Dicas de look

Vestido floral: versátil, feminino e democrático

A primavera chegou e as flores estampam não somente a natureza, mas também nossos looks

Reprodução/Pinterest

“Flores? Para a primavera? Que original”. Ok, Miranda Priestly, o vestido floral pode ser algo óbvio para usar durante os dias da nova estação, mas lançando mão de stylings diferenciados, apostando em modelagens, estampas e acessórios que fazem parte da essência de cada mulher, é possível sim, deixar até a Miranda admirada com as produções! O truque que sempre faz toda a diferença em qualquer produção é inserir sua essência em todos os detalhes do look.

O vestido floral exala feminilidade por conta da delicadeza das flores, porém, pode transmitir diversos tipos de mensagens, não somente a de romantismo. Aliás, uma das estratégias para tirar a peça do óbvio é investir em combinações inusitadas, seja em roupas mais austeras, acessórios modernos ou em mix de estampas e cores, sugerindo uma vibe mais criativa. 

Leia também: Tendências para Primavera/Verão 2022.

COMO USAR VESTIDO FLORAL

Reprodução/Pinterest

Combine com:

O vestido floral já se provou extremamente versátil, uma vez que ele transita entre ocasiões, estilos e principalmente estações: os mais fluidos e claros são perfeitos para o verão e primavera, enquanto os de fundo escuro trazem um toque dramático e combinam com as cartelas fechadas de inverno. Para saber como usar a peça da vez nos dias quentes, confira algumas inspirações adaptadas aos sete estilos universais para apostar sem erro no atemporal flower dress:

ESPORTIVA

O estilo esportivo preza pelo conforto e praticidade, roupas justas demais, tecidos não maleáveis ou acessórios que incomodem estão fora de cogitação. Pensando nisso, os modelos do vestido floral ideal para o estilo são aqueles com modelagens soltinhas, calçados confortáveis e tecidos naturais, com sobreposições casuais e despojadas.

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Vestido floral curto soltinho

O comprimento curto promete ser uma das fortes tendências da temporada de primavera/verão 2022. O corte traz feminilidade, um toque casual e um aroma cool e moderno aos visuais, e tais características são potencializadas quando o caimento do vestido é soltinho, como uma camisa oversized ou até mesmo uma t-shirt alongada sem nenhum recorte ou marcações na cintura. Quanto à estampa, prefira as mais discretas, de baixo contraste e com predominância de cores escuras.

Vestido floral com jaqueta jeans

Mesmo nos dias mais quentes da primavera, vale a pena carregar uma sobreposição que não seja muito quente, para caso bata aquele ventinho gelado em algum momento do dia ou da noite. A jaqueta jeans cropped ou oversized além de proteger do frio, ainda soma na composição e traz muito mais estilo e personalidade ao look floral.

Combine com:

Vestido floral com tênis

E para finalizar o look, aposte no vestido floral com tênis branco. Pode ser algo mais robusto e com DNA esportivo como os dad shoes, ou mais casual como o All Star de cano alto ou baixo, solado normal ou plataforma.

ELEGANTE

O estilo elegante tem uma base clássica e mais austera, porém, adora incrementar itens modernos, trazendo pontos de destaque com acessórios, cores ou peças de maneira pontual, inserindo frescor às produções. Quanto ao vestido floral, é interessante investir na peça em tecidos sofisticados, em uma cartela de cores escuras e modelagens com cortes mais retos, mas sempre com detalhes atuais e diferentes.

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Vestido floral decote V

Nada mais elegante e atemporal que um decote em V! Ele alonga a silhueta e favorece qualquer tipo de corpo. Opte pelo vestido floral com manga, saia com caimento reto e não tão fluido e botões frontais. O comprimento midi é o ideal, pois conversa com a sofisticação e a atemporalidade do estilo elegante.

Combine com:

Vestido floral escuro

Traga a modernidade que o estilo pede por meio de uma estampa com flores maiores e imponentes, em uma cartela de cores escura, porém fuja do preto! Inove com tons de verde, azul e rosa.

TRADICIONAL

Conservador, o estilo tradicional não costuma aderir a tendências ou a modelagens, cores e estampas que sejam mais fluidas, alegres e que aproximem. Ele tem um DNA austero e transmite muita segurança e confiabilidade. Sendo assim, como inserir o vestido floral aos visuais tradicionais?

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Vestido floral manga longa

Para começar, mantenha as modelagens de sempre: retas, de caimento rígido e com mangas. O vestido floral midi é o comprimento ideal. Invista em uma padronagem monocromática discreta com fundo preto ou azul marinho e flores em um tom parecido, que não cause nem médio, nem alto contraste.

Combine com:

ROMÂNTICA

O vestido floral é característico do estilo romântico, principalmente quando encontra tecidos fluidos, padronagens delicadas e modelagens que marcam a cintura e exalam feminilidade. Para que os visuais não fiquem óbvios demais, é interessante inserir nuances de outros estilos e fazer composições inusitadas.

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Vestido floral chiffon

O chiffon é um tecido extremamente fluido e fino, muito usado para a moda festa, pois pede por forro, mas também pode ser muito bem explorado na casualidade. Pela trama já ser delicada, é interessante apostar em florais escuros e com um toque dramático, além de investir em combinações com calçados mais robustos e imponentes, mas sempre respeitando a essência romântica do estilo.

Vestido floral evasê

A modelagem evasê é levemente rodada e dá destaque à cintura, valorizando a silhueta e a deixando bem feminina. Para potencializar o efeito, escolha um modelo com mangas bufantes, franzidos abaixo dos seios e um floral alegre e colorido, com tonalidades claras e médias. O comprimento midi traz mais elegância, enquanto o curto insere frescor ao composé.

Combine com:

Vestido floral de tule

Outra opção interessante, tanto para o dia a dia quanto para ocasiões especiais, é o vestido floral de tule. Mais uma vez, é interessante apostar em padronagens pequenas, porém com fundo escuro, trazendo mais personalidade ao look. Combine o item com brincos de pérolas grandes e uma sandália de salto quadrado em cores modernas como o verde menta ou o lilás.

Leia também: Moda praia 2022: as maiores tendências da temporada.

SEXY

O estilo sexy exala atitude, e encontra nas roupas uma maneira de se afirmar perante o mundo. O vestido floral pode ser um item nada óbvio para deixar os visuais com um toque mais delicado de feminilidade, diferente de outras padronagens mais imponentes, como é o caso do animal print.

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Vestido floral de alcinha

Um ótimo modelo para apostar no dia a dia, já que as alças finas deixam os ombros à mostra e pode ser uma maneira sutil e elegante de sensualidade. As alças se encaixam bem no contexto de um vestido tipo slip dress, em tecido acetinado e com acabamentos em renda. O comprimento curto deixa o visual mais jovial, enquanto o midi traz elegância. Por ser um estilo cheio de atitude, as cores escuras são os tons que mais representam tal característica.

Combine com:

Vestido floral com fenda

Seja no slip dress ou em qualquer outro modelo com caimento mais reto, uma fenda é extremamente bem vinda para deixar os looks mais sensuais. Você pode usar um vestido floral com manga longa, decote mais fechado e comprimento midi, mas uma fenda profunda e estratégica pode elevar o patamar do look ao nível sexy. Os florais com tons de vermelho colaboram para uma imagem cheia de atitude e temperatura caliente.

Os modelos de vestido floral plus size que contam com fenda são ótimos para quem procura alongar visualmente a silhueta ou simplesmente deixar as pernas de fora ao usar comprimentos longos ou midi.

CRIATIVA

Os visuais do estilo criativo são extremamente expressivos e irreverentes. O vestido floral oferece muitas possibilidades para a criação de looks coloridos, com aroma feminino, romântico e alegre, investindo principalmente no mix de estampas.

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Vestido floral envelope

Ao mesmo tempo em que a modelagem envelope é elegante, em tecidos leves ela consegue trazer fluidez, um adjetivo característico do estilo criativo. Invista em modelos com bastante movimento, com camadas de babados e franzidos, além de optar pelos vestidos em tecidos translúcidos, para que as produções fiquem ainda mais interessantes. Os florais com cores fortes, sólidas e contrastantes entre si são as preferidas.

A modelagem adaptável do vestido envelope também pode ser uma ótima opção para as mulheres que estão à procura de um vestido floral para gestante que seja confortável e que possa ser usado mesmo depois da gestação.

Combine com:

Vestido floral ombro a ombro

A modelagem ombro a ombro é bastante feminina, e oferece muitas possibilidades de mangas, das mais básicas e justinhas aos braços, às amplas e com aroma romântico. Assim como no caso do modelo envelope, também é interessante investir em florais alegres e vistosos. Combine a peça com acessórios também estampados, como listras, xadrezes de verão como o vichy, ou poás nos brincos, no cinto ou até mesmo em uma sandália meia pata cheia de estilo.

DRAMÁTICA

O estilo dramático é extremamente urbano e tem em suas raízes uma base clássica e elegante, porém, adora incrementar elementos que deixem tudo mais interessante e moderno, fugindo de qualquer estereótipo. O vestido floral ideal para este estilo é o com fundo preto ou em outras cores escuras, com florais diferentes e menos delicados e em tonalidades profundas. Modelagens com caimento reto e assimetrias são as ideais, além de tecidos estruturados que contenham recortes que mesclem transparências estratégicas ou acabamentos em renda ou em tule.

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Vestido floral com jaqueta de couro

Outra maneira de tirar a obviedade do romantismo do vestido floral é, além de combiná-lo com uma bota ou calçado mais robusto, combiná-lo com uma sobreposição imponente e com aroma jovial e rebelde, como a jaqueta de couro. Já que estamos falando de dias mais quentes, a combinação pode ser útil nas saídas noturnas, caso aquele eventual ventinho frio resolva dar as caras.

Combine com:

Vestido floral com bota

Uma das combinações preferidas do estilo dramático é combinar peças que sugerem mais delicadeza e romantismo – dentro de seus parâmetros – com calçados mais robustos, e o vestido floral com coturno é a dupla ideal, mesmo nos dias mais quentes. O combo é a combinação perfeita para ocasiões como shows e festivais de música, pois além de muito estiloso, é extremamente confortável.

VESTIDO FLORAL PARA FESTAS

Os modelos de vestidos lisos são um dos mais procurados quando o assunto é moda festa, porém, quando falamos em estampas, o romantismo do floral é uma das primeiras opções, seja das mulheres que já têm um estilo mais feminino, ou até mesmo das criativas, modernas e até mesmo elegantes.

Reprodução/Pinterest

Combine com:

Vestido floral para casamento

Na hora de optar por um vestido floral para casamento, se você deseja uma proposta mais elegante, prefira modelagens minimalistas e com detalhes clássicos, como comprimento longo, fenda, cintura marcada, alças médias e decote em V. Caso queira algo mais ousado, o modelo sereia delineia o corpo e propõe uma essência sensual. As estampas com baixo ou médio contraste, com flores grandes, mas ao mesmo tempo com traços delicados são mais sofisticadas para a ocasião.

Vestido floral tubinho

Se você não gosta de modelos fluidos com tecidos esvoaçantes, pode apostar na modelagem tubinho – caso seja a convidada do casamento. Opte pelo comprimento midi, pois ele é mais elegante, e faça combinações com um toque glam, já que o modelo é mais simplista, por mais sofisticado que o floral seja. Uma sandália meia pata, brincos grandes e modernos com cabelos presos de maneira alinhada é uma maneira de trazer mais interessância à composição.

Combine com:

VESTIDO FLORAL PARA MADRINHA

As madrinhas precisam respeitar o dress code proposto pela noiva, mas caso a escolha seja livre, você pode investir no vestido floral bordado: ao invés de optar pelos tecidos que já são estampados, as flores podem aparecer de maneira mais delicada em bordados com linha, com pedrarias ou em 3D, no caso das mais ousadas que queiram trazer ao look uma proposta mais fashionista e criativa.

ONDE COMPRAR VESTIDO FLORAL

Se você quer saber onde comprar vestido longo floral para casamento, para o dia a dia, trabalho ou qualquer que seja a ocasião, confira as – milhares – de opções disponíveis no buscador da Paraíso Feminino e encontre o modelo que mais combina com seu estilo. Siga nossas dicas e arrase!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *