Tem muita gente que não abre mão de incluir os óculos escuros em sua produção, e modelos não faltam deste acessório, com formatos e cores diferentes. Em muitas situações as pessoas nem se preocupam tanto em proteger os olhos dos raios ultravioletas, mas de ficar com um visual descontraído, ou chique e cheio de personalidade, dependendo da ocasião.
E esse é o grande tcham de usar os óculos escuros! Além de ser um acessório que dá um up na nossa aparência, ajuda a prevenir agressões às nossas vistas, e aquelas temerosas ruguinhas ao redor dos olhos também. Não é por menos que é chamado de
óculos de sol.
Por isso, na hora de escolher os seus óculos, dê preferência para aqueles que têm proteção UV, e pense que vale a pena comprar os originais. A procedência da lente dos seus óculos é fundamental, pois pior que não proteger, é agravar os danos causados pelos raios nocivos do sol – e dependendo da qualidade da lente, isso pode acontecer!
Mas este é só um dos pontos da arte de escolher óculos escuros. Há outros detalhes importantíssimos para fazer a escolha do modelo ideal! Daquele que vai complementar o seu look, com equilíbrio, de acordo com as suas características, como o formato do rosto, desenho das sobrancelhas e até o formato do nariz.
Uma primeira dica para não errar é ter tempo e paciência na hora de escolher. É importante provar vários modelos, para fazer comparações e sentir com qual deles se identifica mais. Outra dica é ter a noção da divisão do seu rosto em três partes: a região da testa, o espaço que os óculos ocupam, e dali até o queixo. A ideia é que sejam três partes proporcionais, sem exagero em nenhuma delas, para que sua aparência fique harmônica. Assim fica mais fácil conferir o equilíbrio do visual só de olhar. Se ficou grande, pequeno ou na medida!
Além disso, precisamos identificar qual é o formato do nosso rosto. Por exemplo, quem tem o rosto oval tem mais facilidade para encontrar os óculos que combinam. Esse é o caso de um formato mais alto que largo, com uma forma mais equilibrada. Essa pessoa pode ficar mais à vontade na hora de escolher o tipo da armação, mas a recomendação é dar preferência para os redondos ou ovais.
O rosto redondo é aquele que tem a largura e a altura parecidas, com o queixo e a testa mais marcantes. Aqui, o melhor é optar por óculos com formato quadrado ou retangular, preferencialmente com as hastes mais largas.
Também tem o tipo de rosto triangular, que é mais comprido e com o queixo fino. Para esse formato, o mais indicado são as armações estreitas, sem contorno ou moldura na parte inferior.
E além destas, tem a variação do rosto quadrado, com a testa, maças do rosto e maxilar com as mesmas proporções. Se você está dentro deste biótipo, é o caso para preferir óculos arredondados, mas com as lentes retas na parte inferior. Um bom exemplo para este caso são os óculos do famoso modelo gatinho, que é puxado nas laterais, ou ainda o tradicional estilo
óculos aviador.
O ponto básico é nunca escolher um modelo que tenha o mesmo formato do seu rosto. Os óculos vão complementar seu tipo facial, e não acompanhá-lo.
O melhor é que praticamente todas as marcas oferecem os mais variados modelos, sejam as nacionais, como
Chilli Beans e a Forum, ou as amadas pelas mulheres, como
Ray Ban, Prada, Diesel, Guess, Calvin Kelin, Chanel, Dior, Dolce Gabbana,
Michael Kors entre centenas de outras, que vão desde o seu gosto até o seu bolso, pois há modelos extremamente refinados e caríssimos.
E então se divirta na hora de escolher os seus óculos escuros, lembrando também que linhas retas tornam sua expressão mais séria, enquanto as arredondadas transmitem mais leveza.
Seja lá qual for o seu perfil, super estilosa ou mais clássica, agora vai ficar mais fácil para escolher os seus óculos escuros!