Ótimos para reduzir o efeito de cabelo arrepiado, o shampoo anti frizz é um dos itens mais procurados nas lojas de cosméticos. Também, não há nada que irrite mais as mulheres, quando elas acabam de pentear os cabelos e aqueles fios teimosos, que parecem ter personalidade, insistem em ficar em pé. Para ajudar nessas horas de aflição, o mercado de beleza buscou inúmeras maneiras de solucionar o problema e chegaram ao famoso shampoo anti frizz.
Do inglês, frizz significa fios arrepiados, é uma palavrinha que toda mulher conhece seja ela de cabelo liso, ondulado ou crespo. Porém, a pergunta que não quer calar é: O que será que provoca esse efeito que mais parece que tomamos um choque? A eletricidade estática, minha cara!
Sem perceber, todos os dias, percorre eletricidade em nosso corpo e no cabelo não é diferente. Quando penteamos, os fios ficam carregados de carga negativa, a famosa eletricidade estática, que causa os fios arrepiados.
E para piorar ainda mais a situação, o clima brasileiro é ótimo para produzir o efeito arrepiado, o calor do verão com o alto índice de umidade, o frio do inverno que é mais seco, porém com bastante vento, tudo isso colabora para aumentar a eletricidade estática.
Bom, como não podemos tirar a eletricidade do nosso corpo, surgem para nos salvar os agentes capilares como o shampoo anti frizz, que nada mais é do que um produto com ativos que reduzem o volume por eliminação da carga eletrostática, tais como polímeros catiônicos, quaternizados de proteína.
Outro fator importante é a umidade, tanto a falta dela como o excesso, deixam os cabelos para o alto. As mulheres com cabelos ressecados tendem a sofrer mais com esse problema, sem hidratação as cutículas abertas absorvem a umidade do ar, deixando os fios arrepiados. O shampoo anti frizz é perfeito para esse tratamento, já que com seu uso diário faz com que o produto penetre nas escamas capilares e deixando os fios hidratados.
Atualmente, o mercado oferece inúmeras marcas, basta escolhe a que mais indicada para o seu tipo de cabelo. Mas não se esqueça que manter os cabelos hidratados é a melhor forma de evitar o arrepio, logo, além do
shampoo vale à pena investir em hidratantes também, como
condicionadores, cremes para pentear e leave in!Neste quesito vale a pena tentar o famoso
óleo de Argan da Moroccanoil. Além disso, procure o produto mais indicado para o seu tipo de cabelo, afinal ressecados, oleosos, lisos, quimicamente tratados, cacheados e etc. podem apresentar este probleminha incômodo.
Se você é o tipo de mulher que não dispensa a chapinha ou o secador para deixar os cabelos lisos, então, a dica é não deixar de usar os defrizantes e protetores térmicos, eles evitam os fios arrepiados. Caso o seu cabelo seja cacheado, um
ativador de cachos ajuda e muito!
Além de todas as dicas, há algumas coisinhas durante a rotina de cuidar dos cabelos que fazem toda a diferença, como por exemplo, não sair de casa com o cabelo úmido. A melhor opção é secar com a toalha delicadamente, pois esfregá-la deixa o cabelo mais frágil para ter o efeito indesejado por conta do atrito, o mesmo acontece com o uso excessivo de rabo de cavalo. E uma ótima dica, preste atenção até na escova que você usa, pois o modelo errado também pode aumentar o atrito na hora pentear as madeixas.
Depois dessas dicas, é hora de escolher o produto que se adapte ao seu tipo de cabelo e dizer adeus aos os fios arrepiados.