Novidades Tendências

Tendências de inverno 2020: os cardigans estão de volta!

Resgatem seus cardigans do armário e confira maneiras atuais e super modernas de (re)incorporar a peça aos visuais

Literalmente saindo da zona de conforto, os cardigans evoluíram do status de “blusa da vovó” para figurar os visuais mais estilosos e atuais do street style – ou seria “home style”, ou ainda “market style” já que trabalhar e ficar em casa, ou ir ao supermercado são os únicos compromissos possíveis?

Reprodução/ Pinterest

Muito associado aos looks de trabalho das professoras e secretárias dos anos 1950 e 1960, o twin set (uma peça mais justa por baixo de um cardigan de lã, cashmere ou tecido sintético desabotoado ou com apenas alguns botões fechados), o cardigan tornou-se popular após figurar produções das estrelas supremas de Hollywood como Marilyn Monroe, Grace Kelly e Audrey Hepburn.

Reprodução/ Pinterest

Por muito tempo a peça continuou nos armários alheios, mas foi no ano passado, em meados de 2019, que Katie Holmes reacendeu a chama do nosso amor pela peça atemporal, comfy, e após o charme do sutiã sutilmente à mostra por baixo do cardigan, também ganhou o status de sexy.

Agora, que já estamos acostumadas com a popularidade da peça, podemos resgatar nossos cardigans e usá-los desde visuais confortáveis e despojados, até propostas mais arrumadinhas e sensuais, nos inspirando nos visuais da própria Katie, mas também seguindo os exemplos de Bella Hadid, Kaia Gerber e Kendall Jenner. Caso queira adicionar uma pitada de nostalgia aos looks, basta assistir “As patricinhas de Beverly Hills”, “10 coisas que eu odeio em você”, “Friends” e procurar por fotos das irmãs Olsen ou de Drew Barrymore na época.

Cardigan: como usar

Mas, é claro que nós daríamos nossos palpites e sugestões para que você consiga montar produções incríveis, seja para ficar em casa ou para quando tudo isso passar. Confira quando usar cardigan dentro de cada estilo. E se você ainda não descobriu seu estilo, confira nossa matéria com exercícios superinteressantes de autoconhecimento para se encontrar de uma vez por todas!

1. Básica

Se você sempre gostou dos cardigans, mas era difícil encontrar um modelo interessante, agradeça às tendências de moda, pois as lojas já perceberam nosso desejo pela peça e criaram modelagens, tramas e superfícies super diferentes e atuais, o que não significa que aquele modelo que estava no fundo do armário não sirva mais, muito pelo contrário: aproveite-o como peça vintage e monte um visual 1990’s inspired.

Reprodução/ Pinterest

Para um look básico, recupere seu cardigan com bolso do fundo do armário e ao invés de usá-lo como sobreposição, use-o como peça única. Combine-o com uma calça jeans reta cropped ou em tamanho normal e finalize com um tênis casual como o All Star na cor de sua preferência. Caso for sair de casa, complemente o visual com uma bolsa básica de couro, um cinto clássico e não esqueça da máscara!

Truque simples de styling: coloque o cardigan por dentro da calça se o modelo que tiver for mais alongado, ou prefira por uma modelagem cropped, pois o bolso frontal pode fazer um volume indesejável quando colocado por dentro da roupa.

2. Esportiva

Para um visual com nuance esportiva, experimente usar o cardigan com capuz em uma lã mais grossa e tramas abertas, trazendo volume e textura ao visual, além do comprimento cropped para aquele mood descolado que as esportivas adoram. Mangas oversized também são capazes de deixar o look ainda mais estiloso.

Reprodução/ Pinterest

Combine o cardigan com uma calça cargo na cor de sua preferência e arremate o composé com um chunky sneaker: aquele modelo bem robusto e nada básico, que deixa qualquer look mais impactante.

Leia também: #emcasa: a moda home office.

3. Clássica

Mulheres clássicas apreciam visuais mais discretos, sóbrios e extremamente elegantes. Seguindo a linha tradicional do estilo, use o cardigan de modelagem, acabamentos e malha mais sofisticados e refinados que encontrar. Use-o com uma peça básica e mais justa por baixo, bem anos 1950/60 tipo twin set, e uma calça de alfaiataria para a parte de baixo.

Reprodução/ Pinterest

 Arremate o composé com acessórios como um relógio, brincos pequenos e uma corrente de ponto de luz. O scarpin é o calçado mais óbvio para finalizar o estilo, mas você também pode usar uma sapatilha clássica e obter um visual com inspiração vintage, porém em um mood muito mais elegante.

4. Moderna

Mesclando elegância com o toque dramático que a moderna adora, aposte em um look com uma calça reta acetinada em cor neutra e escura como preto ou azul marinho, ou em tonalidade mais vívida – mas lembre-se de equilibrar e coordenar com as cores da parte de cima.

Reprodução/ Pinterest

Use o cardigan feminino cropped bem decotado com uma sutil parte de um sutiã de renda ou veludo – ou ambos – aparecendo: o ideal é que o cardigan seja em cor clara e a lingerie escura, para proporcionar contraste.

O arremate moderno vem de outro cardigan alongado em cor quente como vermelho, amarelo ou laranja sobrepondo o visual de maneira nada óbvia. Nos pés, você pode usar um scarpin de bico fino para obter um look elegante, ou um tênis para deixar a produção zero monotonia.

Caso queira, também complemente o composé com acessórios, como colares maciços e estruturados, tipo choker de metal, cinto e um bom óculos de sol.

Leia também: As principais tendências do Outono/Inverno 2020.

5. Sexy

Após Katie Holmes, os cardigans ganharam conotação mais sensual, portanto, siga seu exemplo e use o cardigan preto feminino modelo cropped com um sutiã na mesma cor, deixando o ombro da peça levemente caído e deixando a lingerie sutilmente à mostra.

Reprodução/ Pinterest

Você pode usar o combo em visuais mais simples do dia a dia, com uma boa calça jeans e tênis ou mules, ou em looks mais elaborados, mesclando o cardigan com saia curta e usando uma sobreposição e calçados confortáveis para deixar a composição mais sutil.

Usar o cardigan com vestido de modelagem mais ampla e tecido fluido, com decote, fenda e babados em cor mais escura e profunda também é uma opção de look sexy para as adeptas ao estilo, só que com uma pontinha de delicadeza, exaltando uma feminilidade mais sutil.

6. Romântica

O cardigan foi feito para a romântica, assim como o blazer foi feito para a clássica! A peça por si só tem perfume retrô e em composições mais delicadas, com cores adocicadas e modelagens com detalhes cuidadosos, torna-se o complemento perfeito para visuais extremamente femininos.

Reprodução/ Pinterest

Para um look romântico, mas ao mesmo tempo moderno, invista no combo cardigan com saia. Você pode investir tanto no mood “Patricinhas de Beverly Hills”, com o twin set e uma minissaia com meia-calça mesclando acessórios contemporâneos, ou em uma proposta mais urbana, com o cardigan sendo a peça principal combinado à uma saia mídi acetinada (slip skirt). Para arrematar o composé, use brincos grandes de pérolas exuberantes e prenda o cabelo com um scrunchie com laço. Nos pés, uma sandália de bico e salto quadrado arrematam o composé que é feminino, mas que tem interessantes toques de modernidade.

Ah! Uma bolsa baguete é capaz de deixar a produção com toque fashionista, que tal experimentar?

7. Criativa

Para as criativas entrarem no mood vintage dos cardigans, acreditamos que não seja muito difícil, pois é bem provável que as adeptas ao estilo já tenham um modelo diferentão no closet esperando a oportunidade de incorporar looks incríveis e coloridos.

Reprodução/ Pinterest

Para isso, aqui vai nossa sugestão: caso ainda não tenha o cardigan colorido e estampado dos sonhos, invista em uma padronagem clássica, como o xadrez, por exemplo, mas em cor diferente, como o amarelo, verde, laranja ou rosa, sempre em tonalidades vívidas; outro detalhe importante é que a peça tenha bastante informação além do print: opte por modelagens over e por superfícies bem trabalhadas com um tricô bem volumoso.

Na parte de baixo, aposte em um vestido ou saia mídi – a escolha de peças mais largas é proposital para uma silhueta mais relaxada – também estampada, com cores ou desenhos que coordenem harmonicamente com o cardigan. Finalize com acessórios cool, como um óculos de sol e uma bolsa arrojada. Nos pés, um tamanco de salto arquitetônico ou quadrado arrematam o look no melhor do mood criativo.

Cardigan: onde comprar

Se você quer um cardigan para chamar de seu, encontre o modelo perfeito no buscador do Paraíso Feminino, que conta com as melhores e mais confiáveis lojas da internet. Compare preços e modelos para fazer sua melhor escolha. Caso já tenha a peça no closet, não esqueça de encontrar maneiras e truques de styling para ressignificá-la, afinal, a moda é cíclica, inteligente, criativa e inovadora, e muito desses adjetivos podem partir de nós mesmos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *