E se você ainda não está 100% convencida de que precisa de uma jardineira no seu armário, acalme-se que até o fim desse post você vai desejar loucamente um exemplar no seu closet. Nossa equipe de moda preparou um dossiê completo que vai te contar desde o que é a peça, até sua história, e como usá-la em suas produção. Confira!
A jardineira é uma peça única, que inicialmente surgiu como proteção para trabalhadores operários, lá ainda em 1750, quando ainda era feito de linho e algodão, garantindo resistência e durabilidade nas peças. Já na Primeira Guerra Mundial o item chegou no armário feminino, quando as mulheres se viram obrigadas a adentrar as fábricas para substituir seus maridos que haviam ido lutar na guerra.
Somente nos anos 70 a jardineira shorts estourou como um boom nos looks das mulheres, com a vibe natural em alta o jeans era muito comum tanto em calças como jaquetas e saias. A jardineira aparecia na época em modelos com shorts jeans e com saia jeans, e eram combinadas com ciganinhas e botas de salto plataforma.
Logo depois no anos 90 o comprimento aumentou e a peça passou a ser item de estilo não só com shorts e saia como com calça comprida como a jardineira estilo macacão. E desde então conquistou lugar cativo no closet das mulheres ligadas à moda e tendências, e nessa temporada promete vir com força em look com aroma retrô.
E se você ainda tem dúvida sobre a diferença entre a jardineira e o macacão, nós esclarecemos agora mesmo! Ambas são peças únicas que podem ser usadas com sobreposições incríveis com cropped, camiseta e moletom.
A diferença é que a jardineira é tradicionalmente feita em jeans, mas pode aparecer em linho ou até veludo cotelê. É formada por uma parte de cima com suspensórios, um quadrado na região do tórax ligada diretamente à parte de baixo da peça, que pode ser composta por calça, shorts ou saia.
Ufa! Já deu pra ficar por dentro do que é a peça, dos seus possíveis modelos e sua história, não é? Agora veja só abaixo as dicas de como incluir a jardineira em seus outfits.
Como você já viu até aqui, a jardineira é item versátil e descolado para as suas produções de passeio no fim de semana, ou para enfrentar a rotina com praticidade e estilo. Mas para cada ocasião é preciso uma produção com os outros itens que você já tem no seu armário, e nossa missão é te dar dicas para fazer as combinações certas.
Confira abaixo todo o nosso guia para acertar na escolha do look do dia:
A jardineira pode ser usada por qualquer mulher que goste de estar estilosa tanto no dia a dia quanto nos fins de semana, e que prezam muito pelo conforto e pela praticidade de uma terceira peça com essa.
As mulheres mais jovens e descoladas podem apostar em modelos de lavagem clara, bem no mood anos 90, tanto de comprimentos longos como os mais curtos, que são a cara dos dias quentes de verão. Opções como a jardineira boyfriend, com muitos bolsos é útil e cool na medida certa para o seu visual. Lembrando que para as baixinhas, a recomendação é mesmo a jardineira shorts, de comprimento curtinho para alongar a silhueta.
Já as mulheres maduras devem escolher exemplares mais sóbrios, com tons e lavagens escuras e cortes retos e formais. Opções em linho, brim, em tons de bege, preto, azul marinho ou branco podem conferir um look funcional e despojado com toques de maior elegância. Vale a pena investir nas jardineiras com calça ou com saia na altura do joelho.
Como já foram mencionadas algumas vezes nesse texto, a jardineira é item versátil e possibilita inúmeras produções diferentes. A questão é: posso realmente usar a jardineira em qualquer ocasião? Ela é um item casual, então a primeira dica é: evite usá-la em eventos sofisticados, que peçam roupas mais glamourosas.
Mas por exemplo, o ambiente de trabalho pode sim receber esse hit pelos corredores do escritório. Vale lembrar que caso o lugar onde você trabalha exija um dress code específico, o ideal é não incluir peças despojadas como a jardineira no office look.
Caso você possa levar o item, opte por um modelo em linho ou brim, que se torna mais formal, e quanto às cores, escolha o tradicional preto, azul marinho ou bege. Arremate o outfit com um scarpin de bico fino e salto alto, ou até mesmo com uma poderosa anabela em couro preta, para o verão.
E claro que a peça também pode ser usada tanto no dia a dia, quanto nos fins de semana. Para enfrentar a rotina, a jardineira é peça prática e comfy, ideal para lidar com a correria sem incômodo e com muito estilo. Arremate com tênis branco, o Adidas Superstar, o All Star Converse ou com um coturno preto para carregar mais de estilo a jardineira.
O segredo é apostar na peça única combinada com outros itens atuais e modernos, principalmente se você faz parte do estilo fashionista. Já para quem quer um visual menos fashion e mais elegante e sóbrio, há também diversas combinações.
As camisetas, por exemplo, com estampas divertidas, logos ou frases emblemáticas, em cores vibrantes como amarelo, vermelho, pink, verde neon garantem um ponto de luz na produção, e junto ao jeans criam um mood muito descolado e jovial. Nos pés, o tênis chunky é o calçado ideal para finalizar esses looks urbanos.
Já para um visual mais sério, camisas sob a jardineira de sarja, cotelê, brim ou linho garantem sofisticação na medida certa e maturidade ao composé. Finalize o look com calçados que transmitam esse mood formal, como o scarpin, de bico fino ou redondo, com sandália nudist ou com anabelas repletas de aplicações, amarração, espadrille e mais.
Terceiras peças como blazer, cardigan, jaqueta jeans, ou jaqueta de couro são terceiras peças que turbinam e dão tom ao visual sem esforço. Escolha qual composé é perfeito para o seu estilo, e se jogue na peça desejo.
Aqui no Paraíso Feminina estamos em busca de sempre tornar a sua busca mais ágil e prática, com calma e muita economia. Nosso buscador reúne as maiores lojas online que contam com marcas renomadas aqui e no mundo a fora.
Faça já uma busca e encontra modelos incríveis de jardineira, e prepare-se para arrasar por onde você for com suas produções arrasadoras.