Protetor Solar
Vale salientar que o protetor solar não deve ser utilizado apenas nos dias de sol, e sim, todos os dias, até mesmo nos cinzentos e nublados, assim como, no inverno. Dermatologistas especializados na área, afirmam que a eficácia do protetor consiste na dosagem correta que deve ser aplicada sobre o corpo, tudo isso, é claro, levando-se em consideração a cor e o tipo de pele.
Para entender a necessidade de utilizar o protetor solar durante o ano todo, precisamos nos cercar de informação correta, por exemplo, há certo desconhecimento sobre os raios ultravioletas. Enquanto o UVB é mais predominante no verão do que na estação do frio, o UVA incide o ano inteiro e também ao longo de todo o dia. “Antes das 10 e depois das 17 horas, o horário em que teoricamente seria permitido tomar sol livremente, o UVA continua sendo emitido e, como não queima, durante muito tempo achou-se que ele era inofensivo”, explica o dermatologista Sérgio Schalka, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
É é justamente por passar despercebido, que o UVA tem potencial para causar mais estragos à pele. “Como os filtros solares antigos protegiam dos raios UVB, o indivíduo podia ficar mais tempo ao ar livre sem risco de vermelhidão. Enquanto isso, o UVA atingia a derme”, explica o dermatologista Marcus Maia. No inverno, essa ameaça ainda ganha outro componente. “Muitas famílias viajam para o campo e buscam o sol para se aquecer. Mas em locais com altitude elevada o índice ultravioleta sobe”, alerta Maia. Com o caminho livre para essa radiação, os problemas começam a aparecer.
Para garantir que a radiação ultravioleta não cause mais problemas, o primeiro conselho é você conhecer bem seu tipo de pele. Além do tom, é importante consultar um dermatologista para entender os fatores de risco, que vão de cor dos olhos a histórico familiar. No dia a dia, o protetor solar não deve ser esquecido. Daí a necessidade de passá-lo ao menos uma vez pela manhã.
Tipos de pele e dicas de proteção com o protetor solar para cada um
1 e 2: Peles muito brancas e peles brancas
Para esses tipos de peles, que jamais se bronzeiam e queimam-se com extrema facilidade, é recomendado o fator de proteção 60, visto que, tais protetores são capazes de bloquear 98,5% dos raios ultravioletas;
3 e 4: Peles ligeiramente morenas e peles morenas.
Já essas peles, contam com uma pequena proteção natural. Apesar de queimarem-se com facilidade, podem ficar bronzeadas e, por isso, são protegidas com o fator de proteção 30 que filtra 96% dos raios ultravioletas;
5 e 6: Peles muito morenas e peles negras.
Essas peles, que ficam bronzeadas com facilidade e raramente se queimam, indica-se o fator de proteção 15, que filtra 87% dos raios ultravioletas, esse já é o suficiente para protegê-las.
A forma correta de aplicar protetor solar
As recomendações de aplicação correta para o protetor solar é:
-
espalhe no corpo e no rosto, sem esquecer orelhas, pés e pescoço, no mínimo 30ml do produto;
-
use sempre a palma das mãos para aplicar o creme ou o gel;
-
passe nova camada após contato com a água;
-
usar o boné que já funciona como fator de proteção 7 para o rosto e 5 para o pescoço.
Onde comprar
No Paraíso Feminino você encontra tudo sobre produtos para a pele das mulheres, marcas renomadas como Episol, L’oreal, La Roche, Neutrogena, Bio Extratus, entre tantas outras, com preços variados, promoções e descontos no nosso outlet, venha já procurar seu protetor solar ideal no nosso buscador e proteja sua pele e a da sua família agora mesmo!