Dicas de look Tendências

Vestido de franja para todas as ocasiões: traga movimento do dia a dia à festa

O Paraíso Feminino te mostra como usar a tendência do vestido de franjas, e também que ele tem tudo para conquistar seu coração – e um espacinho no seu closet

Extrapolando as referências da estética western em voga durante o inverno atual e indo além das inspirações buscadas na década de 1920, o vestido de franja ensaia seu retorno há um bom tempo: as grandes marcas internacionais inserem os detalhes cheios de movimento em suas coleções desde meados de 2017.

Imagem inspiração de looks com o vestido de franja.
Reprodução/Pinterest

As franjas trazem bossa e movimento às peças, além de uma sensualidade sutil e subversiva, herdada das melindrosas na época em que o vestido de franja protagonizava os visuais dançantes, quando as mulheres buscavam uma aparência mais andrógina, achatando os seios e quadris, graças ao desejo da emancipação feminina. A pegada country também incorpora os detalhes sinestésicos e quebra um pouco o aspecto delicado, trazendo uma pegada mais rústica e equilibrando as nuances da tendência, porém com refreshes que trazem as franjas mais leves e coloridas, diferenciando a pegada invernal e trazendo o frescor que as altas temperaturas pedem.

Como usar

O retorno do vestido de franja só confirma o crescimento dos looks maximalistas e o início do declínio dos visuais street. Mesmo nos modelos mais simples, as franjas aparecem como detalhes na barra das peças, não deixando nenhuma produção que inclua o item passar despercebido, além do toque urbano de algumas marcas modernizarem a um nível super fashionista, independente do tamanho das franjas: curtos, médios ou longuíssimos. A escolha de cada modelo depende da intenção de cada look: apesar do protagonismo certeiro, algumas peças são mais discretas, e outras mais imponentes, exuberantes e luxuosas.

Imagem inspiração de looks com o vestido de franja.
Reprodução/Pinterest

A união de tendências como as franjas em tecidos acetinados, ou a técnica tie-dye também são opções que podem deixar o visual muito mais atual e fashion. Se você duvida do poder do vestido de franja tanto para o dia a dia quanto para ocasiões festivas, acompanhe nossas dicas!

Vestido de franja para festa

Elegante, sofisticado e super imponente, o vestido de franja para ocasiões festivas com vários fios de canutilhos são extremamente luxuosos e ótimas opções para casamentos e formaturas. Use modelos impactantes na cor vermelha, preta ou rosé. Até mesmo a noiva pode investir nos detalhes e sair do óbvio na hora de escolher o vestido, optando por modelos com decotes generosos e franjas que meçam do quadril para baixo, na cor branca ou off white, remetendo diretamente aos visuais das flapper girls da década de 1920.

Imagem inspiração de looks com o vestido de franja.
Reprodução/Pinterest

Os modelos de vestidos de renda e com franjas tipo tassel também são sofisticados o suficiente para marcarem presença em festas e ocasiões formais, além de serem ótimos companheiros de dança, proporcionando um movimento incrível!

Com tênis ou mules

Embora o vestido de franja não seja uma peça que passe despercebida, é totalmente possível adaptá-la ao dia a dia, para compromissos casuais, mudando a nuance das produções e utilizando acessórios que a tirem do óbvio. Para quebrar um pouco a imponência e presença marcante do item, substitua o salto alto pelo bom e velho tênis. Ele trará um toque mais despojado aos visuais e atualizará o look do cotidiano. Os modelos de tênis mais robustos e impactantes como os chunker sneakers fazem um par perfeito – e inusitado – com os vestidos. Para quem não é muito adepta ao tênis, vale apostar nas mules com bico fino, elas garantem elegância e conforto na medida certa.

As peças mais indicadas para a casualidade são os modelos de vestido de franja que incluem os detalhes apenas na barra, pois eles trazem estilo ao mesmo tempo que proporcionam o conforto e praticidade que os dias comuns pedem. Para dar um ar mais descolado, invista nas sobreposições de tricô, moletom, com blazer, ou nas jaquetas jeans e de couro por cima da peça única.

Com sandália

Muitas vezes aparecem ocasiões aleatórias em que precisamos marcar presença, mas que não se enquadram nem no formal, nem no despojado: a saída é apostar em um visual elegante, mas cheio de informação de moda, demonstrando que você domina quando o assunto é estilo. Nossa sugestão de look para eventos assim, são os modelos de vestido de franja combinados à sandálias dos mais diversos tipos: de tiras e salto finos, ou estilo mule, com salto quadrado e tiras mais grossas ao longo dos pés, em cores neutras ou impactantes – tudo depende do seu estilo, humor e, claro, da ocasião.

Imagem inspiração de looks com o vestido de franja.
Reprodução/Pinterest

Os wrap dress, ou vestido envelope, são super elegantes, e quando contam com franjas na barra, sejam elas da própria peça ou das mangas, trazem um movimento de muito bom gosto e acrescentam bossa ao visual. Os calçados mais coloridos ou pretos trazem modernidade e um ar mais autêntico, já os neutros e em modelos mais clássicos ampliam a elegância já proposta.

Com botas

Esqueça um pouco a nuance cowgirl proposta pelas franjas nesta estação: pense em um visual girlie com um míni vestido de franja rosa com uma bota branca de cano médio e salto fino, ou, um despojado mais glamouroso e fashion, com o dress com detalhes apenas na barra, sobreposto por uma blusa de tricô oversized e finalizado com uma poderosa bota branca de cano alto e salto quadrado.

Imagem inspiração de looks com o vestido de franja.
Reprodução/Pinterest

Um visual mais fashionista e autêntico pode ser conquistado com o vestido com franjas longas apenas na barra, um trench coat poderosíssimo e um cinto grosso sobreposto para marcar a cintura. Finalize com uma bota de cano alto e prefira por cores neutras como preto e branco, ou preto e cinza, para equilibrar com a imponência das peças.

Onde encontrar

O vestido de franja ressurge como uma opção não somente para as festas e ocasiões que exigem uma elegância pronunciada, mas também para o dia a dia, com peças autênticas que ajudam a quem curte um estilo mais fashion e criativo incorporar a peça até mesmo nos compromissos cotidianos, precisando de poucos acessórios para complementar o visual.

Encontre o item da vez no buscador do Paraíso Feminino! São diversas opções, desde as mais glamourosas até as mais discretas para o dia a dia, confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *