momento de grandes reflexões em todos os aspectos da vida, não somente da moda. Parece que finalmente estamos conseguindo enxergar que tudo está relacionado.

Mas, voltando especificamente às tendências de inverno 2020, vamos aos acessórios chunky: o que são, como usar e onde encontrá-los! Vem com a gente:

1. Colares

Extremamente imponentes, os colares chunky são itens statement em qualquer visual: aquelas correntes com elos grossos e maciços, lembrando bem aquelas usadas para trancar o portão deixam qualquer produção muito mais interessante. Além disso, elas têm uma pegada meio punk, moderna e dramática, podendo ser encontradas mais grossas ou mais finas, com ou sem pingentes (de cadeado, chave, anel de lata de refrigerante, com coração, etc.).

Reprodução/ Pinterest

Elas têm a característica estética robusta que pode ser potencializada em looks imponentes e bem estruturados com peças em tecidos cintilantes ou complementarem visuais com couro, vinil, etc., ou podem apenas trazer um diferencial e tirar looks básicos com peças como camisetas de malha, camisas ou calças jeans os levando a outro nível.

Os colares chunky podem ser usados sozinhos ou em um interessante mix de materiais, comprimentos e espessuras, além de pingentes com pérolas ou pedras em cores mais claras e cristalinas, equilibrando a robustez com um toque de delicadeza.

2. Pulseiras

Na mesma pegada dos colares, as pulseiras chunky aparecem com design de correntes e com pingentes arrojados, além do mix entre desenhos mais grosseiros e itens delicados como pérolas grandes; até mesmo o couro aparece meio às correntes robustas. O mix entre vários modelos diferentes deixa qualquer visual mais interessante.

Reprodução/ Pinterest

Aposte no mix de pulseiras chunky em visuais com aspecto formal e dê um ar renovado com os acessórios. Uma sugestão: saia da óbvio e use um blazer preto ou estampado (em jacquard, por exemplo) com as mangas dobradas para deixar os acessórios à mostra. Caso use a sobreposição como peça principal, o decote também pedirá pelo mix de colares, deixando a produção cheia de informação de moda.

3. Brincos

Quem nos últimos tempos não ficou desejando uma argola com linhas mais espessas e de aparência robusta e maciça? Os brincos chunky além disso, tem uma aparência vintage super charmosa e em tamanhos menores ficam ótimos quando combinados com mix de colares.

Reprodução/ Pinterest

Sabe aquele visual que você ama, mas sente que falta algo? Experimente usar o combo de calça jeans + camiseta de malha (ou camisa oversized) + blazer e tênis com os brincos chunky e o mix de colares – e de pulseiras também, por que não? – e veja a transformação incrível que os acessórios podem fazer por seus looks!

É importante dizer que mesmo que os formatos de argola sejam os acessórios da vez, outros modelos e designs mais robustos com pedrarias e tamanhos maxi também podem dar um up em qualquer visual, o deixando moderno, dramático ou até mesmo sexy, valorizando o rosto e o colo.

Leia também: Lições da quarentena: como descobrir seu estilo.

4. Acessórios de cabelo

Nos últimos tempos provamos do poder transformador das presilhas de pérolas, tiaras com pedrarias, lenços e até mesmo os scrunchies, dos mais simples aos mais robustos para darem um up em nossos visuais. Das clássicas às criativas, os acessórios acompanham diversos moods. Aqui vão algumas ideias:

Reprodução/ Pinterest
  • Presilhas de pérolas e metalizadas

É possível encontrar presilhas em diversos tamanhos com pérolas e com detalhes metalizados, e se você é romântica, o acessório complementa perfeitamente looks com camisas acetinadas que tenham mangas bufantes, pregas, detalhes franzidos ou desenhos bordados.

  • Tiaras com pedrarias e strass

Extremamente imponentes, as tiaras com pedrarias podem ser mais espessas, com espuma no arco, forrados com veludo ou tecidos acetinados que são trabalhados com pedrarias em cores escuras e intensas, ou até mesmo pérolas maxi, trazendo à tona uma estética luxuosa, que cai super bem em looks em um mood sexy, criativo ou até mesmo clássico.

  • Tiaras em tecidos metalizados

Lembrando a estética dos anos 1980, as tiaras forradas com tecidos metalizados em cores como rosa pink, azul, prata, dourado, preto, amarelo ou verde dão um toque dramático a qualquer look, além de aparecerem com diversos acabamentos: com nó, trança ou lisa e mais espessa.

  • Lenços

Os lenços com estampas abstratas, tecidos acetinados e uma vibrante cartela de cores também entra para a nossa lista de acessórios chunky: eles são transformadores e se encaixam tanto em visuais românticos quanto criativos e básicos. Ele também pode incorporar looks esportivos, trazendo uma mistura interessante e arrematando as produções com um toque cool e cheio de informação de moda.

Reprodução/ Pinterest
  • Scrunchies

De diversos tamanhos e em diferentes tecidos, o hit dos anos 1990 voltou aos nossos visuais, mas não de uma maneira tão esportiva ou infantil: é possível encontrá-los desde as nuances mais básicas e elegantes, até as mais fashionistas, criativas e exuberantes. Um bom exemplo de scrunchie sofisticado são os modelos que carregam um laço exageradamente grande. Experimente em visuais românticos, modernos e até mesmo clássicos, trazendo inovação às produções mais tradicionais.

Leia também: Essenciais da temporada: acessórios de cabelo.

5. Cintos

De couro com ilhós, básico, mas com fivelas arrojadas e grandes, mais grossos lembrando um espartilho, ou de correntes, como uma clara referência aos modelos dos anos 2000 que acompanhavam os looks icônicos de cintura baixa de Britney Spears e de outras estrelas do pop da década.

Reprodução/ Pinterest

Os cintos nunca nos deixaram, mas agora, recebem bastante atenção devido aos novos modelos que transformam os looks mais básicos, trazendo estilo e originalidade, servindo não apenas como item utilitário, mas como um importante adorno aos visuais.

Leia também: Apertem os cintos: o acessório mais desejado da temporada ganha protagonismo nos looks.

Onde encontrar acessórios chunky

Se os seus looks estão bored e sem graça, ele está precisando dos acessórios chunky! Experimente do poder transformador dos acessórios e lembre-se sempre de escolher os que tiverem mais potencial com as coisas que já tem no closet! Encontre diversos modelos no buscador do Paraíso Feminino e encontre as melhores opções para seu estilo, mood e proposta desejados. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *